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Ajuda com PORTUGOL!!


WVelhin

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Olá galera, sou iniciante em PORTUGOL. Preciso fazer o seguinte algoritmo: jogo de damas, onde construo a matriz [8,8], posicionar as peças brancas e pretas em seus lugares iniciais e controlar as jogadas através do comando leia. Não precisa considerar criar damas e vence aquele que apenas chegar ao outro lado. Eu comecei aqui, mas está complicado. Alguém pode me ajudar? Fiz isto aqui:

inicio

tipo MATDAMAS = vetor [8,8] de inteiros;

MATDAMAS: TABULEIRO;

inteiro: LINHA,

COLUNA,

MOV1D, \\movimento realizado pelo JOG1 para subir à direita

MOV1E; \\movimento reazliado pelo JOG1 para subir à esquerda

MOV2D, \\movimento realizado pela JOG2 para descer à direita

MOV2E; \\movimento realizado pela JOG2 para descer à esquerda

caracter: JOG1,

JOG2,

JOGVENCEDOR,

POSIÇÃO;

JOG1 <- "B"; \\pedras brancas

JOG2 <- "P"; \\pedras pretas

POSIÇÃO <- LINHA,COLUNA;

JOGVENCEDOR <- "F";

leia (TABULEIRO);

TABULEIRO <- POSIÇÃO;

leia (JOG1);

POSIÇÃO <- [0,1],[0,3],[0,5],[0,7],[1,0],[1,2],[1,4],[1,6],[2,1],[2,3],[2,5],[2,7];

JOG1 <- MOV1D ou MOV1E;

MOV1D <- LINHA+1,COLUNA+1;

MOV1E <- LINHA+1,COLUNA-1;

leia (JOG2);

POSIÇÃO <- [7,1],[7,3],[7,5],[7,7],[6,0],[6,2],[6,4],[6,6],[5,1],[5,3],[5,5],[5,7];

JOG2 <- MOV2D ou MOV2E;

MOV2D <- LINHA-1,COLUNA-1;

MOV2E <- LINHA-1,COLUNA+1;

Postado

Boa Tarde!!!

Realmente, Portugol é complicado e difícil, mas se deve praticar bastante, para pegar prática. RS

-> No Caso de seu jogo será representado com uma matriz 8X8 de caracteres.

.

.

-> Não se esqueça que variáveis e constantes devem ser declaradas no inicio do Portugol, porém a constante deve ser declarada apenas no inicio do programa apenas por que ela não pode ser alterada ao longo do programa, somente a variável pode ser alterada durante a execução do programa...

.

.

Segue abaixo um exemplo de como deverá ser declarada as variáveis e constantes :

.

constante N_LIN=8;

N_COL=8;

/* Você está declarando a quantidade de linhas e colunas que terá seu programa*/

.

tipo Matriz_8X8; Vetor[ N_LIN,N_COL) de caractere;

*/ Os movimentos do xadrez são dados pela posição em que a peça a ser movimentada se encontra (letras e número) e a posição em que a movida.*/

var Tabuleiro;Matriz_8X8;

Cavalo(lin_origem,col_origem:inteiro):booleano

var lin,col:inteiro;

.

Depois ao longo do Portugol, deve conter:

* a condição SE

EX:

se((lin<1 ou lin>8) ou (col <1 ou col >8)) então

retorne (F);

.

OBS: Booleano : F (FALSO) e V( Verdadeiro)

.

.

Ótimo Domingo..:)

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