Ir ao conteúdo

My Lapping: Corsair H50 / Intel Q9550 / Zalman NBF47

psr

Posts recomendados

Postado

Buenas galera, abri esse tópico só pra dividir com vocês um quase lapping que eu fiz no meu H50, dei uma "polidinha" no meu Quad também.

Usei Kaol, Bombril, pasta de dente e um pano qualquer, esfreguei tanto o Quad como o H50 no bombril com Kaol, depois coloquei pasta de dente, depois esfreguei no bombril seco, depois no pano com Kaol e pasta de dente, depois no pano seco... ficaram assim.

Segue fotos.

OBS: não sei ao certo o ganho em temperatura pois esquentou bastante

em SP esse fim de semana.

Abraços.

Antes--------------------------

dsc01890o.th.jpg

dsc01887x.th.jpg

dsc02539c.th.jpg

Depois-------------------------

dsc02560y.th.jpg

dsc02559jw.th.jpg

dsc02543e.th.jpg

dsc02573m.th.jpg

dsc02612bk.th.jpg

dsc02603gq.th.jpg

dsc02587h.th.jpg

Postado
E os resultados, apresentaram alguma melhora significativa?

Posta ai p/ turma ver!

Então cara fiz um bench antes mas eu tinha feito um esqueminha pra resfriar o radiador do H50, daí num vale competir com os dois fans rs

Sem esse truquezinho e @ 4.012Mhz(diários) nunca bateu mais que 56ºC,

porém ontem com aquele calor que fez a tarde aqui em Sampa e

@ 2.83Ghz(stock) bateu 55ºC no core mais quente sem muito esforço com o prime95 durante 5 minutos... :wacko: não entendi rs...

Uma outra observação, antes de polir estava com Artic Silver 5 e depois de

polido acabou a AS5 me forçando a usar aquelas "hardcooler" (_(, acredito que tem alguns ºC ganhos pela "pastinha branca".

Depois com tempo posto alguns testes.

Abraço.

Postado

Ficou bem espelhado a base do cooler mas cara pulir o die,,,, se tem muita coragem hein.

O meu Q9550 também esta bem esquentado, entre 69 e 71 ºC rodando 24/7 o folding home. Porém meu cooler é mais modesto, o Buffalo.

Falowwww ae.PANAO.

Postado
Ficou bem espelhado a base do cooler mas cara pulir o die,,,, se tem muita coragem hein.

O meu Q9550 também esta bem esquentado, entre 69 e 71 ºC rodando 24/7 o folding home. Porém meu cooler é mais modesto, o Buffalo.

Falowwww ae.PANAO.

Pow Panão mas é quente pacas 70ºC pra esse quad... se vocÊ ajusta a tensão dele manualmente na Bios não esquenta tanto assim...

O meu ja ficou um tempão com 4.01Ghz e só 1.27V... nunca bateu 56ºC... nem com o H50 e nem com o Evo 120 que eu tinha...

É eu arrisquei um pouco polindo o Die, ainda mais que poli ele com bombril, o risco de ficar limas de aço era grande mas limpei bem antes de montar.

Abraços

Postado

Falowwww ae.PANAO.

arriscado é mais deve dar um bom resultado, to pensando em fazer isso no meu,com pasta de dente mesmo, só de leve :D

Postado

O legal é que deu uma polida bem de leve, já que nenhuma das informações impressas nele saíram como podem ver no vídeo

Abraço.

Postado

N é arriscado deixar ele em cima assim sem nenhuma proteção nos contatos?

Eu nem tirar da placa mãe ia, por isso só ia usar pasta de dente, pra não fazer a lambança que esses polidores fazem

Postado

Uns dias atrás eu postei no tópico de um colega que lapidou o Buffalo dele a respeito de cpu-lapping e o pessoal também ficou assustado.

Claro que é uma peça delicada, mas com um pouquinho de cuidado, não tem problema nenhum.

O encapsulamento é bem grosseiro e há uma boa camada a ser tirada no lapping sem agredir algo internamente. Sem falar que o lapping mal tira um "pózinho" de material, não estamos falando numa retífica do die! hehehe

Assim que eu tiver tempo pra "trabalhar" no meu i5 e no hyper212plus aqui, vou lapidar os dois também.

A propósito, ótimo trabalho ae, PSR. Ficou bem espelhadinho mesmo.

Aguardamos mais resultados...

Postado
Uns dias atrás eu postei no tópico de um colega que lapidou o Buffalo dele a respeito de cpu-lapping e o pessoal também ficou assustado.

Claro que é uma peça delicada, mas com um pouquinho de cuidado, não tem problema nenhum.

O encapsulamento é bem grosseiro e há uma boa camada a ser tirada no lapping sem agredir algo internamente. Sem falar que o lapping mal tira um "pózinho" de material, não estamos falando numa retífica do die! hehehe

Assim que eu tiver tempo pra "trabalhar" no meu i5 e no hyper212plus aqui, vou lapidar os dois também.

o que da medo é os pinos, ou queimar por eletrecidade estatica, o meu vou tentar polir um pouquinho só, com um pano e pasta de dente sem tirar ele da placa mãe, mas com cuidado pra não fazer lambança

Postado

Valeu Great, então cara, to sem memos, mandei minhas Dominator pra Corsair, to usando um módulo só de 512, mó zuado o pc fica, só o Seven 64 consome 497Mb :o... então sem chance de overs e benchs pra testar as temps, sem contar que ultimamente está quente em Sampa... mas assim que der farei sim os testes, amanhã chega minha AS Ceramique que comprei e mais umas coisinhas, daí quem sabe até rola um post quando ela curar rs...

Faça também um Lap aê e posta pra gente...

Eu ainda pretendo fazer uma coisa mais direita no H50 porque ele está apenas polido e se olhar bem está cheio de riscos, isso eu quero tirar na lixa, provavelmente eu compre a 1200 amanhã e sábado desmonte já pra dar aquela lixada, nele e no Quad ^_^.

o que da medo é os pinos, ou queimar por eletrecidade estatica, o meu vou tentar polir um pouquinho só, com um pano e pasta de dente sem tirar ele da placa mãe, mas com cuidado pra não fazer lambança

Cara pra ser sincero com você, estou no mundo da informática desde meus 14 anos, tenho 29 hoje e nunca vi nem nunca queimei nem nunca fiquei sabendo de alguém próximo que tenha queimado algum componente com

eletricidade estática :mellow:, esse lance dos pinos também não tem treta não.

Ja vi varios videos de lapping de cpu no youtube e o pessoal cobre o processador, os capacitorezinhos, toma mó cuidado, eu fiz meio "homem das cavernas mesmo" esfreguei ele no pano e no bombril com os polegares em cima dos contatos... com a cara e a coragem eheheheh e olha que não tem $$ sobrando pra se acontecesse de queimar eu comprar outro, pelo contrário to me expremendo pra comprar aos poucos pastas térmicas, coolers e tudo mais rs, santo limite bancário kkkk :lol:, fiz sem medo porque não vi oportunidade de queimar nada fazendo aquilo.

E tem mais cara... quero ver você conseguir polir ele o minimo que seja preso no socket... das 2 uma, ou não vai polir nada e vai ficar bravo, ou

vai dar uma polidinha bem fraquinha e vai sujar todo o socket com pasta de dente eeheheehehe ^_^ lembrando que requer um pouco de força o lapping.

Abraços.

Postado
Valeu Great, então cara, to sem memos, mandei minhas Dominator pra Corsair, to usando um módulo só de 512, mó zuado o pc fica, só o Seven 64 consome 497Mb :o... então sem chance de overs e benchs pra testar as temps, sem contar que ultimamente está quente em Sampa... mas assim que der farei sim os testes, amanhã chega minha AS Ceramique que comprei e mais umas coisinhas, daí quem sabe até rola um post quando ela curar rs...

Faça também um Lap aê e posta pra gente...

Eu ainda pretendo fazer uma coisa mais direita no H50 porque ele está apenas polido e se olhar bem está cheio de riscos, isso eu quero tirar na lixa, provavelmente eu compre a 1200 amanhã e sábado desmonte já pra dar aquela lixada, nele e no Quad ^_^.

Cara pra ser sincero com você, estou no mundo da informática desde meus 14 anos, tenho 29 hoje e nunca vi nem nunca queimei nem nunca fiquei sabendo de alguém próximo que tenha queimado algum componente com

eletricidade estática :mellow:, esse lance dos pinos também não tem treta não.

Ja vi varios videos de lapping de cpu no youtube e o pessoal cobre o processador, os capacitorezinhos, toma mó cuidado, eu fiz meio "homem das cavernas mesmo" esfreguei ele no pano e no bombril com os polegares em cima dos contatos... com a cara e a coragem eheheheh e olha que não tem $$ sobrando pra se acontecesse de queimar eu comprar outro, pelo contrário to me expremendo pra comprar aos poucos pastas térmicas, coolers e tudo mais rs, santo limite bancário kkkk :lol:, fiz sem medo porque não vi oportunidade de queimar nada fazendo aquilo.

E tem mais cara... quero ver você conseguir polir ele o minimo que seja preso no socket... das 2 uma, ou não vai polir nada e vai ficar bravo, ou

vai dar uma polidinha bem fraquinha e vai sujar todo o socket com pasta de dente eeheheehehe ^_^ lembrando que requer um pouco de força o lapping.

Abraços.

to meio que desistindo XD

se eu ve que prescissar com o cooler novo eu faço

Postado

É, a ideia é lixar mesmo, direitinho. Polimento é só pra ficar espelhadinho... mas o mais decisivo é a lixada! hehe

Não prometo nada a curto prazo, pois até dezembro tá bem puxado por aqui, mas quando sobrar um tempinho, pode apostar que posto aqui a minha experiência também! ;)

Até lá, esperamos essa sua nova desmontada e quando puder, os testes...

Boa sorte aí!

E ah, é bom exemplos assim pra ir desmistificando esses "medos". Claro, ainda estamos falando de algo sensível, delicado, e especialmente caro! rsrsrs Mas temos aí mais uma prova de como pode funcionar.

Postado
É, a ideia é lixar mesmo, direitinho. Polimento é só pra ficar espelhadinho... mas o mais decisivo é a lixada! hehe

Não prometo nada a curto prazo, pois até dezembro tá bem puxado por aqui, mas quando sobrar um tempinho, pode apostar que posto aqui a minha experiência também! ;)

Até lá, esperamos essa sua nova desmontada e quando puder, os testes...

Boa sorte aí!

E ah, é bom exemplos assim pra ir desmistificando esses "medos". Claro, ainda estamos falando de algo sensível, delicado, e especialmente caro! rsrsrs Mas temos aí mais uma prova de como pode funcionar.

Então cara, no começo do contato com as peças eu tinha um receio enorme, confesso que ainda hoje quando estou de meia ou descalço no carpete e vou pegar em algum componente eu seguro no gabinete(desligado da tomada, óbvio) por uns 3 segundos, acredito que isso descarregue alguma energia que eu tenha acumulado no atrito com o carpete, coisas da minha cabeça ou não é quase um ritual que sigo á muito tempo rs.

Opa esse fim de semana eu vou lixar ele, hoje vou comprar as lixas... só não sei se vou ter coragem de encarar o HS do Quad na lixa, mas veremos.

Abraço.

Postado

Haha, eu também tenho esse ritual. Quase sempre seguro no gabinete da mesma forma que você descreveu. Não custa nada, e até hoje não queimei nada...

Mãos à obra aí com as lixas! Boa sorte :D

Postado

Buenas galera,

comprei apenas a lixa 1500 pois as outras meio na pressa não tive saco pra

procurar, em casa eu tinha a 360(meio grossa mas serviu)

Seguem fotos, antes e depois...

ANTES:

Temp Full Load 57ºC no core mais quente, chegou nessa tem testando a vga com o Furmark.

hd4890stockdefault.th.png

Ladidação antiga, espelhado porém muito riscado.

dsc02755.th.jpg

Depois de lixar com a 350 em seguida com a 1500, totalmente fosco.

dsc02768z.th.jpg

Trio a ser lapidado, H50, NBF47 e Q9550. Os 3 após encararem a 350 e a 1500, com exceção do Q9550 pois não tive sangue frio de "lixar" de verdade o Heat Spread dele,

já pensou se vaza o encapsulamento ? Deus me livre seríam R$ 750,00 lixados em vão rsrs, não não, só passou pela 1500 mesmo rs.

dsc02772k.th.jpg

DEPOIS

49ºC no core mais quente... isso depois de torrar por 4 minutos no pra mim95 até o core 4 parar rs, essa memórinha de 533 é guerreira mas não é mágica pra estabilziar tanto á 945Mhz rs rs

lapping.th.png

Já no Furmark... deixei por uns 7 minutos assim como fiz da outra vez com a lapidação antiga.

44ºC no core mais quente...

lappingfurmark.th.png

H50, o flash estragou um pouco do reflexo.

dsc02799rs.th.jpg

O trio lapidado...

dsc02813k.th.jpg

dsc02830g.th.jpg

YouTube - Q9550+H50+NBF47 Lapped

To atualizando a postagem aos poucos e salvando pra garantir antes que meu pc dê alguma zica pois estou usando um módulo de ddr2

Kingston 533Mhz @ 945Mhz segurando o Quad a 4.012Mhz happy.gif.

Postado

Como no de cima não cabia mais vou continuar postando algumas fotos que achei bacana..

OBS!!!!!! eu usei massa de polir automotiva(nº2) pra dar o polimento, nem Kaol nem pasta de dente dessa vez, não sei porque, acho que gostei do resultado assim e não usei após a massa.

A mesa de cirurgia e os instrumentos ehehehe

dsc02773s.th.jpg

dsc02816l.th.jpg

Q9550 apoiado pra foto na P5Q rs...

dsc02819x.th.jpg

H50 e o NBF47

dsc02838k.th.jpg

Dessa vez eu resolvi "proteger" o Quad...

dsc02746k.th.jpg

dsc02745n.th.jpg

Videos individuais...

Dissipador North Bridge Zalman, NBF47 lapped.

WC Corsair, Hydro H50 lapped.

Intel Core 2 Quad, Q9550 lapped.

Core 2 Quad Q9550 Lapped - Lapping PsR

Bom é isso galera... qualquer dúvida é só perguntar, deixa esfrirar em SP e minahs memórias voltarem da Corsair que eu faço um over bruto pra ver quanto esse lapping ta segurando no conjunto.

Abraços.

Postado
Parabéns PsR, excelente tópico.

Valeu Jonny, vamos ver se consigo ganhar % a mais de over e

algumas posições no Ranking rs.

agora sim fico bem polido :D

ae protegeu o processador, agora to tranquilo :P

Pois é, antes eu havia usado BomBril, um pano branco qualquer, Kaol e

pasta de dente.

Dessa vez usei lixa 360(grossa mas deu pro gasto apesar de riscar muito o cobre) e a 1500 pra alisar, depois usei massa de polir numero 2(automotiva)

no mesmo pano branco que usei anteriormente. Acredito que a lixa 1500 e a massa deram essa diferença pra antiga polida.

É rsrsrs, como eu ia usar lixa 1500 que é muito fina fiquei preocupado em

entrar algum resíduo naquela aberturazniha que o HS tem, daí "lacrei" ele

usando fita isolante e na parte dos contatos coloquei uma "espuminha"

que veio na embalagem de um AMD, uma almofadinha que veio acomodando o CPU dentro da caixinha... ficou com uma pegada ótima na hora de polir... dessa vez fiz sem medo algum.

Abraços.

Postado

Ae, PsR, parabéns mais uma vez.

Antes de mais nada, não sei você, mas eu nunca pensei em fazer o processo completo do lapping no CPU. Mesmo vendo quem já tenha o feito, considero ser o suficiente apenas uma lixa 1200 ou 1500, como você fez.

Ainda sobre o cpu, eu também pretendo proteger a parte dos pinos! Pensei naquele plástico original que ele vem, apenas a metade do lado a proteger. Quem sabe uma espuma de embalagem recortadinha também para "amaciar". Mas o que você fez parece seguro também.

Não que os resultados não sejam excelentes, mas eu achei especialmente estranho o fato de você ter usado massa de polimento automotivo! Lembrando basicamente o princípio dela, trata-se de um preenximento das micro-ranhuras da superfície. No nosso caso, isso é papel da pasta térmica, e não de uma massa de polir! hehe Não sei se ouve interferência ou não, até porque sei que deve ter limpado com álcool direitinho depois, mas enfim, eu não usaria a massa de polir! rsrs Quem sabe apenas um abrasivo mesmo, tipo "Brasso" ou aquele "Kaol" de antes. Volto a dizer, os resultados não levam muito a crer nisso que estou te importunando, mas não faz muito sentido querer usar, a não ser pelo lindo brilho que deve ficar! :D

De resto, sensacional! As três superfícies ficaram muito limpas e espelhadas. E os resultados estão aí: alguns bons graus, apenas com uma mãozinha à obra.

Postado
Ae, PsR, parabéns mais uma vez.

Antes de mais nada, não sei você, mas eu nunca pensei em fazer o processo completo do lapping no CPU. Mesmo vendo quem já tenha o feito, considero ser o suficiente apenas uma lixa 1200 ou 1500, como você fez.

Ainda sobre o cpu, eu também pretendo proteger a parte dos pinos! Pensei naquele plástico original que ele vem, apenas a metade do lado a proteger. Quem sabe uma espuma de embalagem recortadinha também para "amaciar". Mas o que você fez parece seguro também.

Não que os resultados não sejam excelentes, mas eu achei especialmente estranho o fato de você ter usado massa de polimento automotivo! Lembrando basicamente o princípio dela, trata-se de um preenximento das micro-ranhuras da superfície. No nosso caso, isso é papel da pasta térmica, e não de uma massa de polir! hehe Não sei se ouve interferência ou não, até porque sei que deve ter limpado com álcool direitinho depois, mas enfim, eu não usaria a massa de polir! rsrs Quem sabe apenas um abrasivo mesmo, tipo "Brasso" ou aquele "Kaol" de antes. Volto a dizer, os resultados não levam muito a crer nisso que estou te importunando, mas não faz muito sentido querer usar, a não ser pelo lindo brilho que deve ficar! :D

De resto, sensacional! As três superfícies ficaram muito limpas e espelhadas. E os resultados estão aí: alguns bons graus, apenas com uma mãozinha à obra.

Puts cara não pensei nesse lance da massa de polir preencher as micro ranhuras rs... ao menos ficou bom pacas(espelhado).

Uma coisa que notei quando removi a pasta térmica da primeira polida(pág 1), quando usei Kaol é que o processador meio que "fritou" a superficie do H50, de casa posto a foto pra explicar o que to falando... ficou uma marca escura do processador no bloco do H50... não ficava essa marca antes de lapidar, ela é no minimo estranha, veremos como vai ficar o bloco depois de polir com a massa automotiva quando eu precisar remover ele de novo ehehehehe.

Abraço e obrigado pelo comentário.

Postado

Como eu disse, não sei se influenciou ou não, mas eu particularmente não usaria a massa.

Não sei também se a fritada que você falou é o que eu estou imaginando, mas bom... meu VF700Cu, depois de um longo uso na minha 7600GT, ficou com uma impressão, como se fosse uma tatuagem, das escritas do chip da placa de vídeo. Ficou bem evidente, em preto, perfeito! Se eu quisesse aquilo, acho que nunca conseguiria! Mas ficou pretinho e parecendo um queimado.

Seja como for, após a lapidação, o ideal é limpar MUITO BEM as superfícies. Um paninho macio com álcool isopropilico, bem embebido, e com bastante força, como se fosse polir novamente, só que agora com o álcool.

Por fim, volto a dizer: os resultados estão ótimos! Só estão falando isso pra tentar ajudar a melhorar ainda mais, e também porque você pode me ajudar, adiantando esses "testes" quando eu também for fazer aqui! hehe

Abraço!

Postado
Como eu disse, não sei se influenciou ou não, mas eu particularmente não usaria a massa.

Não sei também se a fritada que você falou é o que eu estou imaginando, mas bom... meu VF700Cu, depois de um longo uso na minha 7600GT, ficou com uma impressão, como se fosse uma tatuagem, das escritas do chip da placa de vídeo. Ficou bem evidente, em preto, perfeito! Se eu quisesse aquilo, acho que nunca conseguiria! Mas ficou pretinho e parecendo um queimado.

Seja como for, após a lapidação, o ideal é limpar MUITO BEM as superfícies. Um paninho macio com álcool isopropilico, bem embebido, e com bastante força, como se fosse polir novamente, só que agora com o álcool.

Por fim, volto a dizer: os resultados estão ótimos! Só estão falando isso pra tentar ajudar a melhorar ainda mais, e também porque você pode me ajudar, adiantando esses "testes" quando eu também for fazer aqui! hehe

Abraço!

Pois é amigo Great, essa marca é muito parecida com a que estou me referindo porém a que ficou no H50 não é tão bem "impressa" assim rs tá mais pra um borrão apenas.

Confesso um deslize :unsure:... não limpei a superfície de nenhum dos 3 após a polida com a massa :eek:... passou batido mesmo.

Pior que um amigo aqui da empresa me disse que a massa de polir tem água na composição !! eita peste agora me preocupei pois o pc ta ligado em casa baixando coisas no bitcomet :huh:.

Vou chegar em casa depois da faculdade e se tiver com pique já vou providenciar essa limpeza com o isopropilico.

Anota aí pra não perder nenhum passo quando for fazer lapping no seu sistema rs.

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...