Ir ao conteúdo

Herança em java

MrsMlcBlz

Posts recomendados

Postado

Ola. Estou com dificuldade para desenvolver um programa com 5 classes sendo 1 delas a pai, de um Biblioteca. Não sei se nas classes filhas coloco Livro, Usuário, Leitor ou ainda Funcionário. Se alguém puder me ajudar a montar pelo menos as representações deste sistema em UML agradeço.

Postado

Como analogia à herança, você pode lembrar do ditado "filho de peixe, peixinho é", ou seja, um peixe não poderá ter um cachorro ou um elefante como filhos, por exemplo. hehehe

Sendo assim, sempre faça a pergunta: "A é um(a) B?", onde A representa a classe filha e B a classe pai. Exemplos:

Temos as classes Usuário, Fórum e Administrador.

- Um usuário É UM fórum? Não.

- Um usuário É UM administrador? Não necessariamente.

- Um fórum É UM usuário? Não.

- Um fórum É UM administrador? Não

- Um administrador É UM usuário? Sim.

- Um administrador É UM fórum? Não.

Mas claro, essas perguntas você faz a você mesmo, mentalmente.

Ou seja, nossas classes ficariam assim:

class Usuario {
...
}

class Administrador extends Usuario // um administrador É UM usuário {
...
}

class Forum {
...
}

Já relacionado ao UML, teríamos as classes Usuario e Forum, além da classe Administrador, que possui uma seta de herança (seta com triângulo, branca) apontando para Usuario.

Só pra aproveitar, composição e agregação usam a mesma ideia, só que ao invés de É UM, você pergunta se TEM UM (Forum TEM UM Usuário? Sim, vários, logo objetos da classe Usuario são agregados em Forum).

Espero ter ajudado. ;)

Postado

Obrigada pela sugestão, mas to com dificuldade na classe Biblioteca em si, outros assuntos para mim seriam mais fáceis, como é um projeto e o professor que escolhe esse não to assimilando muito bem hehe valeu

Postado

Você já fez as outras? A gente sempre deve começar nos mais simples e depois no mais complexo. Ficar pensando muito no complexo antes mesmo de começar só prejudica.

Postado

Pois é, to tentando mas ta complicado, fiz a classe pai Biblioteca e as filhas como sendo Funcionário, Leitor, Cliente, Livro. Acho que falta ideia de como montar esse sistema. valeu

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!