Ir ao conteúdo

Rs232 <=> i2c

tiagoborba

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, estou com um dilema entre o que escolher melhor para fazer comunicação entre dois equipamentos que comunicam em RS232.

Estou a utilizar 2 pic 18f452 mas acho que posso fazer com o 16fxxx.

Alguém me podia dar uma opinião de qual o melhor 16fxxx para este trabalho, teria de ter um modulo uart e i2c.

Estou a utilizar o MpLab para programar os PICs:D

Postado
Alguém me podia dar uma opinião de qual o melhor 16fxxx para este trabalho, teria de ter um modulo uart e i2c.

Amigo, assim de cara responderia sem pestanejar o modelo PIC16F877A ele possui uma UART e uma MSSP que permite rodar via hardware uma I2C como mestre ou escravo.

Agora pra indicar o melhor modelo seria bom que você desse mais detalhes da sua aplicação.

Abs.

Postado

Pretendo aplica-lo para fazer comunicação entre dois pontos bem distantes, na verdade devem ser bem uns 15 metros de distancia. A principio optei pela comunicação I2C mas ela é limitada na distancia.

Tenho dois aparelhos colocados num ponto, nesse ponto coloco 2 16fxxx para cada um receber informação depois coloco um terceiro para comunicar pelos 15 metros ate o outro ponto.

Na verdade podia utilizar um pic com 3 portas RS 232 tipo pic 32 mas não estou autorizado e como é um projecto de escola . tenho de obedecer as regras.

Também pensei no PIC12 dado a simplicidade do projecto, achas que é uma boa escolha???

Outra pergunta que queria fazer;

Uso as bibliotecas do C18 para programar com o Mplab o PIC 18F4520, posso utilizar o mesmo para o PIC 16F877 ????

:rolleyes:

Postado

Tem que ser I2C? Eu usaria CAN ou RS485 pela distância.

Se tu quiser usar I2C mesmo, dê um jeito de usar 2 pares trançados, um para clock e o outro para data e envie os dados de forma diferencial.

Postado
Ola pessoal, estou com um dilema entre o que escolher melhor para fazer comunicação entre dois equipamentos que comunicam em RS232.

Estou a utilizar 2 pic 18f452 mas acho que posso fazer com o 16fxxx.

Estou a utilizar o MpLab para programar os PICs:D

desculpe a pergunta .

se os euipamentos usam a norma RS232 para que mudar para outro protocolo?

a norma RS232 permite ligação a 15 metros sem problemas

Postado

Oi samuel.gonzales dentro da caixa do emissor os 2 aparelhos falam rs232 então pensei em colocar um para cada, estes dois comunicariam com um terceiro por I2C, uma vez que os dados cheguem a este terceiro, ele envia por rs232 através dos 15 metros para outro pic, este ultimo pic recebe e envia para um computador.

Eu preferia enviar directamente tudo por I2C, mas ela não aguenta uma distancia de 15 metros.

Não posso usar can, tem que ser com RS 232

Estive a ler o datasheet do 16f877 e achei o suficiente para o projecto, mas estou com problemas em arranjar o compilador de C, actualmente uso oC18 para o 18f4520, mas para o 16f877 não serve. Precisava do “CCS C compiler “ mas esta mau de encontrar, só encontro versão demo. Alguém tem uma ideia ???

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!