Ir ao conteúdo

Existe diferença de drivers para Win XP 64 e 32 Bits??

mumu2000

Posts recomendados

Postado

Instalei o XP e tentei baixar o driver da minha placa de vídeo Geforce mx 4000, o drive que baixei é de windows 64bits, na hora da instalação não rolou.

Pergunta: Tem diferença de drivers entre os Windows 32 e 64 bits????

Postado

sim, um sistema operacional de 64 bits utiliza uma arquitetura "um pouco diferente" de um sistema 32 bits. Uma das diferenças seria a capacidade de aproveitar-se melhor de processadores multi-nucleares...

Se o seu SO for 32 bits, drivers também deverão ser para SO 32 bits, mesma coisa o de 64 bits...

Postado

Sim. A plataforma 64 Bits possui muitas diferenças na sua estrutura em comparação a plataforma 32 bits. Os drivers trabalham em um nível muito baixo no sistema operacional e este nível exige que o driver tenha total suporte para plataforma 64 bits. Por isso é obrigatório usar drivers específicos para plataforma 64 bits.

A plataforma 64 bits é tão diferente da plataforma 32 Bits, que nem os programas feitos para a paltaforma 32 bits não funcionam. Aì vocÊ vai me dizer que já viu alguém rodando programas 32 Bits em Windows 64 bits. E você não se enganou. O fato é que existe um recurso implantado no Windows 64 bits que se chama "Windows on Windows" que permite virtualizar a plataforma 32 bits para os programas que são 32 bits e estão rodando na plataforma 64 bits. Se não fosse esse recurso, um software 32 bits não rodaria no Windows 64 Bits.

Se você entrar no gerenciador de tarefas (Botão direito na barra de tarefas -> Gerenciador de Tarefas e vá a aba processos) e você verá que os programas 32 Bits possuem um sinal (exemplo.exe*32) que indica que aquele aplicativo é 32 bits e está rodando sobre virtualização no Windows.

Essa virtualização não deixa o Windows mais lento. Ela nasceu, se eu não me engano, no Windows 2003 Server e depois passou para o Windows XP 64 Bit Edition, chegou no Vista (funcionando 100%) e no Seven que também funciona.

Mas este recurso é válido só para programas. Os drivers estão fora e precisam ser nativamente compatíveis com a plataforma 64 Bits.

Abraço!

Postado

uma das maneiras é ir em iniciar>executar>dxdiag

na guia sistema, tem uma parte escrito "Informações do Sistema"

logo abaixo, procura por Sistema Operacional.

Ex.:

Sistema operacional: Windows 7 Ultimate 32 bits (6.1, Compilação 7600)

Postado

Problema resolvido galera. Não me pergunte como, mas quando reinstalei o xp coloquei tambem um gravador de cd e depois de todos os testes possiveis que fiz só restou tirar o gravador de cd, e batata.... os vídeos voltaram a rodar normamente.

Alguem tem alguma explicação para isso acontecer? a relação que existe nisso...

Abraços

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...