Ir ao conteúdo

Sugestoes de Projetos de Eletronica com PIC

Andryas

Posts recomendados

Postado

Seguinte moçada,mais um semestre se aproxima do fim e termino com a mesma sensação de não ter aprendido muita coisa em 1 ou 2 disciplinas.

No meu caso, uma delas foi Eletronica.Após ter patinado feito uma morsa numa pista de gelo para terminar um projeto de um controlador de temperatura com PIC16f876a, me vejo obrigado a fazer algum projetinho nessas ferias, com o intuito de preencer algumas lacunas que se formaram ao longo desses meses(mesmo que meu curso seja de Computação).

O meu erro-provavelmente do curso tb-,talvez tenha sido encarar um projeto dessa envergadura sem conhecimento algum de programação em C PIC. Na verdade eu entendo C,mas as rotinas,bibliotecas e detalhes existentes nesse C para PIC não são faceis.Principalmente quando se trabalha com interface ADC e um LM35,por exemplo.

O projeto, então, ficou na aplicação dos conhecimentos visto nas aulas teoricas(montagem do circuito) e na caça a codigos prontos para o nosso projeto(obviamente, este ultimo foi o mais árduo.Achamos muito codigo para o PIC16f877a,alguma coisa para o 16f86 e ainda assim, incompleta).

Assim, pergunto a vocês:

-Qual a melhor forma de encarar um trabalho desses?

-Conhecem sites onde há todo o projeto bem detalhado, incluindo o codigo explicadinho(Vimos varios casos de pessoas que publicavam seus projetos,mas com codigos de terceiros)??

-Que sites vocês frequentam para projetos?

Abraços!

Postado

Bom não existe padrão para se fazer projetos com microcontroladores, cada usuário sabe como faz.

Mas existem algumas boas praticas que ajudam a organizar e entender o que você esta fazendo.

- Primeiro o que será a sua aplicação;

- Quais hardwares devo colocar para trabalhar com PIC (ex.: se vou converter temperatura, como deve ser o circuito de amplificação antes do sinal analogico chegar ao PIC)

- Determinado os hardwares, deve se pensar em como ficaria o algoritmo principal do mcu , no caso a função main, o que esta devera fazer.

- Montar primeiro o hardware, monte um bloco e teste ele sem o PIC, isso ajuda a fazer o debug do projeto mais rápido, pois você tera a certeza que o hard esta funcionando ou nao.

- Hardware montado, testado e em ordem, passemos ao software, nesse ponto ja nao tenho muito a sugerir pois cada um faz do seu modo, mas é interessante proceder com diagramas de blocos do codigo isso ajuda a se familiarizar com a IDE.

-Programe com o datasheet do MCU junto com você ele é uma valiosa fonte de consulta e tem sempre a maioria das respostas

- leia sempre o header (aquivo . h) do mcu, la existem as definições de pinos e configurações de cada IDE.

Qualquer duvida, sinta - se a vontade.

Abs,.

Postado

valeu pelas dicas, Felipe

Quais compiladores para PIC vocês usam? Para iniciantes, faz diferença entre CCS(o que estou usando),Hi-Tech C e outros?

E kit de gravação para o PIC, qual recomendam?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!