Ir ao conteúdo

Dúvida sobre fans na minha placa mãe

agb15

Posts recomendados

Postado

olá galera...estou pensando em comprar uns coolers pra meu pc...eram uns 4 coolers. 2 de 12 e 2 de 8, pois são os que cabem no meu gabinete(e num cabem...mas vou fazer uns furinhos e encaixa-los. hehe)

mas na minha placa mãe, a intel Dp55wb, e só vi 2 lugares pra colocar fans. e não estou achando bons fans com conector só na fonte. me ajudem ae galera, o q eu faço?

Postado

Fala, Agb!

O ideal seria você conseguir colocar os 4 fans de 120mm. Os de 80mm geralmente têm baixo CFM.

Dois fans você liga na placa mãe. Os demais, você liga diretamente na fonte, utilizando um adaptador (segue foto do adaptador). Assim, você consegue ligar qualquer conector de três pinos direto na fonte (molex).

Ontem comprei três fans de 120mm da Empire, modelo CFAN-12LT, em uma loja física aqui de São Paulo. Paguei R$ 20,00 cada. Achei bem silencioso, apesar do bom CFM (65,51).

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:131

Abraço!

post-582305-13884954406559_thumb.jpg

Postado

Para saber se uma fan é boa ou não, ou qual é melhor, você deve ver quanto tem de CFM e de ruído (dB). Quanto maior o CFM, mais ar ele mandará para o seu pc e quanto maior o dB, mais ruído ele faz. Então, você deve procurar fans com alto CFM e baixo dB.

Procure por fans de no mínimo 60/65 CFM e que emitam, no máximo, 25 dB.

De início, você pode até pensar que não se importa muito com o barulho do pc, mas com o tempo você se arrependerá de ter comprado um fan barulhento.

Esse fan da Evercool que você indicou, tem um ótimo CFM (79,2), mas faz muito barulho (34 dB). O que eu lhe indiquei tem um CFM menor (65,51), porém, ruído muito inferior (24 dB). Eu, particularmente, prefiro um fan mais silencioso, apesar de CFM mais baixo. É questão de gosto.

Um CFM de 65,51 já produz um bom fluxo de ar.

Esse adaptador você encontra fácil em lojas de informática.

Abraço!

Postado
Fala, Agb!

O ideal seria você conseguir colocar os 4 fans de 120mm. Os de 80mm geralmente têm baixo CFM.

Dois fans você liga na placa mãe. Os demais, você liga diretamente na fonte, utilizando um adaptador (segue foto do adaptador). Assim, você consegue ligar qualquer conector de três pinos direto na fonte (molex).

Ontem comprei três fans de 120mm da Empire, modelo CFAN-12LT, em uma loja física aqui de São Paulo. Paguei R$ 20,00 cada. Achei bem silencioso, apesar do bom CFM (65,51).

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:131

Abraço!

Eu estava bem de olho em um desses, já colocou no seu PC para saber se são realmente bons? Não peguei porque tava sem grana, e não dava pra arriscar pegar um desses, ser fraco e trocar seis por meia dúzia, os meus são aqueles CoolerMaster de 44CFM que vem em kits com 4.

Postado
Eu estava bem de olho em um desses, já colocou no seu PC para saber se são realmente bons? Não peguei porque tava sem grana, e não dava pra arriscar pegar um desses, ser fraco e trocar seis por meia dúzia, os meus são aqueles CoolerMaster de 44CFM que vem em kits com 4.

Eu coloquei apenas o traseiro, como exaustor. Achei bom. Ao menos, silencioso ele é. Esse que indiquei tem quase 50% mais CFM que o seu. Não sei se ele tem a "força" que você espera, mas é consideravelmente mais eficiente que o seu.

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...