Ir ao conteúdo

Estufa automatica

arquimedesjunior

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal sou frequentador a algum tempo do forum, porém me cadastrei recentemente. Minha duvida é o seguinte: estou construindo uma estufa (um projeto da facu...)

queria sugestões para o circuito de controle, tenho um pouco de entendimento em eltro-eletronica ( mais precisamente em eletrotécnica de geração de energia que é o meu ganha pão rsrsr) O que devo utilizar um pic.. etc...

a descrição do projeto é a seguinte:

Serão dois ambientes que deveram ter controle de temperatura, luminosidade e umidade e mais um ambiente apenas com controle de temperatura

No primeiro ambiente temos: 4 coolers + 1 lampada + duas moto-bombas

funcionado da seguinte forma: a lampada será acesa 18horas por dia (sendo configuravel para qualquer quantidade de horas por dia) os coolers serão acionados conforme necessário (de acordo a leitura de temperatura do sensor) existindo portanto 2 limites de temperatura o qual 2 coolers deverão ser acionados passando o primeiro limite e mais 2 se a temperatura ultrapassar o segundo limite. As moto-bombas deverão ter seu funcionamento configuravel também, a pricipio começando ligada permanecendo ligada por 1hora e desligada por 30min voltando a ligar por 1 hora novamente e assim por diante. O controle da umidade será feito por um sensor de umidade quando ultrapassado um certo limite configuravel acionara um umidificardor de ar. O segundo ambiente funcionará da mesma forma diferindo apenas no fato de possuir 3 moto-bombas e 4 lampadas. O terceiro ambiente NÃO possui lampadas nem moto-bombas apenas um exaustor que será controlado através da leitura do sensor, ultrapassando um limite ele será acionado (limite esse que devera ser também configuravel.)

Perifericos

8 coolers

1 exaustor

5 lampadas

5 moto-bombas

3 sensores de temperatura (tipo k ou j)

2 sensores de umidade

Obs. esse circuito deverá ter uma porta de comunicação com um note ou pc.

saida rs232 ou usb essa saida servirá para configurar o tempo de acionamento dos perifericos e os limites de temperatura e umidade.

p.s.: esqueci de adicionar nos perifericos mais 2 umidificadores de ar

Postado

@arquimedesjunior: Pelo que pude perceber, você já possui toda a lógica que deverá ser feita em caso de uma programação!

Agora que vem a parte mais fácil, ou não, dependendo do seu nível de conhecimento dos microcontroladores.

Fazer controle de temperratura, umidade e tal é fácil. Já que você possui todos os sensores e transdutores, só partir para a programação.

Para comunicação com o Computador, recomendo a porta USB, a RS232 é velha. Num notebook você já não consegue achar entradas/saidas seriais mais.

Para a comunicação do microcontrolador (estarei considerando que irá utilizar os PICs da microchip) recomendo um 18F4550 que possui bastante memória e um bom aparato de hardware (USB ready). Fica assim então:

Diagrama de blocos simplificado feito no paint :D:

semttuloew.jpg

Qualquer duvida posta ai

flws

Postado

ok matheus !! mas o que parece fácil pra você é o quee tá meio complicado para mim...rsrsr

eu ja conseguir uma placa aqui... só que é o seguinte...

nela eu tenho 6 entradas digitais para controle.. o que eu preciso agora e confeccionar as placas para o controle da temperatura e umidade...elas devem mandar um sinal de 100 a 240 Vca em qualquer umas das 6 entradas.

tipo ficaria assim.. em uma determinada temperatura minima a placa de controle da temperatura mandaria um sinal para a entrada 1 da placa principal e para uma determinada temperatura maxima ela mandaria um sinal (100~240Vca) para a entrada 2

a umidade ficaria com a mesma logica porém ultilizando as entradas 3 e 4 respectivamente.

esses niveis de temperatura e umidade minima e maxima devem ser ajustaveis.

falou...

Postado

Consegui entender seu raciónio mas tenho uma pergunta, porque a placa de controle deve mandar um sinal com amplitude de 110 a 220V? Por acaso você deverá acionar algum motor? Só p eu me situar aqui.

Falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...