Ir ao conteúdo

Problemas com o build do codeblocks

Nina Sa

Posts recomendados

Postado

Oi galera, to com dificuldades para usar o codeblocks. Instalei a versão 10.05 sem problemas, mas fiz um programa simples de teste:

#include<stdio.h>

#include<stdlib.h>

int main(){

printf("Oi");

system("PAUSE");

return 0;

}

salvei, e depois quando clicko em build, não acontece nada. A opção build options não está disponível pra mim. Já não sei o q faço, se puderem me ajudar agradeço imensamente.

Postado

O meu computador é 64bit e o mingw32, então pesquisei no fórum do codeblocks e encontrei a seguinte instrução

"Aqui está a maneira mais fácil que eu encontrei para configurar Code:: Blocks e MinGW para 64-bit compilação em MS Windows ...

Recentemente encontrei este site: http://www.drangon.org/mingw/

Vá lá e pegue o arquivo (ou mais recente): mingw-W64-bin-x86_64-20100709.7z

Obter 7zip Obter 7zip

Abra o mingw-W64 arquivo com 7zip, selecione Copiar para e escolha uma localização para extrair os arquivos.

Localize a pasta que você acabou de extrair mingw64, clique direito sobre ele e Cut / Paste-lo em um caminho sem espaços (ie C: \). Caminho completo deve ser como "C: \ mingw64".

Open Code:: Blocks e clique em Configurações> compilador e depurador. Sob selecionados Compiler, clique em Copiar. Na próxima caixa, Compiler digite algo como "MinGW de 64 bits" e clique em OK.

Em seguida, na guia executáveis Toolchain, eu tinha que clicar no botão Procurar ao lado de cada opção e navegue até a pasta C recém-criado: \ pasta mingw64 \ bin para definir cada opção da seguinte forma (apenas mudando o principal caminho para o compilador não funciona) :

Compiler diretório de instalação: C: \ mingw64

C compiler: gcc.exe

C++ compiler: g++.exe

Linker for dynamic libs: g++.exe

Linker for static libs: ar.exe

Debugger: There isn't one for MinGW 64-bit yet, clear this and leave it blank Debugger: Não é um MinGW para 64 bits ainda, claro isso e deixar em branco

Resource compiler: windres.exe Recursos do compilador: windres.exe

Make program: make.exe Fazer programa: make.exe

Após um teste de compilação, GnuWin32 File diz:

Win64 Test.exe; PE32+ executable for MS Windows (GUI) "

Mas mesmo assim não aconteceu nada.

• 3 semanas depois...
Postado

Bem, a resolução é mais sinples do que parece. Se você verificar na guia ToolChain executables em Settings->Compiler and Debbuger settings e na guia ToolChain executables, você verá que ele acessa uma pasta que sequer deve existir no seu PC. Por padrão ele deve tentar acessar C:\Mingw, que obviamente não existe.

Eis a solução:

Basta indicar o verdadeiro caminho da pasta, no entanto a versão 10.05 não contém a pasta, provavelmente bug. Você pode então outra soluções. Baixar a pastas, que está diponível no site do fabricante, ou apenas indicar a pasta de um outro compilador, se estiver rodando um outro, como Dev-C.

Fiz o teste aqui em casa e indiquei para que acessasse a pasta do Dev-C e rodou perfeitamente.

Boa Sorte!

MAITA

• 1 ano depois...
Postado

Graças a o MAITA fui no caminho citado:

Settings->Compiler and Debbuger settings

e na guia ToolChain executables cliquei no boatão auto-detect e ele detectou a pasta do dev c++ automaticamente,

valeu pela ajuda.

• 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...