Ir ao conteúdo

Micro não liga após peças ficarem certo tempo sem uso

Posts recomendados

Postado

Galera, é o seguinte...

Estou com uma placa mãe *ECS P4M800-PRO*, e com um Pentium 4 3.0Ghz.

Porém, o processador não tem cooler, nem dissipador.

Eu queria testar a placa mãe com o processador, até um tempo atrás, ela tinha um cooler.

Eu cheguei a ligar a placa mãe com o processador e a memória, e ela tava dando sinal de vida, aparecia o setup e tudo mais... Entretanto, um dos encaixes do cooler, quebrou... com isso eu tive que remover o cooler e o dissipador, e deixei a mesma placa de lado por 3 meses, até comprar um cooler novo.

Hoje eu retornei a ligar ela para testar, sem o cooler só com o processador e memória, porém a mesma liga normal mas não dá sinal de vídeo e não reconhece os drivers, *HD, Driver DVD, digo isso pois eu aperto o botão do gravador de dvd e a gaveta não abre e nem pisca a luz, porém quando o cabo flat está desconectado da placa mãe, o driver funciona normal na energia do conector/fonte ...* e o led que indica que ela tá ligada *power led* , não acende.

Resumindo, minha pergunta é a seguinte... O computador não liga e nem dá sinal, caso o cooler do processador for removido? ... Quais são as causas?

Minha placa estaria tendo um comportamento normal, na ausência do cooler e dissipador? ... Ou pode ter ocorrido algum defeito nela, nesses 3 meses dela desligada?

Postado

Bem, mais provável é ter queimado o processador por ligá-lo sem o cooler. Mas algumas placas realmente impedem que o processador queimem e se você tentar ligar sem o processador não acontece nada.

Neste caso o ideal é testar com o cooler e ver se ela liga.

Postado

é provavel q tenha queimado o CPU mesmo, por super aquecimento ao testa-lo sem o cooler. Teste sua mobo com outro processador e use outro cabo flat no seu gravador de DVD.

vlwzxx..

Postado

Olha, eu não liguei a placa mãe, mas que 10 seg.

Não teve tempo do processador superaquecer durante esse tempo.

E eu não acho que o processador tenha queimado, pois o computador parece responder normalmente... tanto que eu pressiono o botão de desligar, e ele desliga normalmente. Todas as placas que eu ja me deparei com o processador queimado, elas não respondiam a função nenhuma, nem forçar desligamento elas forçavam.

Logo depois de desligar, eu coloquei a o dedo levemente em cima do processador, e o mesmo estava frio, frio... Lembrando que eu fiz esse procedimento duas vezes, e na segunda vez eu deixei o computador ligado, uns 30seg, para ver o que acontecia com o gravador de dvd, e quando desliguei, tornei a por o dedo no processador e o mesmo estava frio.

Postado
Olha, eu não liguei a placa mãe, mas que 10 seg.

Não teve tempo do processador superaquecer durante esse tempo.

E eu não acho que o processador tenha queimado, pois o computador parece responder normalmente... tanto que eu pressiono o botão de desligar, e ele desliga normalmente. Todas as placas que eu ja me deparei com o processador queimado, elas não respondiam a função nenhuma, nem forçar desligamento elas forçavam.

Logo depois de desligar, eu coloquei a o dedo levemente em cima do processador, e o mesmo estava frio, frio... Lembrando que eu fiz esse procedimento duas vezes, e na segunda vez eu deixei o computador ligado, uns 30seg, para ver o que acontecia com o gravador de dvd, e quando desliguei, tornei a por o dedo no processador e o mesmo estava frio.

Amigo,,por favor não inventa,,quando voce liga o computador 100 o cooler e dissipador,,a própria fonte ATX desarma justamente para não queimar o processador,,na placa mãe tem um sensor que verifica quando a temperatura do processador atingir certo grau a mesma desarma,,,quanto a placa mãe ligar e funcionar,,,, não indica que a placa esteja boa,, a placa mãe é formada por um conjunto de componentes que se apenas um estiver queimado ou em curto,, condena a placa toda,,,,,Geralmente quando vamos comprar um processador,,compramos o BOX digo tudo junto (cooler/dissipador/processador) de preferência do próprio fabricante,,o COOLER JUNTO COM O DISSIPADOR SERVE PARA RESFRIAR E MANTER O PROCESSADOR NA TEMPERATURA DETERMINADA PELO FABRICANTE DO PROCESSADOR,,

Postado

mas e dai que ligou o computador apenas pro 10 segundos sem o cooler?

o processador essa horas ja estava trabalhando, provavelmente acima dos 80°C, passando dos 90, quem sabe passando dos 100 até queimar ou desarmar a fonte.

segue um video que mostra o que pode ter acontecido:

Postado
mas e dai que ligou o computador apenas pro 10 segundos sem o cooler?

o processador essa horas ja estava trabalhando, provavelmente acima dos 80°C, passando dos 90, quem sabe passando dos 100 até queimar ou desarmar a fonte.

segue um video que mostra o que pode ter acontecido:

Faça uma limpesa no processador e na placa mãe com pano seco e álcool isopropílico e pincel(placa mãe),,processador(escova de dentes somente na pinagem),,Quanto a saber se esta queimado ou não somente levando a uma assistência técnica..ou testando em outro micro com mesma configuração de hardware,,A PASTA TÉRMICA TEM QUE FICAR SOMENTE NO METAL,,NÃO DEIXE DE FORMA NEHUMA BORRAR DESTE JEITO,,(TEM QUE SER UMA FINISSIMA CAMADA)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...