Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Eu tenho conhecimentos básicos de eletrônica e gostaria de estar montando (ou pelo menos tentar) um transmissor de FM para um amigo meu, ele irá montar uma rádio comunitária e já está providenciando a licença junto a ANATEL.

Como o custo de transmissores já montados é meio alto, e o objetivo da rádio é exercer um papel de cidadania junto a região onde este meu amigo mora, gostaria muito de poder ajudá-lo com este transmissor.

Pois bem, eu pretendo montar este transmissor com base em um esquema eletrônico encontrado na própria internet, mas aí é que está o problema, pois existem vários e eu como tenho um conhecimento meio limitado na área (mexo com eletrônica apenas por hobbie) não sei qual escolher para montar.

Eu pesquisei bastante aqui no fórum do Clube do Hardware e encontrei bastante esquemas para transmissores de FM, assim como em outros sites, mas todos tem algum problema, ou é de baixa potência, ou o sinal de RF fica oscilando, etc.

Como existem vários esquemas de transmissores de FM na internet, eu gostaria que alguém com mais experiência na área possa me ajudar a escolher um que seja com uma qualidade e potência razoável e que não tenha ruídos e oscilações.

Acredito que para uma rádio comunitária uns 15W de potência seria legal, pois vi em alguns lugares que com uma boa antena o sinal atingiria até alguns poucos quilometros de distância.

Agora por último eu encontrei este esquema aqui:

http://eletronicos.etc.br/potente-transmissor-de-fm-com-mixer/

Eu achei interessante pois diz ser de alta potência, tem um mixer com entrada para microfones e áudio, e utiliza poucos componentes, mas também acheio meio duvidoso por ser "experimental" e usar poucos componentes.

Tem esse também que eu achei mais confiável e já vem completo até com a fonte:

http://eletronicos.etc.br/transmissor-de-fm-de-3w/

Neste mesmo site existem vários esquemas para transmissores:

http://eletronicos.etc.br/em/esquema-de-trasmissor/

Será que alguém que tenha mais experiência com transmissores e eltrônica ou que já tenha montado um transmissor para rádio comunitária poderia me ajudar a escolher um desses esquemas ou me mandar um esquema que tenha usado?

Ficarei muito grato a tods que puderem me ajudar. :)

Um abraço!

Postado

Com 15W você teria muitos quilometros, pra alguns quilometros um de 3 ou 5W resolve.

O problema dos projetos em geral não é a potencia, e sim a estabilidade. Pra ter mais estabilidade diria travar frequencia via PLC é obrigatório, mas muito complexo, na falta disso o 3° link o projeto com varicap seria ideal. Como ele é ainda é um pouco complexo, o de 3W no 2° link pode ser usado.

Um ponto importante é a fonte, precisa uma ultra-mega-maxi filtragem, fonte chaveada quase sempre dá ruído demais, seja direto ou na forma de armonicas. Outro ponto problemático é a antena, omni comum pode dat TVI e outras interferências diversas em RF proximo, que são o problema da radios piratas atrapalhando aviação.

Um projeto ideal devia ter filtro contra harmonicas antes da antena, a homologação da anatal nos transmissor diz respeito basicamente a ausencia de interferência aguda nas demais faixas usadas. E alias, segundo o material que tinha aqui sobre radios comunitárias, era necessario transm. homologado. Usas transmissor potente de 25W com antena mal regulada é o que mais ocorre por aí, e o que mais dá interferencia, o ideal seria potencia baixa com antena excelente, mas isso é impraticável nalgumas cidade porcamente construidas em meio a morros e depressões.

Sobre os filtros sei que existe mas não conheço o modo de atuação em alta potencia. Sem se preocupar com filtragem, usando esses circuitos simples (Ou os mais simples ainda, com apenas um oscilador darlington simples com 2N2218 ou 2N3866) saiba que estará irremediavelmente jogando interferência (Por harmonicas) em cima de diversas faixas comerciais ou essenciais. Quanto maior a potencia maior a interferência. Digamos que algo como isso seria éticamente aceitavel em matéria de potencia x interferência: http://www.pira.cz/entx4.htm

• 5 meses depois...
Postado

E ai Léo ....Amigo mexer com RF é meio complicado,conhecimentos Basicos de Eletrônica Não serão suficientes Pois Montar um transmissor quqer um monta o dicficil é fazer funcionar, Quando se envolve potência em RF então nem se fala...mas é uma aréa muito interessante na Eletrônica Nem tudo da teoria se aplica na pratica mas se você realmente quer montar uma Pirata Posso te Ajudar ...Tenho uma Rádio Livre Há uns 20 anos...Bom Pra começar Lembre-se Transmitir Sinal de radio sem Autorização Federal é crime e você pode até ter problemas com policia e tudo mais, Principalmente se sua intenção é lucrar com Propaganda no ar...Já montar um Transmissor Se for por Prazer eu te aconselho a encontrar um esquema de um transmissor que você tenha certeza que funciona Pois 95% dos esquemas que São faceis de adquerir Não funcionam ...Se você quer ter essa dor de cabeça posso te arrumar um esquema Com o desenho da placa e tudo mais...sobre potencia isso vai depender da região que você móra eu aqui uso 300 watts e não consigo cobrir toda a cidade q moro Só ligo ou faço testes a noite....Se tiver afim avisa ta bom fui....

Luis Rádio X

• 6 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...