Ir ao conteúdo

Ajuda com PIC

zequi

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, eu li muito aqui no forum, cada coisa sobre PIC :confused:

faço eletronica e gostaria de algumas dicas.

Como to começando gostaria de coisas mais praticas.

tenho um gravador PIC JDM.

e o PIC 16F84A, pra começa :).

então como sou ingenuo no assunto, gostaria de saber:

Onde começo. (algum esquema e codigo pronto pra testes)

Gostaria de saber a ordem, em que devo começar

por que li muito e me confundi muito. :wacko:

qais ferramentas usar/ simulador/ compilador /.... e que linguaguem é mais fácil para quem esta iniciando.

tenho um monte de informação, mas todas desfragmentadas.:(

Desde ja agradeço!

Postado

Na verdade a confusão é normal, mas veja só você tem uma ampla gama de opções por onde estudar esse microcontrolador.

Indicar uma ferramenta assim, sem saber o que você teve mais afinidade é meio difícil, de uma olhada nesse tópico onde tem uma discussão legal e me diga o que acha:

http://forum.clubedohardware.com.br/relogio-digital-qual/784726

duvidas não se acanhe, pergunte mesmo!

abs.

Postado

otimo, como eu vejo nos topicos ...muitas postagens suas Felipe, sei que você ja é da area, então se possivel me da uma dica da seguinte forma....(sua opinião se possivel)

você pelo jeito programa em Asembler, então por onde você começa diante e um problema.

a minha dificuldade é sobre linguagem mesmo......entendi bem o funcionamento dos PORT, A/D, os registradores, os Clocks, etc.

Desde ja agradeço....e desculpa pela ingenuidade.

Postado
então por onde você começa diante e um problema.

Acho que antes de tudo entender como seu hardware deve se comportar é fundamental para obter sucesso na realização de seu projeto pois com o hard elaborado é como se você descarregasse sua cabeça e conseguisse pensar em agora como vou controlar meu circuito.

Quanto o software antes de começar a escrever é importante se atentar a alguns pontos:

- Que clock irei usar, se irei usar watchdog e proteção de código.

- Começar a escrever o software pensando primeiro nas variaveis elementares do meu sistema.

- Elaborar primeiro as interrupções e subrotinas;

- Finalizar com o loop principal

- e POr a rotina de inicialização de periféricos;

Sigo esse modelo tem mais de 7 anos e sempre me ajudou tanto no tempo de desenvolvimento como pela otimização final do código.

Outro ponto importante, quando for projetar um sistema com microcontrolador é importante pensar como ele seria ou funcionaria se nao houvesse o mcu, em seguida levantar todas as equações do circuito, pois conhecido o sistema a programação se torna muito mais fácil e consequentemente o codigo mais consistente.

Abs.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!