Ir ao conteúdo

Enviar e receber dados PIC atraves Web Page

nadasica

Posts recomendados

Postado

Olá a todos os amigos do fórum Clube do Hardware.

Venho pedir a ajuda de vocês para uma questão que está fritando meus miolos!

Eu realmente posso, Enviar e receber dados do PIC atraves de uma Web Page?

Ja li muito sobre protocolo TCP/IP, Pilhas para tal uso, disponibilizada pelo microchip e etc.

Gostaria de saber, por exemplo:

A pagina que irá deter o controle do pic, ficará gravada no mesmo?

Já sei que o pic criaria um IP para poder ingressar a rede, porém como o pc vai acha-lo na rede? Não tenho que hospedar esta página em um servidor? Ou o proprio pic ira fazer este papel?

Alguem conhece algum projeto concreto para poder dar uma olhada?

Att, nadasica

Postado

Primeiramente, para que seu PIC seja detectado pelos outros nós (dispositivos que comunicam na rede, interfaces de rede ethernet) você deverá usar o protocolo ARP (Adress resolution), pois para que os dispositivos se comuniquem, nao basta apenas eles saberem os enderecos IP um dos outros, mas tambem o endereco MAC (um endereco de hardware composto por 6 bytes).

O PC acessaria o PIC digitando-se o IP dele no browser, ou seja, seu PIC tambem deverá implementar o protocolo de aplicacao HTML, XML etc.

As paginas poderao ser armazenadas em uma eeprom externa ou em um cartao SD (muito melhor).

voce conhece bem as camadas de rede do modelo OSI? Procure entender a funcao de cada camada.

As camadas de rede so organizadas em forma de pilha (tendo de 5 a 7 camadas, e isto depende da aplicacao):

----------------------------------------

APLICACAO (HTML, XML, FTP, TFTP, DNS, DHCP)

TRANSPORTE (UDP, TCP)

REDE (IP, ARP)

ENLACE (ETHERNET)

FISICA (NAO LEMBRO O padrão)

você pretende usar um controlador externo (tipo o ENC28J60) ou um PIC com controlador ethernet embutido? Se sua opcao for a segunda, poderia usar o PIC18F67J60 ou outro da mesma famila. Ele faz 10,5 MIPS, tem 128Kb de flash e 32Kb de ram.

Postado

Caro, Maskador

Primeiramente muito obrigado pela ajuda. Há meses que tento achar respostas com nosso amigo GOOGLE, e ele não respondeu 1/3 do que voce escreveu.

Eu realmente conheço muito pouco das camdas do modelo OSI, mas isso já foi um pontapé bem grande em minha viagem.

Estou utilizando o ENC28J60, porém sem sucesso até o momento.

Meu objetivo é poder manipular variaveis de um PIC18F, através de uma pagina WEB (Ligar/Desligar Leds, Ler valor ADC e etc).

Att, nadasica

• 2 semanas depois...
Postado

Ferramentas necessarias Proteus (simulador de circuitos) que já tem um exemplo para PIC prontinho, wireshark (analisador de protocolos) para você saber se o ENC está enviando e recebendo os dados desejados. Até

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!