Ir ao conteúdo

Ligar e desligar leds do cooler

Freelife

Posts recomendados

Postado

Fala galera...

Já tenho um esquema para ligar e desligar leds que eu criei, porém preciso desligar os leds do cooler.

Pelo que ví, cada led tem seus fios independentes vindos da placa do cooler.

Eu quero ligar o fio positivo em uma chave on/off.

Poss fazer assim:

leds.png

Só para entenderem, o desenho do lado esquerdo é como é hoje, o do lado direito é o que eu quero fazer.

o que acham?

Preciso fazer isso hoje.

Att.

Freelife

• Membro VIP
Postado

Você tem que verificar se eles estão em série ou paralelo. Se estiverem em série, possivelmente sua nova configuração dará certo.

Repare que no desenho da direita eles estarão em série. Mas creio e muito que originalmente, conforme o desenho da esquerda eles estejam em paralelo.

Não acha mais fácil na hora que abrir, apenas puxar a alimentação pra fora e ligar na chave ao invés de mudar o cabeamento conforme o desenho?

Abraços

Postado

Bom dia...

Sobre a ideia de puxar para fora e depois ligar a chave.

Nesse caso, não é a mesma coisa que ligar em série?

Se eu ligo todos os fios positivo do led na chave, e depois distribuo novamente para os leds usando um fio para cada led, não é a mesma coisa?

ACho que é melhor um desenho né?!...

leds.png

Isso dá no mesmo resultado de ligação em série?

valeu pela resposta.

Abç

• Membro VIP
Postado

Pra falar a verdade, eu pelo menos estou confuso com seus desenhos....

Para facilitar o seu entendimento, fiz um rabisco aqui do que é "série" e do que é "paralelo".

O desenho de cima é uma ligação em paralelo, consequentemente o de baixo série:

95524912.jpg

O primeiro arranjo poderia também ser sem aquele resistor naquela posição e sim 1 pra cada led "descendo" com ele, o que, escolhendo-se o resistor adequado, seria a mesma coisa, pois seriam resistores em paralelo. Mas acho difícil o fabricante ter feito isto pois sempre visa o menor custo além do espaço físico ocupado.

Repare que no de baixo (série), se um dos led's queimar ele abre o circuito, ou seja, todos os led's iriam parar de funcionar. E duvido muito que o fabricante ia fazer isso, mas não é impossível.

O que aparentemente você quer fazer é deixar em série, o que não é um bom negócio. Por isso disse aquilo acima.

Coloquei a posição ideal da chave ali no desenho. Então o que deveria ser feito, como citei, é "puxar" a alimentação dos led's pra fora, ligar na chave e depois mandar pra dentro de novo, assim você não altera o ligação já feita.

Deu pra entender?

Abraços

Postado

nunca fui bom em desenho... quanto mais em esquemas.. rsrsrs

valeu.

Eu só estou em dúvida pelo seguinte, não tem resistência visível no cooler. Por isso falei de puxar os fios, ligar na chave e depois mandar de volta 1 fio para cada led.

nesse seu desenho de paralelo, a única coisa que seria diferente é que da chave sairia 1 fio, +/- assim:

leds4.jpg

Acho que é a mesma coisa né?! a única diferença é que no meu desenho não tem a resistência...(Além de não ser bom é claro... rsrrs)

O que dá para ver é que os fios que ligam os leds, saem direto da placa do cooler, e não dá para ver se dentro da placa tem resistor ou não.

Abç

• Membro VIP
Postado

Sim é a mesma coisa se o resistor estiver antes da chave ou depois dela, mas com certeza tem que estar antes dos fios se dividirem... pois senão em 3 deles não haveria resistência, passando uma corrente alta que os queimariam instantâneamente.

O resistor existe, só não sei te dizer aonde... um resistor destes é bem pequeno visto a potência dissipada. Em um LED praticamente nao há resistência, assim, se não houvesse o resistor, passaria uma corrente altíssima como disse. Ele é quem diz o quanto de corrente irá passar. Talvez até mesmo ele esteja soldado ali no interior...

Abraços

• Membro VIP
Postado

Fios nem chave consome nada. Só repare na hora das ligações quando se passa por algum componente. Você pode ter um fio maior que o outro (neste caso) por exemplo que não vai ter problema algum.

Se ligado corretamente, a corrente será igual em todos os fios, no momento que passar por um fio só (ou na chave por exemplo) será a somatória dessas correntes.

O que eu disse é pra você reparar na hora da ligação se está fazendo a ligação série ou paralelo corretamente... e não "pulando" nada. Evitando curtos ou coisas assim.

Abraços

Postado

Entendi... Valeu pelas respostas...

Vou fazer e assim que tiver terminado posto umas fotos.

valeu e fiquem no aguardo.

Abç

Att.

Freelife

Postado

Bom dia galera...

Então... Fiz a adaptação como sugerida pelo renf.

Esse vídeo que está abaixo mostra o resultado. É coisa simples, mas acho que o começo é sempre do simples.

Agradeço a todos que ajudaram.

Espero que esse vídeo ajude outras pessoas.

Abç

Att.

Freelife

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!