Ir ao conteúdo

E8400 + p5kpl-am br

Lucas. 1

Posts recomendados

Postado

Dae galera.

Sou um novato na área do Over, tentando puxar o meu E8400 adiante pra poder fazer um upgrade na placa de vídeo.

Vendo uns guias tentei fazer algo aqui, coloquei o FSB em 400, travei a DRAM em 667Mhz, sendo a minha uma G-Skill de 800Mhz. E o resto deixei em Auto.

O Clock foi pra 3.6Ghz e a temperatura estava boa, 45 graus em idle, mas fui rodar o Prime 95 e deu tela azul :/

Quais as configurações que posso alterar?

Os que estão em auto é.

Memory Over Voltage (Min. 1.85 Max 2.24)

1.25V Over Voltage

VTT CPU OVER VOLTAGE

1.5V Over Voltage

VCore Over Voltage.

Update. Coloquei o Memory over em 1.9

O 1.25V em 1.2

E o VCore coloquei +100mv.

Não deu BSOD de cara, temps em Full 60º. Passou no primeiro teste até agora, veremos.

Update 2. Vou deixar o Prime 95 rodando a noite. Pasei o Intel Burn Test e foi Success, isso me animou bastante sendo que tem gente com 24h de Prime que falha no IBT. A max temp no IBT foi 66 graus celsius.

Meu Cooler é um Evercool Buffalo, tenho 2 coolers de 120mm, um na frente do pc jogando ar frio e outro atrás dissipando ar quente.

Postado

Esses 66 ºC são os cores? essa é a temperatura que realmente importa, se você está usando o Probe da Asus para medir, ele não mostra a temperatura dos cores você vai precisar de outro programa, eu uso o Everest aqui.

De qualquer maneira 66 ºC já está alta, uma dica básica a respeito do esquema de refrigeração, se o gabinete do PC estiver aberto ele não funciona.

Eu ia comprar esse Buffalo mas pesquisei bem e na verdade ele é pouca coisa melhor que o cooler box (que vem com o processador) dai comprei um Hyper 212 Plus da Coolermaster e não me arrependi, temp aqui não passa dos 51 ºC com Prime e Intelburntest no max stress lvl, isso que o cooler está rodando a ~840 RPM (bem silencioso) e pode chegar a 2000 RPM se preciso, e nem 5 segundos após terminar o IntelBurnTest ele já desce a temperatura dos cores para os ~33 ºC.

Tenho a mesma placa-mãe que você, porém meu processador é um E5200, se lhe for de alguma ajuda aqui está o meu tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/e5200-asus-p5kpl/837109

Mostra a minha trajetória e a diferença quando troquei de cooler.

Postado
Esses 66 ºC são os cores? essa é a temperatura que realmente importa, se você está usando o Probe da Asus para medir, ele não mostra a temperatura dos cores você vai precisar de outro programa, eu uso o Everest aqui.

De qualquer maneira 66 ºC já está alta, uma dica básica a respeito do esquema de refrigeração, se o gabinete do PC estiver aberto ele não funciona.

Eu ia comprar esse Buffalo mas pesquisei bem e na verdade ele é pouca coisa melhor que o cooler box (que vem com o processador) dai comprei um Hyper 212 Plus da Coolermaster e não me arrependi, temp aqui não passa dos 51 ºC com Prime e Intelburntest no max stress lvl, isso que o cooler está rodando a ~840 RPM (bem silencioso) e pode chegar a 2000 RPM se preciso, e nem 5 segundos após terminar o IntelBurnTest ele já desce a temperatura dos cores para os ~33 ºC.

Tenho a mesma placa-mãe que você, porém meu processador é um E5200, se lhe for de alguma ajuda aqui está o meu tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/e5200-asus-p5kpl/837109

Mostra a minha trajetória e a diferença quando troquei de cooler.

Opa. E ai camarada da madrugada. Bem voltei a estaca zero, não rodou nenhum game, todos travaram, voltei tudo pra default daí.

A temperatura eu achei boa, meu PC está num lugar super fechado embaixo da escrivaninha e bem empoeirado, só eu colocar ele em cima da mesa e limpar que da pra tirar uns 5 talvez até 10 graus daí.

Só que voltei a instabilidade né, vou olhar seu tópico valeu.

Postado

Amigo eu também achava ~60 ºC uma temperatura boa, mas a real é que me acostumei com o errado pois achava que meu cooler box era bom, depois que troquei nunca mais precisei me preocupar com temperaturas, pode ser qualquer outra coisa, mas temperatura não vai ser o meu problema por um bom tempo.

Antes eu tinha que me preocupar com a temperatura ambiente, se fazia calor ou frio, se tava abafado ou não, se tinha risco de torrar o processador, acredite um Hyper 212 Plus tira muita preocupação da sua cabeça. :D

Postado
Amigo eu também achava ~60 ºC uma temperatura boa, mas a real é que me acostumei com o errado pois achava que meu cooler box era bom, depois que troquei nunca mais precisei me preocupar com temperaturas, pode ser qualquer outra coisa, mas temperatura não vai ser o meu problema por um bom tempo.

Antes eu tinha que me preocupar com a temperatura ambiente, se fazia calor ou frio, se tava abafado ou não, se tinha risco de torrar o processador, acredite um Hyper 212 Plus tira muita preocupação da sua cabeça. :D

Pior que nem to esquentando muito a cabeça com temps. Se não tiver 70 graus fico tranquilo.

Bom depois de ler seu tópico fiz umas mudanças brutais aqui, desativei umas coisas, mudei tudo que tava em auto, coloquei as memórias em 5-5-5-15 e fiz um over mais de leve, pra uns 3.35Ghz aproximadamente, e tanam, funcionou, teste passou, já joguei um Bad Company 2 aqui tranquilo. A temperatura no teste foi a mesma, jogando nunca chegou a 60 , ficou entre 55-57 e em idle está na casa dos 48-50.

Temperatura no meu quarto deve estar na casa dos 20 graus.

Quero dar mais uma forçada pra poder trocar de VGA(Quero por uma GTX460) com sossego, mas agora não sei se foi o over diminuto ou as outras configs que fizeram dar certo :D Amanhã eu vejo, boa noite.

Postado
Pior que nem to esquentando muito a cabeça com temps. Se não tiver 70 graus fico tranquilo.

Essa é uma das principais coisas que você DEVE esquentar a cabeça, as temperaturas, não adianta fazer overclock se o sistema não for estável, seja fazendo frio ou calor ou estando em qualquer lugar.

Se passar dos 65 ºC já fica instável, até os 60 ºC seria uma boa temperatura para processador.

Postado
Essa é uma das principais coisas que você DEVE esquentar a cabeça, as temperaturas, não adianta fazer overclock se o sistema não for estável, seja fazendo frio ou calor ou estando em qualquer lugar.

Se passar dos 65 ºC já fica instável, até os 60 ºC seria uma boa temperatura para processador.

Mas aí não cabe a questão de ser este teste de tortura? Jogando nunca chegou nos 60.

Agora o estranho é que está 3,5GB Utilizável só, dos 4 instalados. Será que é porque mexi nos timings das memórias?

@3.6Ghz no IBT, com as novas configs. Temp. Máx 66ºC

Em Idle está 44ºC

Postado

Sem overclock essas temperaturas 44~66 ºC já estão bem altas, e com overclock elas deveriam ser menores para se manter uma margem de segurança, 66 ºC pode não ser muito quente para um processador funcionando a 2.8 Ghz mas com certeza representa risco se o mesmo estiver rodando a 3.5 Ghz.

Como estão as configurações da memória?

Postado
Sem overclock essas temperaturas 44~66 ºC já estão bem altas, e com overclock elas deveriam ser menores para se manter uma margem de segurança, 66 ºC pode não ser muito quente para um processador funcionando a 2.8 Ghz mas com certeza representa risco se o mesmo estiver rodando a 3.5 Ghz.

Como estão as configurações da memória?

O primeiro coisa que era uma coisa de remap com PCI eu deixei enabled, quando fica disabled fica 3,5GB.

Os timings tá 5-5-5-15. Na bios travei em 800Mhz

Tá em 3.6Ghz o over. 1.92v de memory over voltage, temps tão as mesmas. não testei com games, não me preocupo com a temperatura porque em stock ficava a mesma coisa já faz 2 anos, coloquei o evercool pra manter a mesma coisa mesmo com o OC e deu certo. Meu quarto é muito mal ventilado, pc tá super sujo, hoje esfriou bem aqui e caiu um pouco a tarde, mas ai fecha tudos as janelas e voltou a mesma.

IBT passou de novo. Ai games fail, dá falha no driver de video, joga 10s começa a travar e ai, falha grave no driver e video. :/

Update. Não fica estável de jeito nenhum a 3.6Ghz, coloquei em 3.42Ghz agora e está estável, jogando numa boa, as memórias tão em 5-5-5-15 à 915Mhz.

Postado

1.92v de VCORE?!

Não deixe uma tensão alta assim por que vai danificar o seu processador, a tensão máxima recomendada é de 1.35v segundo a própria intel, pode chegar nos 1.4v sem grandes problemas mas acima disso, com ou sem um bom cooler é muito arriscado.

Tente descer a frequência das memórias para o minimo possível, aqui está 667Mhz.

Era pra travar a frequência do slot PCI Express não mexer no mapeamento da memória hehe. :P

Postado
1.92v de VCORE?!

Não deixe uma tensão alta assim por que vai danificar o seu processador, a tensão máxima recomendada é de 1.35v segundo a própria intel, pode chegar nos 1.4v sem grandes problemas mas acima disso, com ou sem um bom cooler é muito arriscado.

Tente descer a frequência das memórias para o minimo possível, aqui está 667Mhz.

Era pra travar a frequência do slot PCI Express não mexer no mapeamento da memória hehe. :P

Não é o Vcore. É aquele Memory Over Voltage. Essa placa mãe vagabunda não deixa mexer no Vcore. Vou travar as memorias na abaixo. Devo habilitar esse negócio do PCI Express? O VCore segundo CPU-Z tá 1.344V com o processador @3.42Ghz.

Update: Tentei um Over com 3.5Ghz, ficou bem mais estável que o 3.6, mas ainda deu pau. Começa a achar que é essa ***** dessa 9600GT que tá impedindo o OC. Ai nem dá nada, é ela que eu quero trocar. Talvez troque essa placa mãe cocozenta também.

VCore em 1.26, posso au mentar + 0.05V, ai vai pra 1.3 vou tentar isso. Queria que me explicasse esse Memory Remap ai do PCI Express, toda vez que eu disable, a memória fica 3,5GB utilizável. Vai entender. Acho que com a memória tá tudo ok, não parece ser ela que tá impedindo, toda vez que vou jogar games dá falha no driver da placa de vídeo, será que faço um OC nela também?

Postado

Essa opção do PCI Express que falei é a frequência do barramento, talvez a sua placa mãe não tenha o recurso de configurar isso, se tiver tente travar a 100 Mhz.

Mas não tem nada a ver com o PCI remap.

A tensão do VCore está boa, você setou as memórias para funcionarem em 667Mhz ou menos?

Sobre O.C na placa de video...eu usaria esse recurso como última opção.

E eu ainda acho que problema é a temperatura, qualquer coisa acima de 60 ºC já não fica 100% estável.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...