Ir ao conteúdo

Não consigo ligar dois HDs SATA no meu PC

Pax

Posts recomendados

Postado

antes de tudo, se a pergunta for muito boba, é porque sou leigo.:lol:

quero ligar um HD de um amigo meu aqui no meu PC para transferir alguns de seus arquivos, porém, quando ligo os cabos, o PC não reconhece o dele nem o meu. Nem na BIOS aparece. Não sei nada dessas coisas de Jumper e tal, o que pode ser o problema?

Postado

Se for interface IDE, é problema na configuração dos jumpers. Um deles (no caso o seu) tem que estar configurado para MASTER e o outro para SLAVE. Se ambos estiverem como master, nenhum é reconhecido.

Postado

Obrigado por ajudar, Shura.

Os dois são Sata (acho que são S1 ainda). O meu HD está com um jumper para funcionar no modo 1.5gb, seja lá o que for isso.

De qualquer modo, fui ligando o outro HD com o Jumper em uma posição diferente cada vez, pois no alto de minha leiguice e pelo que pesquisei, um deles precisam estar em Slave. Mas mesmo assim, não deu.

Postado

Pax...até onde eu sei...HD's SATA não precisam de configuração MASTER e SLAVE, uma vez que casa um tem 1 cabo de dados com 2 conectores, sendo que um vai no HD e outro na placa-mãe. O que vai definir a posição que vai ficar o HD é o local onde vais ligar o cabo de dados na placa-mãe (SATA0, SATA1, etc). Na BIOS ambos estão configurados para reconhecimento automático? Tenta ligar sem os jumpers, a menos que necessite da limitação para SATA I.

Postado
. Na BIOS ambos estão configurados para reconhecimento automático?

Quando eu plugo o segundo HD e ligo a máquina, o primeiro, que está funfando de boa, sequer é reconhecido na BIOS. É isso que não consigo entender.

Eu testei de tudo aqui agora, ligar sem jumper, trocar cabos SATA, inverter os cabos, testá-los todos no meu HD que está funcionando e eles estão bons, cabo não é. O HD do cara também está 100%.

Se hds sata realmente não precisam de jumpers, só pode ser alguma config de BIOS, não?

Obrigado Shura e Lord Thanwer pela ajuda.

Postado

Se os HD's independentemente funcionam normalmente, no mesmo canal, pode ser sim uma configuração na BIOS...de qual placa-mãe estamos falando?

Postado

Certo. Você tem 2 canais SATA. Conectando os HD's, vai na BIOS e verifica se os mesmos estão sendo detectados. Se estiverem, provavelmente vai ter que mexer na ordem de boot dos HD's, pois eu já tive uma placa semelhante a esta, e sempre que se conectava um outro HD, ele dava prioridade de BOOT para este novo (não entendo a lógica disso, pois e você já tem um HD instalado, obviamente o sistema operacional vai estar neste, e não no novo). Essa ordem se não me engano, você olha na guia "Boot" da BIOS, lá tem algo relacionado a ordem de prioridade dos HD's...vai ter que colocar o teu como sendo o primeiro. Feito isso deve rodar normalmente...

ACHO que era isso.

Postado

1) Tente plugar os cabos SATA dos HDs de tal forma na Placa-Mãe, que no SETUP o que tem o sistema operacional apareça em primeiro lugar e o outro em segundo lugar.

Se estiverem na ordem certa, o Boot se dará normalmente e no Gerenciador de arquivos do Windows o seu HD original parecerá e o segundo não.

Se estiverem na ordem errada, o sistema não iniciará.

Nenhum dos dois HDs precisa mais de Jumpers.

2) Vá em Painel de Controle\Ferramentas administrativas\Gerenciamento do computador\Gerenciamento de disco.

Se o segundo HD aparece lá, atribua uma letra a ele.

3) De Boot, veja se no Gerenciador de arquivos do Windows (Windows Explorer) esse segundo disco já não aparece com a letra que você atribuiu a ele.

Abraços,

Victor

05062010

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!