Ir ao conteúdo

Como iniciar em ARM

graccula

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Estou procurando material sobre o assunto e estou mais perdido que cego em tiroteio.

Achei dois posts aqui no forum:

ARM vs PIC

http://forum.clubedohardware.com.br/arm-pic-32/806083?p=4320083

[Ajuda] Como iniciar em ARM?

http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-como-iniciar/820130?p=4396093

Gostei dos tópicos, mas são muitas opções... ARM7, ARM9, ARM11, ARM da Atmel, da Philipis, uma infinidade de versões e modelos...

Aí fui procurar por livros. Achei apenas um em portugues:

Microcontroladores ARM7 (Philips - família LPC213x) - O poder dos 32 Bits - Teoria e Prática

http://www.editoraerica.com.br/buscafinal.asp?cod=1200s&autor=Daniel%20Rodrigues%20de%20Sousa

Quando fui procurar Kits de desenvolvimento, achei de tudo, menos dessa família LPC213x....

Esse livro que eu citei acima é bom? Alguém conhece? Dá pra aprender só com ele?

E o kit? Dentre as opções que aparecem nos posts que citei, ou qual seria a melhor opção para quem está começando e vai estudar pelo livro acima?

Agradeço qqer ajuda.

Obrigado,

Renato

enfim achei um kit.

alguém conhece esse kit?

http://www.labtools.com.br/index.asp?area=22&subarea=b&idioma=por&script=produtos∏=710

Postado

Eu realmente nao conheco mas achei muito caro pelo o que ele oferece. voce olhou nos links dos outros posts? Se voce nao quiser um ARM9 como do friendlyARM voce pode achar outros kits com o mesmo preco no e-bay ou se voce nao confial nos chineses voce pode comprar um como esse :

LINK

Na Sparkfun. voce vai pagar uns 100 dolares. Mesmo com 88% de imposto ficaria 188 dolares o que é beeeem menos do que esse kit ai. voce ainda precisa de um cabo para o Jtag. Esse eu realmente aconselho voce a comprar um no e-bay que eu coloquei no outro post.

Abs

Postado

Sink00,

Obrigado pela resposta! Eu até acho interessante partir para o ARM9, mas será que esse livro de ARM7 será suficiente para eu entrar de cara no ARM9?

Esse kit friendlyARM é um sonho de consumo. Mas como achei apenas um livro em portugues e ainda sobre ARM7, fiquei com medo de comprar um Kit desses e depois montar um projeto e não achar componentes no Brasil, entende?

Ou seja, minha dúvida é se para realidade brasileira um kit desses não está muito avançado?

Valeu!

Renato

Postado

Bom, o kit por si mesmo ja tem muuuiiitta coisa nele. então por um bom tempo voce nao ira precisar de mais nada alem do proprio kit. Ele ja vem ate com uma tela LCD. ARM 7 esta meio que morrendo mas ainda tem o seu mercado. Eu iria mais para Cortex-M3. Realmente nao conheco livro então nao posso te ajudar. Quanto a componentes para depois voce interagir com o kit, seja qual ele for, no Brsil é sempre difícil comprar. Mas se voce for depender de componentes que voce encontre nacionalmente voce nao ira muito longe na minha opiniao. O melhor é sempre juntar bastante componentes que voce precise e comprar tudo de uma vez la fora. Farnell é uma opcao mas é bem cara. Mas essa dificuldade existe para qualquer tipo de aplicacao.

• mês depois...
Postado

Gradula, estou comecando a aprender a programar ARM e de cara ja vou logo avisando, nao importa o kit e sim que voce aprenda assemble e C/C++ e principalmente como trabalhar e manipular BITS... em geral voce concegue fazer tudo em C, MAS a um detalhe a maioria dos compiladores que a maioria acha fácil de trabalhar e tem um melhor desempenho sao pagos e com isso limite do tamanho do arquivo que ele gera gratuitamente... então a maioria burla e registra ilegalmente, se nao fosse por isso voce teria de fazer tudo em assembly para diminuir o tamanho do codigo final e junto com isso iria ver que a programar em pic e avr e fichinha perto dos ARMs... esse livro que voce achou e bom para voce ter uma "IDEIA" de como as coisas funcionam nos ARM7 da nxp... existe tambem outro livro que fala da familia STR7 que e de outro fabricante fora isso se nao me engano voce so vai achar livros em inglês... procure kits fora do brasil que são melhores e voce vai aprender da mesma forma... somente com dedicação...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...