Ir ao conteúdo

Ajuda com overclock Q6700 + P5N72-T Premium

eletronica

Posts recomendados

Postado

Olá

Eu tenho uma placa mãe ASUS P5N72-T Premium, um processador Intel Core2Quad Q6700 e memórias G.Skill PC2-6400 (400MHz) F2-8500CL5-2GBPK (2x2Gb).

Primeiramente vou postar as screenshots para vocês poderem analisar a minha situação.

Logo a seguir postarei os problemas que estou encontrando. Desde já obrigado!

bios2.th.jpgbios4.th.jpgbios6o.th.jpgbios14.th.jpgcpuz01.th.jpgcpuz04.th.jpgcoretemph.th.jpg

O primeiro problema, as voltagens que aparecem no OCCT: 3.3V (1,79V), 5V (4,97V) e 12V (12,22V), enquanto no voltage monitor da BIOS está mostrando 3.3V (3,37V), 5V (5,32V) e 12V (12,28V). porque será que estão acontecendo estas diferenças? Isto pode me gerar Problemas?

[RESOLVIDO] As voltagens da fonte estão dentro dos padrões.

Segundo problema: Temperatura.

Estou com um cooler ZALMAN CNPS9900 A Led CPU Cooler, e estou com temperaturas beirando os 70°C em load, conforme SS do CoreTemp, Que está no post abaixo.

Terceiro Problema: Memórias.

Estas memórias quando em modo auto, setado na BIOS, roda a 800MHz, porém, eu setei em 1066MHz que é a velocidade delas. Quando setadas em 1066MHz as latências sobem para 5-7-7-20, então setei na bios em 5-5-5-15, e aumentei a tensão para 2,10V, incrível que o boot do Windows XP foi muito mais rápido, assim, presumo que esteja correto. A minha dúvida é quanto ao advanced memory settings, que está tudo em auto, e o tRC só vai até 31 na BIOS, por isso deixei em auto para atingir os 33 atuais. Quando eu aumento a frequência da memória para 1100MHz o tRC aumenta para 36. O tRFC que está em 64, eu setei manualmete pois estava em 67 e lí que quanto menor, melhor porém tem menos estabilidade. Gostaria de saber quais valores setar nestas opções.

[RESOLVIDO] Setei as memórias em 1066MHz, 2.10V e ativei o SLI-Ready Memory, o que me permitiu chegar as latências 5-5-5-15-2T-48 Clocks (tRC) em modo AUTO sem problema nenhum. O tRFC continua em 67, pois, deixei em AUTO.

Quarto: Over voltage

As voltagens que setei foram as que encontrei na internet. Gostaria de saber quais voltagens setar para obter um melhor desempenho e estabilidade.

E por fim o BUS Seed, que eu não encontrei na bios para manipular. O Multipier está em 10X. Esta placa só faz o over baseado no FSB?

• Membro VIP
Postado

Olá,

Editei seu tópico porque não há necessidade de tantas imagens. AQUI você pode ver quais são as imagens do bios que necessitamos.

Vamos lá:

Seu primeiro problema e um erro. Não é possível um Q6700 estar com uma tensão de 1.7v e funcionar normalmente. Com essa tensão só LN2 é capaz de segurar o CPU. Esse erro eu não sei explicar com exatidão e fica difícil saber qual é a tensão real do processador para fazer overclock.

Segundo problema: 70ºC em carga máxima não é problema está normal.

Terceiro problema: As configurações da memória, como você já sabe, quanto menor melhor e para saber quais valores corretos para cada configuração, você vai ter que testar uma a uma e fazer teste de estabilidade.

Não existe uma configuração exata, cada hardware tem sua tolerância e capacidade de trabalhar de forma mais agressiva, portanto, só o teste individual de cada configuração é capaz de informar os valores corretos.

Quarto problema: Aqui fica confuso e fora do normal. As SS mostram 1.7v e se você fixou essa tensão e usa com o cooler que tem, eu não tenho resposta.

tensão não é para obter melhor desempenho, tensão é para garantir estabilidade do sistema e essa deve ser usada na medida necessária.

Ultima dúvida: O BUS SPEED não é configurado separadamente. O BUS SPEED é o produto do FSB que você fixa no bios multiplicado por 4.

Boa sorte

Postado

Primeiro de tudo, muito obrigado Ribeirocross pela baita atenção que tu destes ao tópico!!

Quanto a tensão que o processador está funcionando, se eu seto na BIOS menos tensão, vem uma tela azul dizendo hardware error. Por isso penso que deve ser alguma outra tensão, ou frequência da mobo, que está trapalhando.

As voltagens de 3,3V 5V e 12V não poderiam estar abaixo?

Existe alguma maneira mais precisa de medir as voltages?

E como faço para aumentá-las?

Quanto as memórias, eu estou me baseando no fato delas estarem configuradas correamente, para seguir em frente com o over, pois, se problema sei que não foi nelas.

As voltagens que me referí no quarto problema, são as da placa mãe, pois tendo mair estabilidade, o processador pode trabalhar mais rápido, logo, desempenho!

Como é a relação FSB, Bus Speed e multiplier?

Multiplicado por 4, pois são 4 Cores?

• Membro VIP
Postado

Oi,

Primeiro recomendo você atualizar o bios de sua placa mãe para verificar se esse erro de tensão para o processador desaparece. AQUI o link para tirar dúvidas sobre a atualização.

Segundo. É normal variar as voltagens da fonte de alimentação e estão normais.

Terceiro. As voltagens para placa mãe não é necessário alterar para FSB de até 333, pode deixar em alto.

Quarto. Não é por causa dos 4 núcleos de seu processador, o processador nada tem a ver com esse multiplicador, o multiplicador 4 (QDR) é padrão da Intel.

QDR ou Quad data rate é a transferência de dados quadruplicada que a Intel usa na sua arquitetura.

Vamos ter que acertar essa tensão maluca do processador antes de passar alguma dica para over.

Postado

Olá. A bios já está atualizada. Fiz isto semana passada quando começei a querer fazer overclock. Fiz o update pela BIOS mesmo.

Estou pensando em dar um load default na bios, e em seguida mexer somente no FSB para ver até onde vai com tudo em auto. Vou fazer isto e em seguida posto até onde foi.

Mt obrigado!

------------------------------------------------------------

Bom. Restei a BIOS, Setei tudo em auto. Memórias em 1066MHz com SLI-Ready Memory em expert, nem precisei setar as latências nem tensão, já ficou tudo em 5-5-5-15 2T e tRC em 48 clocks, perfeito.

Já o processador, o máximo que consegui foi 1170MHz, com tudo em auto.

No CPU-Z a tensão está 1.280V e o core speed 2,93MHz

Agora o que fazer para aumentar esse core speed?

Vou tentar setar esta tensão na BIOS (1.280V) e ver se consigo manter a estabilidade e a tensão mostrada no CPU-Z.

------------------------------------------------------------

Pronto, começaram os problemas. Setei na BIOS o vcore em 1.28125V, o sistema levantou e está estável. porém no CPU-Z está marcando 1.232V.

porque será que está dando esta diferença? Pode ser problema?

Então ficou assim: 1175MHz com vcore de 1.28125V.

Com mais FSB trava na tela que diz "aperte DEL para o setup", daí tenho que reiniciar e ficar apertando DEL sem parar para ele entrar na BIOS.

Postado

Vou passar o resto da minha configuração paera que facilite o processo.

Intel C2Q Q6700 - Kentsfield 65 nm - 2.66GHz (Stock) - L1 32x4, L2 4096x2

Asus P5N72-T Premium nForce 780i SLI - BIOS Phoenix versão 1001 (Atualizada)

G.Skil PC2-6400 (400 MHz) *No CPU-Z o Part Number é F2-8500CL5 2GBPK, mas este Part Number, no site da G.Skill é de uma memória PC2-8500.

2 VGAs EVGA GF 9800GT Core 600MHz, Shader 1500MHz, Memory 900MHz em SLI

Fonte Seventeam V-Force 750W Model ST-750Z-AF

Cooler da CPU Zalman CNPS9900 A Led

Cooler das memórias G.Skill

Turbulence FTB-3500C6-5

Gabinete com um cooler na frente soprando ar para dentro e um atras soprando para fora.

Controlador de coolers Zalman ZM-MFC2

Dois HDs Samsung 160GB

Um HD Samsung 320GB

Placa firewire PCIe x1 Texas Instruments

Placa de som M-Audio Firewire Profire 610

Acho que é isso.

Postado

Acho que tem alguma coisa a ver com as voltagens da placa mãe, pois setei da seguinte forma:

CPU Voltage: 1.29375V

CPU PLL Voltage: 1.50V

CPU VTT Voltage: 1.20V

Memory Voltage: 2.10V

NB Core Voltage: 1.20V

SB Core Voltage: 1.50V

1.2 HT Voltage: 1.20V

CPU GTL_REF Ratio: AUTO

_______________________________________________________________________________________

*Com exceção do VCore e Memory Volt., as outras voltagens estão na opção mais baixa que a placa aceita.

E o FSB foi até 1195MHz (subiu mais 5).

quando eu setei 1200MHz, travou no POST.

Pessoal preciso saber as voltagens máximas q posso setar, pois estou qse ficando louco de tanto procurar por isto na internet e não encontrar nada. Creio que isto vá servir para outras pessoas tb.

Postado

Cheguei ao seguinte ponto:

FSB 1333MHz

CPU Volt.: 1.45V

PLL Volt.: 1.50V

VTT Volt.: 1.30V

NB Volt.: 1.30V

SB Volt.: 1.50V

1.2HT: 1.20V

GTL_REF: +10mV

O sistema está estável, mas a temperatura do CPU está chegando em 71°C rodando o Prime95. Será que é normal chegar a esta temperatura com estas voltagens? Será que tem alguma coisa que posso diminuir?

Postado

amigo creio q esta muito alta temperatura acho q não deveria passar dos 65º,talveiz tenha q trocar a pasta termica ou melhorar ventilação do pc.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...