Ir ao conteúdo

P7p55d Deluxe nao reconhece Dual Channel de G.Skill ddr3-1333 pc310666

rennerssj4

Posts recomendados

Postado

Bem galera e o seguinte, Estava mexendo no Pc normalmente em Dual channel 2048Mbx2 com as memorias nos canais A1 e B1, do nada o PC da uma Blue Sreen, e quando reiniciou não reconheceu como Dual channel e atua como 2 GB, fui na bios e dei 1 default nela, voltou a reconhecer os 4 gb normalmente, mais depois de reiniciar o pc 1 vez ele voltou a reconhecer somente 2 GB, e so funciona os 4 Gb quando ligados no A1 e no A2 so que assim eu perco o dual channel da placa. Ja tentei limpa-las e nada so q 1 das memorias aparece 1 filamento de cobre ate a metade queimado, mais quando ela e ligada sozinha ela e reconhecida, e em A1 e A2 também, ai que acho estranho.

Alguem sabe o que pode ter acontecido? o pc estava funcionando normalmente a 10 meses sem nem 1 erro so este agora que me apareceu.

Bom Obrigado pela atenção aguardando respostas.

i7 860 2,80

p7p55d Deluxe

memoria Gskill f3-10666cl8d-4gbhk 2048mbx2

Microsoft Windows: Windows 7 64

HD 4890 vapor x

OCZ 600w

Postado

Nao, Tanto que da primeira vez q eu dei defeut na bios ele funcionou, e depois parou do nada. Estava 10 meses em funcionamento sem nem 1 problema.

ele esta limpo e nem 1 contato esta estragado pelo visto =/

• Membro VIP
Postado

Parece que essa memória realmente queimou, pelo menos alguns componentes já estão danificados.

É bom você testar em outra máquina, apesar de que, pela descrição, é quase certo que não irá funcionar bem.

• 5 semanas depois...
Postado

Boa Tarde,

Bem amigo, Minha memoria foi mandada pra garantia e realmente apresentou defeito, nao especificaram o que foi.

ME deram uma memoria similar mais muito boa tambem, porém o Dual channel , nao funcionou com ela tambem. o que pode estar acontecendo agora?

Será que a antiga memoria danificou a placa mãe?

SE for isso, eu posso fazer algo para que a loja da memoria troque minha placa-mãe? Mesmo sendo de lojas diferentes?

Caso nao possa fazer mais nada, melhor deixar a memoria em dimm , ou comprar outra placa-mãe?

Fazer um over no pc "compensaria" alguma perda da memoria em Dimm?

Galera, e Observei outra coisa, deixei ontem meu pc fazendo download e fui pra escola,

quando eu cheguei estava em 95% de uso da memoria, e hoje ocorreu a mesma coisa!!!

AFF

alguem sabe o que pode ser?

• Membro VIP
Postado

Para o dual channel funcionar, é necessário uma memória IGUAL. Não sendo igual, o dual channel é desativado.

O dual channel é uma técnica sem graça, não acrescenta nem 7% de desempenho a máquina. Isso dependendo da aplicação, já que em jogos muito pouco é acrescentado.

Postado

O kit do dual channel é novo eu troquei o par das memorias brother.

Mais e o problema do pc ficando em 95% do uso das memorias?

Isso ocorre quando eu deixo ele ligado e nao mexo durante umas 5 horas...

ë possivel q o slot tenha queimado? algum lugar arruma isso?

A alguma opção na bios que desativa ou ativa a funçao do dual channel?

eu atualizei a minha placa-mãe pra ultima BIOS disponivel a placa-mãe e uma p7p55d-Deluxe, e mesmo assim o Dual channel nao voltou.

OBS: com a primeira memoria, quando ela parou de funcionar o Dual channel, EU dei um Default na bios e ela voltou a reconhecer os 4gb em Dual channel.

Mais logo apois reiniciar o pc uma vez ela voltou ao normal. Será que a bios ta Paulada?

A como "resetar a placa-mãe"de alguma outra maneira.?

• Membro VIP
Postado

Você está confundindo as coisas. Só porque o uso está em 95 % não quer dizer um problema da memória. Isso é uso da memória, você precisa analisar o que está consumindo...Temos vários tópicos falando disso, dê uma pesquisada.

O dual channel depende, também, do chipset da placa mãe. Se as memórias são exatamente iguais (precisa ser exato), precisa ver se estão no slot correto e, também, se são compatíveis com o chipset.

Postado

Amigo São Sim , As memorias estão nos slots Corretos A1 e B1.

E tambem são aceitas na minha placa-mãe. O modelo da memoria que peguei é o:

Memória G.SKILLl Ripjaws Series 4GB (2 x 2GB) 240-Pin, DDR3-1333 (PC3 10666) Dual Channel - F3-10666CL8D-4GBRM

O Channel pelo menos energia pra memoria está passando pois mesmo nao reconhecendo ela, o (B1 azul) mas a memoria esquenta.

será que se eu resetar a bios Da MB. A placa-mãe pode voltar a reconhecer o Dual channel

ou está chance é nula?

Postado
Para o dual channel funcionar, é necessário uma memória IGUAL. Não sendo igual, o dual channel é desativado.

O dual channel é uma técnica sem graça, não acrescenta nem 7% de desempenho a máquina. Isso dependendo da aplicação, já que em jogos muito pouco é acrescentado.

É preferível que sejam memórias iguais, semelhante àquelas que vem em kits, para maximizar a compatibilidade, mas o Dual Channel pode sim funcionar com memórias diferentes, só que existem chances de não funcionar adequadamente. Quando funciona, todas as especificações relativas à memória são limitadas àquele pente que é o mais lento da jogada e o que possui menor tensão de trabalho.

Um exemplo recente: comprei um notebook Asus K40IJ e ele veio apenas com 2GB DDR2-667; aproveitei uma oportunidade com uma amiga minha que estava no Rio de Janeiro e pedi para ela comprar um pente DDR2-800 para fazer o upgrade dele para 4GB (o preço das memórias de diferentes velocidades era praticamente idêntico, então optei pela mais rápida). Ao realizar o upgrade, religuei o note, fui no Everest e confirmei que o Dual Channel fora perfeitamente ativado. Até pensei em adquirir 2 memórias idênticas para o upgrade, mas acabei descobrindo na hora de realizá-lo que o pente que acompanha este note é soldado na mobo e usa chips diferentes da que eu adquiri. Ainda bem que não o fiz, senão o preju seria grande :( Em todo caso, o Dual Channel está ativado e perfeitamente funcional.

Se o Dual Channel é uma técnica sem graça, eu não sei, mas prefiro ganhar os 7% a mais na performance do que perdê-los ^_^

O Dual Channel depende de onde está instalado a controladora de memória; se é no chipset, vai depender das specs dele, agora se é da própria CPU (controladora integrada, conhecido também como IMC), vai depender das specs desta última. No caso da plataforma dele, que é idêntica à minha, a dependência se encontra na IMC da CPU, ou seja, é ela que dita as regras de compatibilidade, qual a máxima frequência padrão utilizável, a máxima tensão de trabalho, etc.

rennerssj4, esse seu problema surgiu recentemente ou já tem certo tempo? Eu já vi casos semelhantes a este aqui mesmo no fórum e o culpado era justamente o soquete da mobo, que tinha pinos entortados e que por conta disso não faziam contato com a CPU; isso causava o não reconhecimento da quantidade completa de RAM existente e, provavelmente, a não ativação do Dual Channel (eu realmente não lembro, mas é bem capaz dele não ter sido ativado).

Antes de tudo você precisa confirmar se existe algum problema nestas memórias novas que você adquiriu. Sugiro, então, que você baixe o Memtest86+ (é fácil de encontrar no Google), faça o download da versão que você achar mais conveniente (a do CD de Boot ou a de pendrive), siga as instruções de como proceder com a instalação da versão escolhida e realize o teste de cada memória individualmente, no primeiro slot azul claro ou mesmo no primeiro slot da esquerda para direita, caso seja este outro slot o não funcional. O Memtest86+ deve ser iniciado durante o boot do sistema, então você deve configurar para que o drive de CD/DVD ou a unidade removível (pendrive) esteja como prioridade na lista dos dispositivos de inicialização do sistema (menu Boot no Setup da mobo).

Deixe o teste realizar pelo menos 3 loops completos em cada memória, mas quantos mais loops forem realizados, mais preciso será o teste. Se houver qualquer tipo de erro, o programa indicará por intermédio de faixas vermelhas e existe um local onde ele mostra o contador de erros. Se houver algum erro, é provável que as memórias estejam danificadas, ou mesmo o próprio slot da placa. Para realmente confirmar a informação, se você puder realizar este mesmo teste em outro PC, seria o ideal.

Se nada for constatado nas memórias seja no seu PC ou no outro de teste, então pode condenar a mobo, pois existe algum dano físico a ela, seja no slot de memória ou no soquete do processador.

Falouws :cool:

Postado

EagleMan_, Foi o seguinte,

Estava usando o kit de memorias Dual Channel de G.Skill ddr3-1333 pc310666 Durante 12 meses sem problemas, quando do nada o pc deu Tela azul, e quando reiniciou voltou com apenas 2 Gb, ainda com estas memorias de um defaut na bios e reiniciei , apos fazer isso o pc voltou a reconhecer 4 GB normalmente, mais depois de outro reset no pc voltou apenas a reconhecer 2GB.

Sendo assim mandei as memorias Dual Channel de G.Skill ddr3-1333 pc310666 para a garantia a qual realmente acusaram um erro. Sendo assim a loja pluG informatica me mandou outro kit de memoria que foi o Memória G.SKILLl Ripjaws Series 4GB (2 x 2GB) 240-Pin, DDR3-1333 (PC3 10666) Dual Channel - F3-10666CL8D-4GBRM no qual quando instalado no PC tambem nao reconheceu o Dual channel. Observei que ao deixar o pc ligado sem abrir nada Com as memorias em DIMM reconhecendo 4GB e sendo assim ela ia subindo a ultilização das memorias ate chegar em 95% e ficava totalmente Travado.

Então sem ter outra solução acabei de formatar o PC e estou instalando os Drivers para fazer um novo teste para ver se pelo menos as memorias param de ficar com 95% da sua capacidade depois de um tempo.

Em relação ao dual channel. Nao sei o que é pois oPC estava funcionando normalmente a quase 1 ano e do nada depois de uma blue screen começou com este verdadeiro *********, ainda nao testei o dual channel com ele formatado pra ver se voltou a reconhecer, no momento estou na faculdade e assim que chegar executarei o teste.

Mesmo assim gostaria de saber se vocês possuem alguma solução para me dar ou alguma

dica do que fazer, desde ja agradeço.

Postado
EagleMan_, Foi o seguinte,

Estava usando o kit de memorias Dual Channel de G.Skill ddr3-1333 pc310666 Durante 12 meses sem problemas, quando do nada o pc deu Tela azul, e quando reiniciou voltou com apenas 2 Gb, ainda com estas memorias de um defaut na bios e reiniciei , apos fazer isso o pc voltou a reconhecer 4 GB normalmente, mais depois de outro reset no pc voltou apenas a reconhecer 2GB.

Sendo assim mandei as memorias Dual Channel de G.Skill ddr3-1333 pc310666 para a garantia a qual realmente acusaram um erro. Sendo assim a loja pluG informatica me mandou outro kit de memoria que foi o Memória G.SKILLl Ripjaws Series 4GB (2 x 2GB) 240-Pin, DDR3-1333 (PC3 10666) Dual Channel - F3-10666CL8D-4GBRM no qual quando instalado no PC tambem nao reconheceu o Dual channel. Observei que ao deixar o pc ligado sem abrir nada Com as memorias em DIMM reconhecendo 4GB e sendo assim ela ia subindo a ultilização das memorias ate chegar em 95% e ficava totalmente Travado.

Então sem ter outra solução acabei de formatar o PC e estou instalando os Drivers para fazer um novo teste para ver se pelo menos as memorias param de ficar com 95% da sua capacidade depois de um tempo.

Em relação ao dual channel. Nao sei o que é pois oPC estava funcionando normalmente a quase 1 ano e do nada depois de uma blue screen começou com este verdadeiro *********, ainda nao testei o dual channel com ele formatado pra ver se voltou a reconhecer, no momento estou na faculdade e assim que chegar executarei o teste.

Mesmo assim gostaria de saber se vocês possuem alguma solução para me dar ou alguma

dica do que fazer, desde ja agradeço.

Foi como falei acima: se após você realizar os testes com o Memtest86+, ele não constatar erro algum, mesmo que em outro PC diferente, as memórias estão OK e o problema é na placa-mãe, de ordem física, provavelmente causado pela memória defeituosa do seu kit anterior que ferrou o segundo ou o primeiro slot azul claro.

Se a placa ainda reconhece os 4GB, mesmo que sem o Dual Channel, das duas, uma: ou você usa os 4GB em Single Channel mesmo, ou você tenta mandar a mobo para RMA. Caso a garantia tenha acabado e você ainda quiser de qualquer jeito usar as memórias em modo Dual, o jeito vai ser adquirir outra placa-mãe, pois esse tipo de problema é meio complicado de ajustar... Eu sei de uma loja, acredito que de SP Capital, que conserta mobos, cobrando R$ 90 pelo serviço. O que não sei dizer é o nome da loja, que não lembro agora mas acredito ser fácil de encontrar no Google, e se eles são capazes de identificar o problema e consertá-lo :(

Postado

_EagleMan_ , acho que foi isso mesmo amigo, as memorias antigas queimaram o slot azul da placa-mãe ou o bixaram mesmo. As memorias estão normais depois de formatar o pc apesar de nao reconhecer o dual channel o Single esta com os 4 GB.

ACho que no momento como apenas isso foi danificado e nao afeta tanto, nao compensa trocar a placa-mãe nem mandar consertar pois moro em minas gerais e a garantia da placa-mãe era apenas de 6 meses, ou seja ja venceu.

ACho melhor deixar como esta mesmo. melhor deixar o pc perder uns 7- 10 % doque desmbolsar 700 reais .

Postado
_EagleMan_ , acho que foi isso mesmo amigo, as memorias antigas queimaram o slot azul da placa-mãe ou o bixaram mesmo. As memorias estão normais depois de formatar o pc apesar de nao reconhecer o dual channel o Single esta com os 4 GB.

ACho que no momento como apenas isso foi danificado e nao afeta tanto, nao compensa trocar a placa-mãe nem mandar consertar pois moro em minas gerais e a garantia da placa-mãe era apenas de 6 meses, ou seja ja venceu.

ACho melhor deixar como esta mesmo. melhor deixar o pc perder uns 7- 10 % doque desmbolsar 700 reais .

É realmente complicado quando se tem uma situação deste tipo :( O jeito vai ser conviver com os 4GB sem o Dual Channel, que, mesmo perdendo performance, ela não chega a ser considerável.

Em todo caso, existem lugares onde você pode encontrar a Deluxe por menos de R$ 500. A Pichau é um deles. Mais barato que isso, só no ML, mas eu confio mais na Pichau.

Postado

Acho que traumatisei com ela, compraria está no caso, Placa Mãe Asus P7p55d-e Deluxe Usb 3.0 Sata3 Ddr3 2200mhz. Mais antes ia tentar revender está aqui pra pagar um pouco do preju antes.

Mais se eu nao ver nem 1 difereca alarmante de performace , melhor continuar assim ate trocar a plataforma ne?

Postado
Acho que traumatisei com ela, compraria está no caso, Placa Mãe Asus P7p55d-e Deluxe Usb 3.0 Sata3 Ddr3 2200mhz. Mais antes ia tentar revender está aqui pra pagar um pouco do preju antes.

Mais se eu nao ver nem 1 difereca alarmante de performace , melhor continuar assim ate trocar a plataforma ne?

Por que você não tenta assim?

1 - Desligue tudo, se possível até remova a placa do Gabinete, ou se o gabinete tiver a opção de remover a "mesa" lateral, proceda, assim fica mais fácil de montar novamente.

2 - Retire a bateria espere por pelo menos uma hora, use algo anti-estático, um produto específico para limpeza de componentes e faça uma limpeza nos slots e nos módulo a ponto que sujeira ou até mesmo verniz não atrapalhe corrente elétrica.

3 - Faça um Clear CMOS para garantir.

4 - Ao montar, use os slots de mesma cor, de preferência a cor destaque, no seu caso os azuis, no post, use a tecla "tab" para ver no arranque se o modo dual foi ativado.

5 - Se não der certo, use outras combinações para ativar o dual, por exemplo, os dois primeiros ou os dois últimos.

• Membro VIP
Postado
É preferível que sejam memórias iguais, semelhante àquelas que vem em kits, para maximizar a compatibilidade, mas o Dual Channel pode sim funcionar com memórias diferentes, só que existem chances de não funcionar adequadamente. Quando funciona, todas as especificações relativas à memória são limitadas àquele pente que é o mais lento da jogada e o que possui menor tensão de trabalho.
Postado

Ok, Mais por enquanto vou deixar como está, Daqui 1 mes comprarei um cooler para fazer over, quando for coloca-lo fazerei os procedimentos ditos acima do post. Grato.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...