Ir ao conteúdo

Deixar um CD ou DVD submerso em água danifica a mídia?

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com uns cd's e DVD's antigos muito empoeirados e gostaria de fazer uma lavagem neles. Gostaria de saber se deixá-los submersos num balde com água enquanto vou lavando-os pode danificar as mídias.

Desde já agradeço

Postado
Pessoal, estou com uns cd's e DVD's antigos muito empoeirados e gostaria de fazer uma lavagem neles. Gostaria de saber se deixá-los submersos num balde com água enquanto vou lavando-os pode danificar as mídias.

Desde já agradeço

Eu não faria isso...

Quando eu preciso lavar um CD ou DVD, uso água e uma gota de sabonete líquido de base vegetal (por exemplo, Phebo). Assim que eu termino a lavagem, tiro o excesso de água com uma toalha felpuda e bem limpa, e termino a secagem com papel higiênico de boa qualidade, sempre com movimentos delicados, do centro para a borda, sem esfregar.

Deixar submerso me parece arriscado e não vai trazer nenhum benefício.

Postado
Eu não faria isso...

Quando eu preciso lavar um CD ou DVD, uso água e uma gota de sabonete líquido de base vegetal (por exemplo, Phebo). Assim que eu termino a lavagem, tiro o excesso de água com uma toalha felpuda e bem limpa, e termino a secagem com papel higiênico de boa qualidade, sempre com movimentos delicados, do centro para a borda, sem esfregar.

Deixar submerso me parece arriscado e não vai trazer nenhum benefício.

Obrigado pela resposta mambembe. Pensei em deixá-los submersos em água com um pouco de detergente póis alguns deles estão engordurados.

• mês depois...
Postado

eles são revestidos de acrílico e (os de boa qualidade) sem o contato da parte de metal gravado com o ar, evitando a ferrugem etc.

em tese, não há problema algum em deixar de molho pra amolecer alguma sujeira que não sairia com um detergente,

o que é gravado fica na parte interna (atrás da foto impressa) e se algo riscar ou danificar, isso pode interferir

Postado

Olha eu não faria isso também. Mesmo com marcas de dedos e engordurados existem panos húmidos e pequenos com um tecido próprio para limpar a superfície do DVD. Procure numa loja de informática ou que venda DVDs onde possa ter esses kit de limpeza de DVD.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...