Ir ao conteúdo

Triac Logico (dimmer) Ajuda Urgente!!! Onde comprar...

ticoso08

Posts recomendados

Postado

Bom noite a todos os membros desse incrivel forum..

Vamos direto ao assunto...

Irei realizar um projeto que em um determinado momento farei o uso de Dimmers.

Assim como sugerido pelo AppNotes da microchip http://ww1.microchip.com/downloads/en/AppNotes/91094A.pdf

Pesquisei e entendi como funciona os Triacs com seu gate sensiveis porém Estou desesperado por nao conseguir achar nenhum lugar no brasil que venda esse tal triac logico (sensivel) (da teccor existe o da familia L4004) mas nao acho para vender em lugar algum.

então venho pedir ajuda deseperamente a vocês para me informarem onde eu consigo comprar? Fui ja na santa Efigenia em varios lugares e tudo que eu consegui foi um tryristor MCR25 que o cara falou que era a mesma coisa mais pelo visto nao é...

Muito obrigado

Tico

Postado

Bom a vantagem desse tipo de triac é sua corrente de disparo realmente pequena, permitindo seu disparo bem no inicio do semiciclo, por outro lado você poderas usar outros modelos mais comuns, a unica diferença é que o valor da corrente de disparo será um pouco maior, logo ele so ira conduzir/cortar um pouco mais acima do zero, eu mesmo fiz uma versao IR desse dimmer so que com um BTA24, e usei um algoritmo diferente do disponivel pela microchupa.

Faça o teste com outros triacs o importante é você modificar o algoritmo para este trabalhar melhor com triacs menos seinsiveis.

ABs.

Postado
Bom a vantagem desse tipo de triac é sua corrente de disparo realmente pequena, permitindo seu disparo bem no inicio do semiciclo, por outro lado você poderas usar outros modelos mais comuns, a unica diferença é que o valor da corrente de disparo será um pouco maior, logo ele so ira conduzir/cortar um pouco mais acima do zero, eu mesmo fiz uma versao IR desse dimmer so que com um BTA24, e usei um algoritmo diferente do disponivel pela microchupa.

Faça o teste com outros triacs o importante é você modificar o algoritmo para este trabalhar melhor com triacs menos seinsiveis.

ABs.

Felipe,

Eu realmente nao iria usar o algoritmo da microchip mas precisava saber se esse triac que você me passou se enquadra no questao de sensivel pois estava querendo ligar a porta do pic direto no gate, assim podendo ativar o triac com um proprio pulso do microcontrolador. Ou precisaria ligar o microcontrolador em um transistor e depois no gate?

Abs e obrigado pela ajuda

Postado
na verdade teria q ligar a um optodiac ,q isola o circuito de corrente alternada do circuito digital,e o diac faz o disparo do triac.

então jorge conversei com umprofessor meu e ele me disse que o triac logico (sensivel) eu seria capaz de utilizar somente ele e fazer todo o disparo do triac utilizando somente o PIC..

Abs

então ninguem sabe do que eu estou falando?

abs

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...