Ir ao conteúdo

Configurações corretas do Core i5

Qu4k3

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal, tudo bem?

Gostaria de tirar algumas duvidas com vocês, pois não conheço muito bem este mundo de Overclock, etc.

A configuração de PC que tenho é:

- Placa Mãe: ASUS P7P55-M

- Processador: Intel Core i5 750

- Memoria: 2 x 2GB Kingston

- Placa video: NVIDIA GeForce 9500 GT 1Gb.

- HD: Samsung 1 Tb

Comprei esta manquina faz algumas semanas e ainda estou "conhecendo" ela, e hoje instalei o CPU-Z para verificar um pouco sobre o Clock da maquina e tentar fazer alguns testes de overclock.

Bem foi ai que achei as coisas um pouco estranhas. Conforme o o CPU-Z, meu clock esta em 1.2 Gb (é isso mesmo??):

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1376344

Porque meu clock esta tão baixo assim? Não deveria estar proximo do valor nominal do processador que é 2.67 GB?

Eu não montei esta maquina, comprei ela montada. Será que comeram bola, deixando elas assim?

Outra coisa que gostaria de saber é como usar corretamente o TurboV e Turbo Key, para fazer OC.

Vi em alguns forums comentarem sobre o TurboV EVO, de uma placa diferente da minha.

Inclusive a versão do meu turboV é bem mais simples: http://a.imageshack.us/img541/9861/turbov.png

Inclusive, quando abro o TurboV, ele ja abre com este parametro do DRAM Bus Voltage setado em 1.605.

Da forma que esta, tentei mudar o BLCK Frequence em até 150 Mhz, mas tive uma tela azul no meu Win 7.

Se me derem uma Luz de como configurar corretamente meu core i5 (se necessario) e posteriormente como fazer overclock nele, fico muito grato.

Abraço,

Qu4k3

Postado

Vamos lá:

A unidade de frequência é o GHz e não Gb ou GB. Essas unidades são usadas para medição de capacidade ou velocidade de transmissão (caso venham acompanhadas do "/s").

O clock do seu i5 está a 1.2GHz pois o Speed Step está ativado e devidamente configurado. O Speed Step é uma tecnologia de economia de energia que reduz a frequência de trabalho da CPU (pela redução do multiplicador) e sua tensão, quando ela se encontra no estado ocioso. Isso a ajuda a reduzir o consumo, calor produzido e ruído gerado pelo cooler. No momento em que seu i5 for exigido (como num jogo, programa pesado, etc.), o clock/tensão subirão automaticamente para o valor estipulado em fábrica.

Percebi também que suas memórias estão trabalhando em Single Channel. Sua placa possui 4 slots de memória e para que as memórias possam trabalhar em Dual Channel (que aumenta a banda de acesso à memória e, consequentemente, a performance do sistema) é necessário que cada um dos pentes esteja instalado nos slots azuis da placa. Se você tiver condições de abri-la para fazer esta alteração, eu recomendo. Se não pode fazê-lo por questões de garantia ou por desconhecimento/medo de realizar o procedimento por poder causar danos ao seu PC, sugiro que o leve na loja onde o adquiriu e peça para que lá seja feita a configuração correta.

Agora, falando diretamente sobre o assunto, qual a real intenção de fazer overclock nesse PC, que possui uma CPU com performance stock excepcional? Se o intuito é aumentar a performance nos jogos, os ganhos serão insignificantes, para não dizer inexistentes. Se quer aumentar a performance neles, o melhor a se fazer é trocar a placa de vídeo por outra mais robusta, como a 9600GT, HD 5670, 5750, 4770, etc.

Além disso, a prática do overclock requer que o hardware em questão seja detalhado minunciosamente, como marca/modelo da fonte utilizada, marca/modelo do cooler utilizado, mais detalhes sobre as memórias em questão (qual tensão de trabalho, qual modelo (Value? HyperX?) e, se possível, apresentar telas da área de overclock da própria BIOS, tendo em vista que o TurboV é bem simples e não possui alguns ajustes necessários para prática do overclock como a redução da frequência de trabalho das memórias (que provavelmente podem estar impedindo a subida do clock, uma vez que com BCLK a 150MHz, as memórias estariam trabalhando a 1500MHz).

Em todo caso, eu não recomendo e nem vejo necessidade de usuários inexperientes adentrarem nesta prática, ainda mais porque o seu i5 possui uma tecnologia chamada Turbo Boost que overcloca automaticamente a CPU dependendo do nível de demanda por processamento. Se o programa estiver usando apenas 1-2 núcleos e o TDP permitir, o clock se elevará para até 3.2GHz. Caso o programa utilize de 3-4 núcleos, o clock será elevado para até 2.8GHz, caso haja espaço no TDP. O Turbo Boost funciona enquanto o TDP não ultrapassar o máximo estipulado pela Intel para esta CPU, que é de 95W.

Falouws :cool:

Postado

Fala Grande _EagleMan_ !!!

Cara, tu é expert mesmo no assunto :-)

De fato, sou inesperiente nessa area... E neste seu post acima, aprendi uma pouco mais sobre O.C. (Claro, que tenho que aprender mais ainda :-D )

Eu venho de um PC meio antigo, um athlon XP 2.4+ se não me engano, e o assunto de O.C. sempre foi um assunto que achei interessante mas nunca tive coragem e tempo para poder mexer com isso.

Quando comprei o core i5, fiquei sabendo que ele tinha o turbo buster e a asus "uma forma simples" de fazer o O.C. com o turbo V e turbo key. Então pensei: Porque não tentar experimentar agora, sobre isso :-D

O motivo principal é curiosidade mesmo, pois não uso o pc para jogos (Tenho um PS3 para isso) ou outros fins a não ser: Acesso internet e (talvez aqui eu conisga algum ganho no O.C) conversão de video que baixo da net para o PSP/PS3...

Fiz alguns testes com o TurboV e o que consegui até agora foi um travamento do windows ou uma tela azul... :-(

Falando sobre a conversão de video para o PSP/PS3, fiz um teste agora (que não tinha feito antes) onde durante a conversão eu acompanhei pelo CPU-Z o clock do processador e ele não passou de 2.9 GHz. Nesse caso eu consigo com o over, chegar no limite do speed paras esse processador?

Vou verificar estas outras informações que você solicitou Marca/modelo e posto aqui...

Sobre as memorias, de fato eu não sabia que elas estava trabalhando em Single. Vou providenciar para fazer a troca...

Valeu a pelas dicas...

Qu4k3

Postado
Fala Grande _EagleMan_ !!!

Cara, tu é expert mesmo no assunto :-)

De fato, sou inesperiente nessa area... E neste seu post acima, aprendi uma pouco mais sobre O.C. (Claro, que tenho que aprender mais ainda :-D )

Eu venho de um PC meio antigo, um athlon XP 2.4+ se não me engano, e o assunto de O.C. sempre foi um assunto que achei interessante mas nunca tive coragem e tempo para poder mexer com isso.

Quando comprei o core i5, fiquei sabendo que ele tinha o turbo buster e a asus "uma forma simples" de fazer o O.C. com o turbo V e turbo key. Então pensei: Porque não tentar experimentar agora, sobre isso :-D

O motivo principal é curiosidade mesmo, pois não uso o pc para jogos (Tenho um PS3 para isso) ou outros fins a não ser: Acesso internet e (talvez aqui eu conisga algum ganho no O.C) conversão de video que baixo da net para o PSP/PS3...

Fiz alguns testes com o TurboV e o que consegui até agora foi um travamento do windows ou uma tela azul... :-(

Falando sobre a conversão de video para o PSP/PS3, fiz um teste agora (que não tinha feito antes) onde durante a conversão eu acompanhei pelo CPU-Z o clock do processador e ele não passou de 2.9 GHz. Nesse caso eu consigo com o over, chegar no limite do speed paras esse processador?

Vou verificar estas outras informações que você solicitou Marca/modelo e posto aqui...

Sobre as memorias, de fato eu não sabia que elas estava trabalhando em Single. Vou providenciar para fazer a troca...

Valeu a pelas dicas...

Qu4k3

Bem, não me considero expert pois existem muitas minuncias que, infelizmente, ainda não domino, mas elas são voltadas para o overclock extremo, ajustes mínimos para ganhar aquele MHz adicional. O que conheço é de conhecimento geral da nação overclock, ou seja, o básico mesmo ^_^

É fato que estas novas placas da Asus vem com ferramentas que facilitam o overclock para quem está iniciando. Elas até funcionam de certa forma, mas não são tão eficientes no que diz respeito ao refinamento do overclock (aumentar a frequência e utilizar um valor de tensão que seja o mínimo necessário para estabilizar a CPU naquela frequência) e de disponibilizar opções existentes apenas no Setup da placa-mãe, que também são necessárias à prática do overclock. Eu mesmo consegui overclocar meu i5 para 3.22GHz usando o TurboV EVO, porém durante o processo eu obtive várias telas azuis na tentativa do programa de elevar o clock do processador, o que é relativamente normal de acontecer. Não que isso seja ruim (até com o overclock via BIOS o mesmo poderia acontecer), mas para um clock que se sabe que o i5 750 pode alcançar sem muito esforço, o surgimento de telas azuis no processo não pode ser visto com bons olhos.

Como já tinha certo conhecimento sobre overclock, parti para realização do mesmo direto na BIOS (o TurboV EVO foi apenas um teste, para conhecer o programa e tal), onde lá obtive o mesmo resultado que o respectivo programa, sendo que não precisei utilizar uma tensão tão alta. Na verdade, quando usei o TurboV EVO, eu o configurei para que mantivesse as tensões fixas (é provável que o TurboV tradicional não possua este ajuste) e ele tinha atingido aquela frequência sem aumentar o vcore do processador e qualquer outra tensão (tensão da parte Uncore do i5 (tudo exceto os núcleos, ou seja, o Cache L3, controlador de memória e controladora PCI-E; nessa Asus ele é conhecido como IMC Voltage); do PLL (tensão do circuito gerador de clock) e do PHC (tensão do chipset P55), mas com o overclock na própria BIOS, eu consegui utilizar uma tensão inferior (undervolt) ao valor utilizado em stock (estado padrão do processador). É por esse motivo que não faço overclock por software, mas ele é o mais recomendado para quem está começando agora (considerando que o programa tenha uma interface amigável, como é o caso do TurboV).

Com relação à conversão, aconteceram 2 coisas: ou o i5 não atingiu os 3.2GHz porque o TDP dele atingiu os 95W na frequência de 2.9GHz ou o CPU-Z foi muito lento para atualizar a frequência e acabou não mostrando o i5 atingindo 3.2GHz (que é o mais provável). Você pode realizar o teste novamente usando o RealTemp. Ele é um programa de monitoramento de temperaturas, mas que também mostra a frequência de trabalho da CPU. Sua atualização é bem mais rápida que o CPU-Z e é provável que ele mostre seu i5 atingindo os 3.2GHz durante a conversão do vídeo. Agora, se mesmo assim ele mostrar até os 2.9GHz, então a primeira opção foi a que realmente aconteceu (TDP máximo atingido). Como expliquei no post anterior, o Turbo Boost funciona enquanto ele possui "headroom", ou seja, espaço para agir: enquanto o TDP não atingir o máximo (95W), ele vai aumentando o clock conforme especificado para este modelo e no momento em que o TDP máximo for alcançado, ele cessa a elevação do clock.

Se o Turbo Boost atingir sua plenitude (3.2GHz com 1-2 núcleos ativos, sendo que os demais ficam desativados (caso o C-STATE esteja ativado na BIOS), economizando energia), do meu ponto de vista, não vejo necessidade de realizar o overclock, até porque o programa que você usa para converter os vídeos aparentemente só utiliza no máximo 2 dos 4 núcleos disponíveis. Se ele utilizasse os quatro, talvez fosse vantajoso fazer, mas com certeza ele executaria a tarefa mais rapidamente com 4 núcleos simultaneamente trabalhando a 2.67GHz em comparação com 2 núcleos a 3.2GHz.

Se todos os núcleos trabalhassem a 3.2GHz, ele realmente executaria ainda mais rápido a tarefa, porém seria gasto mais energia para realizá-la. Overclock é uma faca de 2 gumes: ele te traz ganhos de performance, sim, mas esse ganho na grande maioria das vezes vem acompanhado de um aumento no consumo de energia (que pode ou não ser considerável em comparação com o ganho de performance) e são poucas as pessoas que se atentam para isso (a maioria só pensa em conseguir mais e mais frequência, não está nem ai se a CPU vai consumir mais energia e, consequentemente, esquentar mais também ).

Postado

Olá _EagleMan_,

Desculpa a demora, mas o feriadão estava ai e acabei aproveitando um pouco... :D

Então, sobre os seus ultimos comentarios, segue as respostas :P :

Percebi também que suas memórias estão trabalhando em Single Channel. Sua placa possui 4 slots de memória e para que as memórias possam trabalhar em Dual Channel (que aumenta a banda de acesso à memória e, consequentemente, a performance do sistema) é necessário que cada um dos pentes esteja instalado nos slots azuis da placa.

Bem, abri a maquina e arrumei as memorias... Agora está como Dual. Valeu a dica...

Além disso, a prática do overclock requer que o hardware em questão seja detalhado minunciosamente, como marca/modelo da fonte utilizada, marca/modelo do cooler utilizado, mais detalhes sobre as memórias em questão (qual tensão de trabalho, qual modelo (Value? HyperX?) e, se possível, apresentar telas da área de overclock da própria BIOS, tendo em vista que o TurboV é bem simples e não possui alguns ajustes necessários para prática do overclock como a redução da frequência de trabalho das memórias (que provavelmente podem estar impedindo a subida do clock, uma vez que com BCLK a 150MHz, as memórias estariam trabalhando a 1500MHz).

Vamos la:

1 - A fonte é uma Asus Modelo P-55GA - 550 W

2 - O Cooler é o padrão que vei junto com o processador :-(

3 - As memorias são da Kingston - Modelo KVR1333D3N9/2G - 1.5V

3.1 - Onde verifico esta informação para você??: "...qual tensão de trabalho, qual modelo (Value? HyperX?)";

4 - A telas da BIOS e demais itens dessa lista estão no seguinte album que disponibilizei: http://img32.imageshack.us/g/dsc06505bw.jpg/

Hoje eu fiz uma nova conversão de AVI para DVD com o ConvertXToDVD, e nele ha opção de setar quantos núcleos você quer usar. Ajustei para usar os 4 e ativei o perfil Ultimate do TurboV.

Agora até que consegui um clock mais elevado, mesmo assim gostaria de aprender mais sobre este assunto

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1383721

http://img42.imageshack.us/img42/9861/turbov.png

É isso ai se tu puder me dar uma ajuda para aprender um pouco sobre O.C, fico grato.

E desculpa minha total ignorância no assunto...

Até.

Postado
Olá _EagleMan_,

Desculpa a demora, mas o feriadão estava ai e acabei aproveitando um pouco... :D

Então, sobre os seus ultimos comentarios, segue as respostas :P :

Bem, abri a maquina e arrumei as memorias... Agora está como Dual. Valeu a dica...

Vamos la:

1 - A fonte é uma Asus Modelo P-55GA - 550 W

2 - O Cooler é o padrão que vei junto com o processador :-(

3 - As memorias são da Kingston - Modelo KVR1333D3N9/2G - 1.5V

3.1 - Onde verifico esta informação para você??: "...qual tensão de trabalho, qual modelo (Value? HyperX?)";

4 - A telas da BIOS e demais itens dessa lista estão no seguinte album que disponibilizei: http://img32.imageshack.us/g/dsc06505bw.jpg/

Hoje eu fiz uma nova conversão de AVI para DVD com o ConvertXToDVD, e nele ha opção de setar quantos núcleos você quer usar. Ajustei para usar os 4 e ativei o perfil Ultimate do TurboV.

Agora até que consegui um clock mais elevado, mesmo assim gostaria de aprender mais sobre este assunto

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1383721

http://img42.imageshack.us/img42/9861/turbov.png

É isso ai se tu puder me dar uma ajuda para aprender um pouco sobre O.C, fico grato.

E desculpa minha total ignorância no assunto...

Até.

Vamos lá:

1- A fonte é razoável. Não é aquele modelo que apresenta a melhor eficiência do mercado, mas para o nível de consumo da sua máquina, ela fica acima de 80%. Dá pra "brincar" com ela sem maiores problemas.

2 - Bem, ai você entrou num tremendo impasse... Esse cooler já é HÓRRIVEL para segurar as temperaturas do i5 quando ele se encontra no estado padrão, imagina segurar um overclock... Mesmo meu i5 com undervolt pesado, o cooler não foi capaz de refrigerá-lo adequadamente no estado em que ele se encontra agora, chegando a atingir temperaturas de 80ºC! Definitivamente eu não recomendo fazer overclock na CPU antes de trocar o cooler, pois a alta temperatura compromete a vida útil do equipamento. O que eu recomendaria no seu caso era realizar um undervolt na CPU, mas pelo que eu pude ver, infelizmente a BIOS da sua placa não possui o ajuste para reduzir a tensão, ela permite apenas o aumento da mesma :(

3 - Pela especificação que você passou da memória já consegui deduzir que se trata de um modelo Value (que possui bom custo x benefício), com tensão de 1.5V como você mesmo havia citado antes. As HyperX vem acompanhadas de um dissipador azul, são melhores para overclock, mas possuem um preço mais alto também e são mais difíceis de serem encontradas por aqui.

Pelo que vi, o TurboV fez overclock para 2.8GHz (BCLK a 140MHz, multi a 20X) que, com o Turbo Boost, gera um clock máximo de 3360MHz com 1-2 núcleos ativos e 2940MHz com 3-4 núcleos. Esse resultado eu considero como satisfatório, ainda mais porque suas memórias estão trabalhando em overclock também, para 1400MHz (isso logicamente varia conforme a memória utilizada, mas geralmente as Value tem uma dificuldade a mais em trabalhar com uma frequência diferente da habitual). Se quiser manter assim, desde que você se sinta confortável com a temperatura atingida pelo i5 quando ele se encontra no máximo, por mim tudo bem :)

Em todo caso, darei uma lição rápida de como funciona o overclock nesta plataforma: como esse processador em particular possui multiplicador travado, a única maneira de fazer overclock é alterando o valor do clock base, conhecido como BCLK. Seu valor padrão é 133MHz que, multiplicado pela CPU Ratio (multiplicador da CPU), gera seu clock final que, no caso do i5, é 2.66GHz (133 x 20). Cada MHz que você eleva no BCLK, o clock da CPU também é elevado e, além dele, o da memória, o clock da parte Uncore da CPU, o clock do barramento QPI (para os Clarkdale (Core i3 e i5 série 600) e Bloomfield (Core i7 série 900)). O clock da memória é gerado pela multiplicação do BCLK por um multiplicador que, no caso do i5, é 6, 8 ou 10x. Por padrão, as memórias utilizam o multiplicador 10x, que limita oficialmente o suporte do i5 às memórias DDR3-1333 (133 x 10); no caso da sua BIOS, o multiplicador das memórias é conhecido como DRAM Frequency. Se por algum motivo o overclock não quiser prosseguir e você sabe que o problema não está relacionado à falta de tensão para os componentes, ele provavelmente será causado por gargalo da própria memória, que fora incapaz de acompanhar a subida do clock; neste caso, o que se deve fazer é reduzir o multiplicador das memórias para um valor inferior, mesmo que isto implique na redução do clock das memórias para abaixo do seu valor de fábrica.

Algumas vezes, dependendo do clock utilizado, faz-se necessário aumentar a tesão de trabalho da CPU (que, para o seu caso, é de 1.176V) para estabilizar o processador naquele clock. Para isso, devemos alterar o parâmetro CPU Voltage ou, no caso da sua BIOS, VCORE Over Voltage; em outros casos, nem mesmo o aumento do vcore da CPU a estabiliza, sendo necessário aumentar outras tensões, tais como a IMC Voltage (responsável pela parte Uncore do i5), DRAM Voltage (responsável pelas memórias e seu valor máximo deve ser de 1.65V, com risco de causar danos à CPU caso seja ultrapassado!), PLL Voltage (responsável pelo circuito gerador de clock, ou seja, do BCLK) e PCH Voltage (tensão do chipset). Todo over que fiz no meu i5 somente alterei o vcore e nada mais, até porque desconheço quais os valores sadios máximos recomendados para cada item citado; para não arriscar queimar um processador tão caro, resolvi deixar quieto.

O restante das opções você pode deixar no AUTO mesmo (exceto no caso da opção do Intel Turbo Boost, que deve ser desativada caso o overclock tenha valor considerável, já que esta opção também aumenta ainda mais o clock e pode gerar instabilidade na CPU devido aos fatores já expostos), pois as mobos atuais tem a capacidade de configurar adequadamente o sistema mesmo quando setadas com este parâmetro automático. Itens que você desconhece, o ideal é deixar em AUTO (eu mesmo não conheço o que cada item da BIOS da minha placa faz).

Ajustes finos nas latências das memórias (para obter um pouco mais de performance) podem ser feitos dentro de DRAM Timings, mas esse é um território meio perigoso do ponto de vista da instabilidade, pois caso a memória não suporte trabalhar com uma latência abaixo da estabelecida em fábrica, o PC vai apresentar instabilidade até que as opções voltem ao padrão original. Só recomendo mexer se você tiver seguro do que estará alterando, além de testar a respectiva estabilidade das memórias após a alteração usando o Memtest86+.

Semelhante modo, o overclock na CPU também deve ser testado para saber se ele está ou não estável e, para isso, utilizamos programas que estressam a CPU ao seu máximo. O melhor deles é o LinX, conhecido também como "vírus térmico"... Esse é o programa que vai esquentar o juízo do seu i5 o máximo possível. Pelo fato de você usar ainda o cooler BOX, sugiro que evite seu uso e utilize um programa alternativo também muito bom, chamado Prime95 (cada um deles possui versões 32 e 64bit; baixe a versão que mais se adequa ao sistema operacional utilizado). Ele também estressa o i5, mas não tão bem quanto o LinX, pois o Prime95 mas não faz com que a CPU atinja o mesmo nível de temperatura que o LinX. Isso faz com que o tempo de estresse do Prime95 para garantir estabilidade total do overclock seja superior em relação ao tempo do LinX. Geralmente, quando uso o Prime para testar estabilidade, deixo entre 5-8 horas direto, mas o ideal é sempre deixar o máximo que puder... Quanto mais tempo, maior a probabilidade do overclock apresentar estabilidade. Juntamente com o teste de estabilidade, você deve medir também a temperatura que o i5 está alcançando durante o estresse. Eu utilizo o RealTemp para fazer as medições, mas você pode utilizar outros programas, como o Everest, HWMonitor, Core Temp, etc. O ideal é que ela sempre se mantenha abaixo dos 65-70ºC, mas quanto menor esse valor, melhor para CPU.

Com relação às demais telas da BIOS, os ajustes estão devidamente configurados, inclusive a parte de gerenciamento de energia para redução da temperatura/consumo quando o processador estiver ocioso (que, para mim, é a parte mais importante da BIOS, além é claro dos ajustes relacionados ao overclock). São eles: Intel Speed Step (controla automaticamente o multiplicador e a tensão da CPU dependendo do estado em que ela se encontra), Intel C1E (controla a tensão com uma intensidade menor se comparada ao Speed Step) e Intel C-STATE (controla partes da CPU, desligando-as quando ociosas; dependendo do nível de ociosidade, o C-STATE pode inclusive desligar núcleos inteiros para economizar o máximo de energia possível)

Bem, é isso... :D Eu sei que a lição não foi tão rápida assim, mas overclock tem uns detalhes que precisam ser ditos para que o usuário tenha noção deles ^_^ Quanto ao overclock em si, se quiser tentar clocks maiores do que aquele conseguido com o TurboV, sugiro a troca do cooler... Esse cooler BOX não vai aguentar muita coisa acima dos 2.8GHz, ainda mais sem reduzir o vcore para reduzir o consumo/dissipação térmica do processador, pode acreditar... Foi por esse motivo que troquei o meu BOX pelo Hyper TX3 e obtive uma considerável redução de 24ºC na temperatura máxima (de 80ºC, caiu para 56ºC).

Postado

Show de bola Eagle...

Uma bela lição hein... Isso porque você disse que é uma lição basica... Imagina a lição mais avançada... :-D

Vou ter que trocar o cooler mesmo... Sinceramente eu nem sabia que veio este padrão ai. :-(

Quais coolers você recomendaria e onde posso encontralos?

Enquanto isso, vou fazendo umas brincadeiras com base nas suas lições....

Valeu os esclarescimentos e ajuda.

Abraço.

Postado
Show de bola Eagle...

Uma bela lição hein... Isso porque você disse que é uma lição basica... Imagina a lição mais avançada... :-D

Vou ter que trocar o cooler mesmo... Sinceramente eu nem sabia que veio este padrão ai. :-(

Quais coolers você recomendaria e onde posso encontralos?

Enquanto isso, vou fazendo umas brincadeiras com base nas suas lições....

Valeu os esclarescimentos e ajuda.

Abraço.

Bem, um cooler com excelente custo/benefício é o Hyper TX3. Existe outro dessa mesma linha Hyper, o 212+, só que ele é mais caro. Não sei quão mais eficiente é o 212+ em relação ao TX3, mas este último possui um excelente custo/benefício.

Quanto ao overclock em si, sugiro que você não passe dos 3GHz (150 x 20), do contrário, esse cooler não será capaz de refrigerar a CPU com os 4 núcleos ativos ao mesmo tempo. Ah, e se chegar aos 3GHz, DESATIVE o Turbo Boost, senão o clock máximo será de 3.6GHz com 1-2 núcleos ativos e o cooler BOX nem de longe consegue segurar um clock dessa magnitude...

Só arrisque mais do que isso quando trocar o cooler dele...

Postado

_EagleMan_, Valeu a dica. Vou dar uma pesquisada nos preços...

Dei uma olhada no CDH a respeito desses 2 coolers e parece que o Hyper TX3 (Versão RR-910-HTX3-GP, que acredito que seja o seu, pois ha uma vewrsão nova, que não foi recomendada)foi melhor que o 212+.

Aproveitando, ainda paira uma duvida sobre um assunto relacionado. Em alguns posts, você mencionou sobre o processador usar 1-2 núcleos ou os 4, etc. Como você sabe (e eu tb) quando o processador esta usando 1-2 ou os 4 núcleos?

Isso é configuravel ou é algo automatico do processador?

Valeu mais uma vez... ;-)

Postado
_EagleMan_, Valeu a dica. Vou dar uma pesquisada nos preços...

Dei uma olhada no CDH a respeito desses 2 coolers e parece que o Hyper TX3 (Versão RR-910-HTX3-GP, que acredito que seja o seu, pois ha uma vewrsão nova, que não foi recomendada)foi melhor que o 212+.

Aproveitando, ainda paira uma duvida sobre um assunto relacionado. Em alguns posts, você mencionou sobre o processador usar 1-2 núcleos ou os 4, etc. Como você sabe (e eu tb) quando o processador esta usando 1-2 ou os 4 núcleos?

Isso é configuravel ou é algo automatico do processador?

Valeu mais uma vez... ;-)

Minha versão é exatamente esta que foi testada a primeira vez pelo CDH e recebeu o selo de Produto Recomendado. Pelo que percebi, a única diferença está no sistema de fixação do cooler que, do meu ponto de vista, esse sistema por intermédio de presilhas é um SACO para instalar. Até eu descobrir o jeito certo de instalar, eu penei... :mad: Tirando esse inconveniente e o fato da base não ser totalmente lisa, o que demanda o uso de uma quantidade maior de pasta térmica do que o de costume, o cooler é muito bom.

Você sabe disso através do próprio conhecimento à respeito da aplicação, se ela é ou não capaz de utilizar múltiplos núcleos e, quando o faz, quantos podem ser usados ao mesmo tempo. O Gerenciador de Tarefas também pode indicar quais os núcleos que uma aplicação está usando pelo nível de demanda mostrado no gráfico. Não dá para confiar totalmente, pois podem existir outros programas que estejam usando a CPU ao mesmo tempo, mas já dá para ter uma ideia. O Turbo Boost, que executa um overclock automaticamente conforme a demanda por processamento identifica quantos núcleos estão sendo utilizados de forma automática e toma as medidas necessárias para elevar a potência de cálculo do processador, sem no entanto comprometer o TDP máximo, que é de 95W. Para 1-2 núcleos, o clock máximo que o i5 pode atingir é de 3.2GHz, mas isso não significa que ele sempre vai atingir esse clock... Tudo vai depender do nível de TDP naquele momento.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!