Ir ao conteúdo

Nokia 1508i no Ubuntu

GutierrezPS

Posts recomendados

Postado

Acabei de instalar o Ubuntu 9.04 no meu computador, e gostaria de usar a Internet Giro.

Já pesquisei em vários fóruns, várias soluções, e nenhuma delas resolveu o meu problema. Num deles (e o mais indicado) o aparelho, após conectado via USB, deveria ser reconhecido como /dev/ttyACM0, o que não acontece.

Segundo outros tópicos, deveria ser reconhecido como /dev/ttyUSB0 ou /dev/ttyUSB1, o que não acontece também.

Alguma ideia de como o celular pode ter sido reconhecido no Ubuntu?

Postado

Dei um lsusb e aparece o seguinte:

Bus 001 Device 005: ID 0421:018f Nokia Mobile Phones.

Mas eu quero o arquivo que remeta ao modem, para que possa configurar o Gnome PPP.

De acordo com alguns tutoriais, é pra executar:

modprobe usbserial vendor=0x00421 product=0x018f

Só que aparece "FATAL: Module usbserial not found"

Para habilitar isso, teria que editar o arquivo /boot/grub/menu.lst, localizar a entrada referente ao Ubuntu e, abaixo da linha que contém "kernel /boot/vmlinuz...", colocar "usbserial.vendor=0x0421 usbserial.product=0x018f", e apareceria o arquivo /dev/ttyUSB0 ou /dev/ttyUSB1. Pois é. Apareceria. O que não aconteceu.

Já perdi a conta de quantos tutoriais eu já vi pra configurar esta porcaria. Estou aguardando a única esperança, que é o Smart Connect 3G Beta 1. Só que o link disponibilizado no site dele (http://smartconnect3g.wordpress.com) está corrompido.

Alguém aí tem o Smart Connect 3G BETA 1?

Postado

O module usbserial não funciona no Ubuntu 9.04. Atualizei para o 9.10, e funcionou. Consegui conectar, mas não diretamente.

Pra conectar no Ubuntu, tem que conectar primeiro no Windows, aí reiniciar o computador e conectar no Ubuntu.

Como é que manda as strings de inicialização via USB no Linux? Por exemplo, mandar para o dispositivo /dev/ttyUSB0 a string ATDT#777?

Alguém aí sabe?

Postado
Sério ? Só logando no windows ? Estranho isso....

Use o comando echo:

#echo -e "ATDT#777" > /dev/ttyUSB0

Também acho. É como se o Windows "abrisse" a porta do modem, enviando as strings.

Já enviei esse comando. Aparece o gráfico, mas nada de conexão. E pra sair do modo "Transferência de dados" do celular, só pelo Windows também, pois o botâo Desligar do celular não funciona, mesmo tirando o cabo USB.

Aliás, enviei esse comando assim: #echo ATDT#777 >> /dev/ttyUSB0. Será isso?

Postado

Pois é. Já mandei vários emails para o desenvolvedor, para outras pessoas também, mas ninguém respondeu até agora.

Já deixei de usar o Linux, mas estava pensando... Com o VirtualBox, eu poderia instalar uma máquina virtual com o WindowsXP, daí usando o recurso de compartilhamento de dispositivos USB, eu poderia conectar o modem à internet pela máquina virtual. Será que funciona?

Já seria um avanço.

• Membro VIP
Postado

Não iria funcionar, já que o linux precisa conhecer o dispositivo que está acessando.

Esse é o problema, muitos fabricantes não disponibilizam material para tentar compatibilizar com o linux. É de sentar e chorar.....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...