Ir ao conteúdo

Há problema em usar fonte de potência maior que a necessária?

rvlira

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Conforme o título, gostaria de saber se há algum problema em usar uma fonte de potência maior que a necessária.

Pela informação da calculadora do site da Thermaltake, uma fonte de 500w real seria suficiente para a configuração. Tem algum problema se eu usar uma de 600w?

Se eu usar uma fonte de maior potência, necessariamente o consumo de energia do micro será maior? Ou a fonte consome conforme a necessidade? Acredito ser o segundo caso, não? Tô preocupado com a conta de luz, hehehe.

Aproveitando o tópico. Tinha visto para o novo pc uma Zalman ZM600-HP (600w, R$ 385,00 no BoaDica), mas encontrei uma SevenTeam ST-650Z-AF (650w, R$ 329,00 no BoaDica). Acham que vale a pena comprar?

Será que estou exagerando na potência? Bem que eu queria reduzir um pouco o custo desse pc.

A configuração será a seguinte:

CPU: Phenom II X4 945 Box

Mobo: Asus M4A78T-E

Memória: 2xKVR1333D3N9/2G Box

VGA: GS-250X-YDFU

HD: Samsung - HD502HI

Fonte: Zalman ZM500-HP

DVDRW: DVDRW LG GH22NS40 Preto

Gabinete: Thermaltake VL80001W2Z

Obrigado!

Postado

Se suas peças consumirem 250W, não importa se a fonte for de 1000W ou 500W, as peças só vão usar 250W da fonte.

Ai tem a eficiência da fonte, que influi no consumo de energia.

Postado

Como nosso colega já disse, a fonte só irá fornecer o necessário para o consumo da máquina.

Porém saiba que a melhor faixa de eficiência de uma fonte está entre 40% ~60% da sua carga. Portanto, tente comprar uma fonte de forma que o consumo da configuração esteja dentro dessa faixa para obter melhor eficiência.

No caso do teu PC, ele não consumirá mais que 250W em pico de consumo. Nesse caso uma boa fonte de 450W até 550W já estariam de ótimo tamanho. Pegar uma fonte com potência maior que isso, só se fores fazer grandes upgrades no futuro. A fonte que se encaixa idealmente na sua configuração é a Corsair VX450, devido à potência, qualidade e preço.

Abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!