Ir ao conteúdo

Servidor Windows server 2003 chamando Servidor Web linux

S.V.

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

Bom, espero que alguém tenha ideia de como faze-lo, o que é bem provavel mas vamos lá!

Seguinte, tenho atualmente no meu trabalho 3 servidores windows 2003 server, um deles, chama um outro servidor, 2003 server usando IIS, para que seja a pagina principal, e nesta está contida a Intranet da empresa, cujo eu que faço.

Recentemente eu e alguns colegas trabalho, resolvemos que seria interessante ter um servidor web Linux, utilizando Joomla para deixar o site mais interessante e ser "novidade", além da praticidade com tantos templates prontos.

No entanto estou tento sérias dificuldades para que ele possa setar este servidor web linux(Já instaladinho, com mysql, php e apache funfando 100% e testado), pois não consigo coloca-lo no domínio de trabalho. Logo, mesmo setando um IP fixo(necessário já que no Servidor DHCP constantemente é feito uma limpeza dos Ip's.) ele não encontro(afinal n está no domínio.)

Acredito ser este o único problema que nos impeça que tudo isso funcione e ainda não achei a solução pesquisando na net. Caso alguém tenha tido alguma experiência com isso, por gentileza agradeço uma ajuda o quanto antes.

*Temos a intenção de migrar o atual servidor win 2003 pra Linux mas nenhum de nós tem conhecimentos específicos suficientes pra lidar com qualquer problema que venha a acontecer se implementarmos um, já com 2003 server, todos temos amplo conhecimento pra resolver problemas(Afinal é Windows né, primeira coisa que agente aprende é a resolver problemas).

Enfim, agradeço quem teve a paciencia de ler e adianto um valeu a quem puder responder.

Abraços,

S.V.

Postado

É quase isso victor, bom o que eu quero exatamente é o seguinte.

Atualmente o que tenho é:

1 máquina servidor, utilizando OS Windows 2003 server, com IIS, apache, php e mysql, que é o servidor de intranet e faz parte de um dominio

Além deste, tenho outro servidor, que faz parte do mesmo domínio, que aponta: "Olha esse cara aqui server.net é o meu servidor de intranet e vai abrir como pagina principal pra todos os usuários"

O que eu quero:

1 máquina servidor, utlizando Ubunto 10.04, com apache, php e mysql(configurados e testados atualmente) seja meu novo servidor de intranet.

O problema é... Eu não consigo fazer com que eles se comnuniquem, mesmo setando o IP fixo pra ele, pois, no active directory, essa maquina não mostra e eu não sei se era pra mostrar e falta alguma config pra isso ou se deve ser feito de outra forma. O que entendi até aqui é que não da pra colocar uma maquina com OS linux em um dominio Windows. Se tiver como acho que acabaria com os problemas, acredito que o que ta faltando pra funcionar.

Obrigado pela atenção

SV

Postado

O problema é... Eu não consigo fazer com que eles se comnuniquem, mesmo setando o IP fixo pra ele, pois, no active directory, essa maquina não mostra e eu não sei se era pra mostrar e falta alguma config pra isso ou se deve ser feito de outra forma. O que entendi até aqui é que não da pra colocar uma maquina com OS linux em um dominio Windows. Se tiver como acho que acabaria com os problemas, acredito que o que ta faltando pra funcionar.

O que você quer dizer quando diz que há um problema de comunicação?

Via ip diretamente a máquina fica acessível?

ou se está tentando acessar o nome da máquina (aquele que você definiu na instalação do ubuntu)

A minha ficha ainda não caiu :P

• Membro VIP
Postado

Nos informe a configuração de rede das duas máquinas. (IP, máscara de rede, gateway e broadcast)

Seja mais específico nesse "comunica", pois, se a máquina pinga, logo, eles comunicam.

Não confunda domínio com compartilhamento. Uma máquina pode estar fora do domínio e enxergar as outras, tudo depende como está configurado o servidor de AD.

Postado

Beleza, tentando ser mais específico:

Bom, Tudo aqui é windows 2003 server:

Servidor 1 - DHCP/DNS

Servidor 2 - Arquivos, AD

Servidor 4 - Proxy

Servidor 6 - Intranet

Estamos tentando migrar o servidor 6, para linux Ubuntu 10.04. Este foi configurado, com Apache, PHP, Mysql e Joomla. Testado e funcionando.

O problema é, queremos coloca-lo no lugar o servidor 6, que esta com windows.

Então.. como fazer para que os usuários, que utilizam windows xp em suas máquinas, ao clicar no navegador, abram a pagina da intranet que está no servidor Ubuntu?

(*)O que tentamos até agora foi setar IP fixo para o servidor ubuntu mas não deu certo. Não sei exatamente o que teria de ser feito pra dar certo também.

Essa é a questão, acho que não sei mais específico, talvez falte conhecimento para tal, sorry :(

Foi mal a trabalheira, noobs sao fodz :/

Espero que seja suficiente :D

Postado

Agora captei melhor rsrs

O negocio deve ser +- o seguinte....

Cadastre no dns um nome para essa máquina linux....

No servidor com AD, altere a GPO que aponta o site padrão das máquinas para esse novo servidor q você configurou...

Acredito que isso seja suficiente....

• Membro VIP
Postado
Agora captei melhor rsrs

O negocio deve ser +- o seguinte....

Cadastre no dns um nome para essa máquina linux....

No servidor com AD, altere a GPO que aponta o site padrão das máquinas para esse novo servidor q você configurou...

Acredito que isso seja suficiente....

O mais importante é cadastrar no DNS a nova intranet. Porém, a princípio, se esse ubuntu mantiver o mesmo IP do antigo servidor(com o mesmo endereço de acesso), nem vai precisar mexer em nada, já que o que vai mudar é o servidor e o modo como foi construído a página, não o endereço e o nome da máquina. A não ser que eles não mantiveram as mesmas informações de rede....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...