Ir ao conteúdo

Como configurar o Debian/Squeeze ?

guilhermekuhl

Posts recomendados

Postado

Galera, no meu trampo existe um servidor de internet com Linux Debian/Squeeze, e um sevidor de dados com o Windows Server 2003. A distribuição de sinal para as maquinas clientes são feitas por um Switch de 8 entradas. Sou meio leigo no assunto, mas gostaria muito de saber como é feito a configuração dessa rede, desde o servidor de internet até o servidor de dados. Eu sei configurar as maquinas clientes e tb fazer redes ponto-a-ponto, mas gostaria muito de saber como é feito esse tipo de rede que envolve o Linux principalmente. As vezes vai o tecnico dar manutenção no servidor de internet quando trava, dai ele digita um comando que também gostaria de saer qual é, que limpa o cache do sistema. O tecnico diz que o hd fica cheio. Para entrar no servidor é utilizado o Putty. Alguem poderia me dar alguma ideia de como faço para configurar esse tipo de rede ? Sempre quis aprender isso. Agradeço qualquer resposta !

Postado

vamos lá... para entender o funcionamento básico dessa rede, pesquise um pouco sobre NAT... é o que provavelmente esse servidor de internet ai também faz.

Quando o técnico diz que o disco ficou cheio e precisou limpar o cache, ele provavelmente se refere ao SQUID, que é um proxy para o protocolo HTTP e outros, pesquise sobre ele também...

Caso fique alguma dúvida sobre o funcionamento / implementações, volte aqui que o ajudaremos :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...