Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, sei que essa é uma pergunta de leigo, mas como não tenho vergonha de dizer isso, tenho que perguntar a quem entende...

Comprei um Sony Vaio VGN-FW520F/H e ele veio com um HD SATA de 500GB, 5400rpm 8MB buffer. Estava pensando em trocar por um SATA de 500GB, 7200rpm 16MB buffer, e deixar o antigo numa case pra backup.

Pergunto:

1- vale a pena essa troca, em termos de velocidade de acesso? tem muita diferença de performance?

2- hd de sony vaio tem diferença dos outros hd's de notebook?

Obrigado a quem puder ajudar.

Postado

Caro amigo, Tenho um Note da Toshiba e efetuei a troca de um Fujitsu de 120Gb 8Mb 5.400rpm por um de 250 Seagate 7.200rpm 16Mb, não notei muita diferença não, não sei quanto ao VAIO, mas se você for comprar outro somente pela velocidade não sei se vale o gasto, mas como você está querendo outro para Backup vá fundo, como ele é 2,5" fica pequeno e fácil de transportar. Não fiz testes com programas com o hd antigo e o novo, mas sempre uma "diferencinha" dá,(no meu caso, quase imperceptível).

Quanto a compatibilidade, se os dois são SATA, sem problemas, VAIO eu nunca troquei, mas DELL, IBM e TOSHIBA são todos iguais, creio que SONY não é diferente.(Os Hd's são todos os mesmos: Western, Seagate, Maxtor,etc,etc)

Qualquer coisa grita ok

Abraços

Postado
Caro amigo, Tenho um Note da Toshiba e efetuei a troca de um Fujitsu de 120Gb 8Mb 5.400rpm por um de 250 Seagate 7.200rpm 16Mb, não notei muita diferença não, não sei quanto ao VAIO, mas se você for comprar outro somente pela velocidade não sei se vale o gasto, mas como você está querendo outro para Backup vá fundo, como ele é 2,5" fica pequeno e fácil de transportar. Não fiz testes com programas com o hd antigo e o novo, mas sempre uma "diferencinha" dá,(no meu caso, quase imperceptível).

Quanto a compatibilidade, se os dois são SATA, sem problemas, VAIO eu nunca troquei, mas DELL, IBM e TOSHIBA são todos iguais, creio que SONY não é diferente.(Os Hd's são todos os mesmos: Western, Seagate, Maxtor,etc,etc)

Qualquer coisa grita ok

Abraços

Caro amigo, muito obrigado pela sua resposta! Notei que você entende do assunto e por isso gostaria de fazer mais uma perguntinha ^_^ E se eu trocar por um de 500GB 7200RPM e 32MB de buffer? Vou sentir melhora? Achei na internet o Seagate ST9500530NS com as características acima, e me interessei por ele.

Mais uma vez obrigado e fico no aguardo da sua opinião.

Postado

Cara, desculpe me intrometer no assunto mas olha, meu Vaio era pra ter 320 GB de hd e porque so aparece 288 GB ?????? Fiquei intrigado com isso . É assim mesmo ??

Postado

Valeu pelo elogio, mas como todos, estou "aprendendo", "aprendendo", "aprendendo",,rssrrs

É, 32Mb de buffer é melhor que 16 com certeza, No caso deste HD é capaz de melhorar até bem o desempenho, imagine você com 16 mb de memória para rodar win95, e imagine com 32, melhor não é? é o dobro, Pois é, o buffer é a mesma coisa, é a memória temporária do HD, efetua a leitura e gravação dos dados que recebe, no caso como os discos do HD são mais "lentos" para o processamento dos dados recebidos que a memória, os dados serão gravados primeiramente na memória(o buffer, quanto maior o buffer melhor), para assim aumentar a velocidade de leitura e gravação dos dados.

Minha opinião é a seguinte: É como te falei, não vai dar aquela diferença entre um Bugatti e uma Ferrari, mas com um Sony VAIO destes com um HD destes vai ficar show com certeza, a série Constellation da Seagate é excelente, e vai melhorar sim o desempenho do Note, eu só vou de Seagate tb...

*Obs. Não consegui descobrir se seu Vaio é SATA I ou II, mas se for 1, o HD fica melhor do mesmo jeito, só que vai funcionar a 150Gb/s que é metade da velocidade do SATA II...

Acho que compraria sim o HD se fosse eu, principalmente se você quer um para Backup,,,

Abraços

Postado
Cara, desculpe me intrometer no assunto mas olha, meu Vaio era pra ter 320 GB de hd e porque so aparece 288 GB ?????? Fiquei intrigado com isso . É assim mesmo ??

Guizzo, quanto a este problema, acho que tem mais coisa ai, um HD de 320GB na verdade tem que dar 320.000.000.000 bytes certo? Então se fizermos a conta dele, ficará com 312.500.000 KB que serão 298,02GB, o espaço "perdido" é o espaço usado pelo HD para alocação das trilhas formatadas, isso é normal para qualquer HD, tenho dois de 500 e na soma perco 69GB, tenho 931GB de total, agora 288GB, tem mais coisa ai "comendo" esses GB,,, teria que dar uma analisada melhor ai, fabricantes como SONY, DELL, TOSHIBA, etc, normalmente separam partições para restaurações ou diagnósticos do PC, etc,,, nos Laptops da DELL eu sei que há, agora SONY eu não sei te dizer,,,

Espero ter ajudado,,,

Té +++++

Postado

rzacharias, muito obrigado novamente pela ajuda... vou comprar esse seagate com 32MB mesmo... espero que tenha as mesmas dimensões do que está instalado, vou ter de abrir o note pra ver o tamanho dele...

GuiZZo, o meu Sony veio com uma partição de recovery separada e acho que tem uns 200MB... dá uma conferida através do Windows... boa sorte.

Postado

E aí pessoal, vocês podem me tira uma duvida?

qual a diferença duma HD da SAMSUNG e da SEAGATE, SEAGATE é uma boa marca tambem? é que na loja que eu vou compra, o de 320GB SAMSUNG 7200RPM custa R$141,75 e por mais R$39,00 eu pego um 500GB SEAGATE 7200RPM que custa R$81,06

tem esse da samsung "HD SATA 500GB SAMSUNG 5400RPM R$160,65"

vou os principais itens do PC:

AMD PHENOM II X4 955 / ECS A790GXM-AD3 BLACK SERIES DDR3

Gforce GTS250 1GB DDR3 / 2GB DDR3 1333Mhz Kingston

GABINETE THERMALTAKE V3 BLACK EDITION S/FONTE / Gravador DVD

como viram é uma maquina pra jogos pesados e atuais, e eu também sou de baixar musicas, então to na duvida se compensa esse da SEAGATE, me falaram pra pegar de 500gb por causa do tamanho dos jogos que lota rápido, ai tem essa duvida de qual marca, Muito grato !

Postado
E aí pessoal, vocês podem me tira uma duvida?

qual a diferença duma HD da SAMSUNG e da SEAGATE, SEAGATE é uma boa marca tambem? é que na loja que eu vou compra, o de 320GB SAMSUNG 7200RPM custa R$141,75 e por mais R$39,00 eu pego um 500GB SEAGATE 7200RPM que custa R$81,06

tem esse da samsung "HD SATA 500GB SAMSUNG 5400RPM R$160,65"

vou os principais itens do PC:

AMD PHENOM II X4 955 / ECS A790GXM-AD3 BLACK SERIES DDR3

Gforce GTS250 1GB DDR3 / 2GB DDR3 1333Mhz Kingston

GABINETE THERMALTAKE V3 BLACK EDITION S/FONTE / Gravador DVD

como viram é uma maquina pra jogos pesados e atuais, e eu também sou de baixar musicas, então to na duvida se compensa esse da SEAGATE, me falaram pra pegar de 500gb por causa do tamanho dos jogos que lota rápido, ai tem essa duvida de qual marca, Muito grato !

Fala Daniel,,, cara, pra você que gosta de jogar,aconselho o de 500 ou mais, 320 é "grande" mas enche rápido, tanto quanto um de 2Tb, depende do que você vai "socar" nele, hehehe,,, Os Jogos atuais são muito grande, então se for só essa diferença, vai de 500 mesmo...

Quanto a Marca, isso varia de pessoa para pessoa, eu particularmente não sou fã da Samsung (já pifaram uns 15 HD´s na minha mão, pode ter sido tb um lote com defeito:confused:) Eu só uso Seagate:), (que tb pode pifar, eu nunca peguei seagate pifado), mas tem gente que já me falou que pifou uns 2 ou 3 Seagates na mão e só compra o Samsung agora, e fala que nunca pifou...

Acho que se você tiver opção de garantia nos HD´s, tanto faz Samsung quanto Seagate,,, agora quanto a performance eu não dei uma olhada se dá diferença nas marcas,,,

Minha Opinião;

1° - SEAGATE

2° - WESTERN DIGITAL

3° - MAXTOR

4° - SAMSUNG

Abraços

Postado
Fala Daniel,,, cara, pra você que gosta de jogar,aconselho o de 500 ou mais, 320 é "grande" mas enche rápido, tanto quanto um de 2Tb, depende do que você vai "socar" nele, hehehe,,, Os Jogos atuais são muito grande, então se for só essa diferença, vai de 500 mesmo...

Quanto a Marca, isso varia de pessoa para pessoa, eu particularmente não sou fã da Samsung (já pifaram uns 15 HD´s na minha mão, pode ter sido tb um lote com defeito:confused:) Eu só uso Seagate:), (que tb pode pifar, eu nunca peguei seagate pifado), mas tem gente que já me falou que pifou uns 2 ou 3 Seagates na mão e só compra o Samsung agora, e fala que nunca pifou...

Acho que se você tiver opção de garantia nos HD´s, tanto faz Samsung quanto Seagate,,, agora quanto a performance eu não dei uma olhada se dá diferença nas marcas,,,

Minha Opinião;

1° - SEAGATE

2° - WESTERN DIGITAL

3° - MAXTOR

4° - SAMSUNG

Abraços

*Obs. Se for possível pega um HD de 7200RPM pra cima, 5400 é bom, mas pela diferença não compensa você pegar ele com a velocidade mais baixa, cai um pouco o desempenho, vai de 7200 mesmo ok...

Postado
rzacharias, muito obrigado novamente pela ajuda... vou comprar esse seagate com 32MB mesmo... espero que tenha as mesmas dimensões do que está instalado, vou ter de abrir o note pra ver o tamanho dele...

GuiZZo, o meu Sony veio com uma partição de recovery separada e acho que tem uns 200MB... dá uma conferida através do Windows... boa sorte.

Simm, também têm cerca de 200 mb ou mais separados lá pro windows

Mas 200 Mb não é nada comparado com 64 GB á menos de um HD de 320-288= 64 GB , poxa num entendi isso ..

Postado
Simm, também têm cerca de 200 mb ou mais separados lá pro windows

Mas 200 Mb não é nada comparado com 64 GB á menos de um HD de 320-288= 64 GB , poxa num entendi isso ..

É pelas minhas contas estão faltando 10 GB ai, 320 - 22 para o "sistema de particionamento de trilhas" sobram 298Gb que você pode utilizar a vontade, no momento desconheço algum software para informar o "uso" de algumas partições usadas por programas "a parte",,, tirando o MANAGER e/ou GERENCIAR do próprio windows,,, mas mesmo assim tem alguma coisa ai comendo 10 Gb de espaço. pelo Windows você já viu se aparece alguma outra partição? Eu particularmente quando o windows não mostra, eu dou boot com um CD de instalação do Windows XP, Vista ou 7 para ver as partições que existem na unidade.

Dá uma olhada ai certinho, tem alguma coisa a mais ai, vou dar uma pesquisada pra ver o que eu acho, qualquer coisa eu posto beleza

Abraços

Postado
É pelas minhas contas estão faltando 10 GB ai, 320 - 22 para o "sistema de particionamento de trilhas" sobram 298Gb que você pode utilizar a vontade, no momento desconheço algum software para informar o "uso" de algumas partições usadas por programas "a parte",,, tirando o MANAGER e/ou GERENCIAR do próprio windows,,, mas mesmo assim tem alguma coisa ai comendo 10 Gb de espaço. pelo Windows você já viu se aparece alguma outra partição? Eu particularmente quando o windows não mostra, eu dou boot com um CD de instalação do Windows XP, Vista ou 7 para ver as partições que existem na unidade.

Dá uma olhada ai certinho, tem alguma coisa a mais ai, vou dar uma pesquisada pra ver o que eu acho, qualquer coisa eu posto beleza

Abraços

AAaaaaaa guizzo, só uma coisinha, acho que você "dobrou" o resultado da sua conta ai, 320 - 288 = 32GB certo? destes 32 como disse vai p/ partições e resto ainda não achei..rsrssrsr

Postado

:cool:Eu não tenho cd de instalação, Windows Seven é a versão "alternativa" .. .. Mas amigo, não precisa te estressar com isso, eu só falei porque achei muito estranho esse HD do meu note. E quando lota o hd eu excluo uns jogos e tá tudo beleza de novo !!

Postado
:cool:Eu não tenho cd de instalação, Windows Seven é a versão "alternativa" .. .. Mas amigo, não precisa te estressar com isso, eu só falei porque achei muito estranho esse HD do meu note. E quando lota o hd eu excluo uns jogos e tá tudo beleza de novo !!

kkkkkkkkkkkk, cara, acho que você me interpretou mal, me desculpe se escrevi de maneira a achar que eu "estressei", afinal, nós estamos em um fórum para trocar idéias e conhecimentos certo e não para "discutir-mos" de certa forma é claro,,, fica frio, só to tentando ajudar,,, mas mesmo assim se eu achar alguma coisa pra te tirar esta dúvida eu posto beleza...

Abraços e desculpe por qualquer coisa mal interpretada.

Té ++++

• 2 semanas depois...
Postado
voce esta certo rzacharias, meu HD tem 9,80 GB reservado|separado para partiçao de recuperaçao .. Valeuu amigo !!

Oooo GuiZZo, sabia que se ia achar os Gigas "perdidos" rsrrsrssr,,, hein, se você descobrir, (não precisa ser logo não tá) pode postar ou mandar no meu e-mail mesmo: [email protected], Se estar partição "separada" que tem ai você consegue restaurar todo o sistema "default" do Note sem CD e/ou DVD, as vezes você até já recuperou ele. Mas se for isso só me confirme ok,

Abraços

R@F@

• 8 anos depois...
Postado

olá, gostaria de saber qual é o problema quando um notebook não aparece todas as coisas do hd, coloquei em um pc e apareceu tudo, mas quando eu coloco esse hd no notebook ele não aparece tudo, não entendo qual o problema, se alguém puder me responder eu agradeço. eu coloco uma certa configuração no notebook e depois ele tira a configuração que eu fiz. estou com esses dois problemas :/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...