Ir ao conteúdo

Sincronizar áudio externo com o vídeo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, amigos

Tenho uma filmadora sony (sem entrada de microfone) e estou usando para fazer uns serviços políticos na câmara municipal, onde tem um sistema de som próprio. Ao fazer a edição, o áudio com o vídeo fica bom (sincronizado)

Minha dúvida, é quando for fazer serviços fora da Câmara, usando um MP3, por exemplo, para realizar entrevista. como faço para sincronizar o áudio do entrevistado com o vídeo?

Uso o Vegas Pro na edição

Desde já, agradeço a força

Abraços

Postado

Qual o formato e codificação desse vídeo. Pode baixar e verificar pelo MediaInfo aqui: http://mediainfo.sourceforge.net/pt-BR

Preciso saber também se o áudio MP3 é Variável (VBR) ou Constante (CBR).

Esta condição do áudio é fundamental para a perfeita sincronia.

Se for Variável terá um tratamento, se for Contante terá outro.

Quando o áudio é constante se trabalha com o ajuste de delay no próprio áudio. Não mexe no vídeo.

Quando o áudio é variável o ajuste é feito na duração do vídeo,

aumentando ou diminuindo (comprimindo ou expandindo) a diferença em relação ao áudio.

Não se consegue mexer em áudio variável, é quase impossível. É por isso que muitos não conseguem sincronizar muitas vezes.

Eu explico bem isso no "Tutorial FairUse Encode XviD Completo".

no aguardo...

Postado

Bom dia, Jandor

Desculpa pela demora em responder.

Não é esse caso abaixo, pois ainda não fiz nenhuma gravação fora da Câmara Municipal, mas sei que a qualquer hora será necessário fazer. Essas informação, foram retiradas de um vídeo onde o audio ficou bom... Por isso não houve necessidade de gravar com um mp3.

Como não conhecia esse programa, colhi essas informação (não sei se são essas que você pediu):

Nome completo : H:\Backup_Laptop\Jairo\vídeos\jaqueira\M2U00971.MPG

Formato : MPEG-PS

Tamanho do arquivo : 602 MiB

Duração : 14mn 38s

Taxa de Bits Total : 5 746 Kbps

Vídeo

ID : 224 (0xE0)

Formato : MPEG Video

Versão do Formato : Version 2

Perfil do Formato : Main@Main

Conf do Formato, BVOP : Sim

Conf do Formato, Matriz : Padrão

Format_Settings_GOP : M=3, N=15

Modo da taxa de bits : Variável

Taxa de bits : 5 376 Kbps

Taxa de bits nominal : 9 100 Kbps

Largura : 720 pixels

Altura : 480 pixels

Proporção da imagem : 4:3

Taxa de quadros : 29.970 fps

Padrão : NTSC

ColorSpace : YUV

ChromaSubsampling : 4:2:0

BitDepth/String : 8 bits

Tipo de Scan : Entrelaçado

Ordem do Scan : Primeiro a área superior

Bits/(Pixels*Quadros) : 0.519

Tamanho da Faixa : 563 MiB (94%)

Áudio

ID : 128 (0x80)

Formato : AC-3

Formato/Informações : Audio Coding 3

Format_Settings_ModeExtension : CM (complete main)

Modo da taxa de bits : Constante

Taxa de bits : 256 Kbps

Nº de canais : 2 canais

Posições dos canais : Front: L R

Taxa de amostragem : 48.0 KHz

BitDepth/String : 16 bits

Atraso do Video : -98ms

Tamanho da Faixa : 26.8 MiB (4%)

Postado

Beleza! Sem essas informações não seria possível te direcionar.

Normalmente quando o áudio é constante, a chance de ocorrer um delay é miníma.

O VirtualDubMod abre MPEG.

Quando precisar conferir e ajustar a sincronia, siga os passos que fala deste assunto pelo: Tutorial FairUse Encode XviD Completo

Baixe a ferramenta portátil e necessária para o procedimento, aqui: VirtualDubMod 1.5.10.2 All inclusive

Postado

Oi,

Valeu, meu velho.

Vou baixar e ler... Vou fazer algumas gravações também com a filmadora e o mp3, para na hora que precisar eu já estou conhecendo alguma coisa e não fazer feio. rsrsr

Abração

Postado

Você também pode usar o Audio Video Synchronize: 4shared ou Megaupload

Baixe essa versão portátil 893 KB e depois entre no link do site, anexo ao arquivo, lá tem muitos tutoriais.

Postado

Oi,

Deixa eu ver se entendi.

Abro o vídeo, pego o audio do MP3/gravador/celular/etc e renderizo normalmente no Vegas. Após renderizado, e notar que o audio esta primeiro ou depois do "bater" da boca (tipo flash ao vivo que as vezes o som sai primeiro) é que vou sincronizar no virtualdub?

É nessa parte que estou me "mordendo"... rsrsr

Postado

Ah!!! agora é fui ler a página 126... acho que resolve a dúvida que tinha.

Só fazendo uma gravação/entrevista com o MP3/celular para saber se é realmente isso e seguindo os mandamentos da página 126, a sincronização sai perfeita.

mais uma, muito obrigado

Postado

Leia os Tópicos 26, 27, 28, 29, 34 e 35.

29 se a aplicação for um áudio varável

34 se a aplicação for um áudio constante (No teu caso desconsidere a questão "troca". Vai usar só a inclusão).

Pode tranquilamente adaptar às tuas necessidades.

ATENÇÃO: Realmente me esqueci desse detalhe muito importante...

Como o vídeo e áudio são virgens, cada um foi gerado em separado, naturalmente, e agora quer juntá-los,

precisa fazer o seguinte:

Antes de tudo, de editar o áudio.

Seria interessante analisar o vídeo, e ver o que pode ser aparado (cortado) no início e no final. Deixando o mínimo possível.

Veja bem, estou considerando aqui que não tenha havido interrupções nem no vídeo e nem no áudio.

Senão muda tudo e teria que editar e sincronizar aos pedaços e depois juntar tudo. É um trabalhão.

Coloca o vídeo a rodar e faz uma marcação de tempo até a abertura de "boca" da primeira fala e marque o tempo.

Depois vá para o final do vídeo e localize o Final da última fala, e marque o tempo que ficará sem áudio até o final do vídeo.

Para isso terá que editar esse áudio em programa apropriado e incluir os tempos de silêncio apurados no vídeo:

Até chegar no Início da primeira fala e do Final da última fala o tempo de silêncio até o término do vídeo.

Se ao invés de silêncio quiser deixar um fundo musical, controle o tempo transcorrido e corte o excesso.

Nessa tarefa de edição a soma de tempo entre áudio e vídeo seria interessante que batesse uma com a outra. Facilita na hora de sincronizar.

Mas isto é muito difícil provavelmente ficará com uma diferença de milésimos de segundos, o que é normal. Na sincronização se ajusta.

Nunca precisei fazer isso, mas estou te passando a lógica.

Para isso você pode usar o Vegas ou o Audacity. Depois parte pro tutorial e o VirtualDubMod.

Para a sincronia de legenda funciona um pouco diferente, consideramos o início da primeira fala e o início da última fala.

Nessas de editar daqui e dali, é bom fazer uma cópia de segurança desses arquivos de áudio e vídeo.

Postado

Oi,

Também não tinha me tocado nessa do tempo (início e final).

Tranquilo, vou arrumar um tempinho e faço um teste. Pelo visto, vou quebrar um pouco da cabeça com essa sincronização.:D:D

Valeu, mesmo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...