Ir ao conteúdo

Java ou Cobol?

fummyga

Posts recomendados

Postado

gostaria de saber que linguagem seria mais util aprender (qual tem mais area para trabalho, ja que todas tem suas similaridades), JAVA ou COBOL?

desde ja agradeço!

Postado

Olha amigo, trabalho em COBOL você tem que saber muito, mas muito mesmo. Por exemplo, sistemas bancários costumam ser em COBOL com Oracle basicamente, mas para conseguir entrar nessa area preciso saber muito...

Em compensação Java tem muito mercado de trabalho e com uma certificação da Sun você consegue bons trabalhos. Sem falar que para aprender Java você vai passar muito menos nervoso.

Em resumo, se eu pudesse escolher eu aprenderia Java.

Boa sorte!

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Como o manzo. disse, a menos que você deseje focar no nicho específico de Cobol, é melhor partir para Java mesmo. É uma linguagem bem mais difundida e utilizada em diversos sistemas, de celulares até diversas aplicações web, além de haver muita aceitação no mercado de trabalho.

Então depende bastante de onde você pretende atuar e de quanto tempo você tem disponível para dedicar ao estudo da linguagem.

Abraços.

• mês depois...
Postado

obrigado pela resposta Goliathvv, to vendo ainda qual linguagem vou me dedicar, pois entrei em um programa de qualificação em programação e eu posso escolher entre varias linguagens, c#, java, delphi, cobol, genexus, qualidade do software, c++. então to vendo qual e a melhor, ja que to pensando em desenvolver para linux, sera que alguem teria uma sugestao de que linguagem seria boa para os meus planos? obrigado desde ja.

Postado
obrigado pela resposta Goliathvv, to vendo ainda qual linguagem vou me dedicar, pois entrei em um programa de qualificação em programação e eu posso escolher entre varias linguagens, c#, java, delphi, cobol, genexus, qualidade do software, c++. então to vendo qual e a melhor, ja que to pensando em desenvolver para linux, sera que alguem teria uma sugestao de que linguagem seria boa para os meus planos? obrigado desde ja.

O mais fácil é quais seriam ruim (para multiplataforma e/ou Linux): C# - por ser uma linguagem .NET, da Microsoft, tem pouca compatibilidade com sistemas além do Windows -, Delphi - funciona bem em Windows. Fora isso, não queira inventar, que pelos meus testes, Kylix e Lazarus não funcionam exatamente como o Delphi -, GeneXus - não conhecia, mas parece ser um ambiente de desenvolvimento para Web e sistemas Windows.

Dos outros, pode eliminar baseado no que tu tem mais interesse (diminuindo mais o campo de visão, dentro da área Linux).

• 2 semanas depois...
Postado

Olá. Amigo, o COBOL não é tão utilizado atualmente se comparado a outras linguagens. Se você pretende trabalhar como programador é bom que você aprenda Java, C ou C++ que são umas das mais linguagens requeridas em ofertas de emprego na área. Agora se você quer programar somente por diversão, você pode estudar qualquer linguagem.

Se vai programar em Linux você pode programar em:

1-Java

2-C ou C++ (são linguagens diferentes)

3-Python

4-Delphi (pode tentar emular o Delphi no Linux ou então usar o Lazarus ou Kylix)

5-Perl

6-Ruby

E muitas outras linguagens...

Pesquise sobre as linguagens e veja qual te interessa mais, qual paradigma que você mais gosta e por aí vai.

Boa Sorte.

Postado

Nossa to nessa mesma dúvida.

Só que estou prestes a fazer um curso de desenvolvedor MainFrame pela GPTI.

Enfim são três meses de curso.

E você ainda ganha 50% de desconto no próximo curso.

(Analise de projetos MainFrame).

Vou investir uma grana considerável, nenhum absurdo.

Mas é mais do que mil reais.

Estava querendo saber se tem retorno...

O Java não é tão fácil assim não, sintaxe de liguagem todo mundo sabe...

Mas conceito de orientação e programar de forma inteligente.(aproveitando todos os recursos da linguagem são outros quinhentos).

Além disso tirar certificação JAVA também exige tempo, sem querer desmotivar ninguém.

O que penso é que as linguagens do momento são JAVA e .Net , talvez .Net esteja sendo mais requisitada que o java no mercado atualmente.

Quanto ao C++ ainda é bastante pedido também, resumindo orientação ta em alta.

Uma linguagem fácil de se aprender é o PHP.

(que também tem uma série de sites e tuntoriais).

O que eu acho é que quanto maior a procura, menor a oferta de bons salário.

Para você ganhar bem em Java é necessário uma certificação, mas não apenas isso.

O que talvez seja bem mais fácil é o material de estudo, você pode achar alguns fóruns e várias apostilas pela net.

Bons cursos, onde são vendidos video aulas.

Tem muitos sites bons:

T2ti miguel cojio,Java free, Guj entre outros:para java os que mais acesso são esses três.

T2TI vende várias apostilas por preço bem legais.

JavaStart por exemplo é um apostila gratuíta que te dá uma noção legal da linguagem

Assim como tem o PhPStart.

Enfim eles te dão uma mãozinha para você conhecer a linguagem, se você quiser se aprofundar tem os cds que são vendidos.

Mas muito legais.

Se por um lado você tem um mercado maior, isso o torna mais competitivo também e o que diminue o salário.

Infelizmente parei a faculdade senão entraria numa vaga de estágio em programação JAVA ou C++ esta última esta pagando R$1500,00. (para um estágio esta ótimo, já pagaria minha antiga facu e curso de inglês).

O cobol por outro lado no meu caso seria um curso em um multinacional que indicaria para outras empresas.

GPTI(não é uma empresa qualquer).

E são 3 mêses de estudo.

Estou com essa grande dúvdo também, porque pode ser perda de tempo e dinheiro.

• mês depois...
  • 5 meses depois...
Postado

Eu estou fazendo faculdade de Sistemas na unifil londrina, aqui nós aprendemos java , porém olhei alguns exemplos de ruby e achei muito bom, eu comecei com java e vejo que algumas linguagens sao parecidas. Acho que java seria uma boa.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!