Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sincronizar áudio externo com o vídeo


Posts recomendados

Boa tarde, amigos

Tenho uma filmadora sony (sem entrada de microfone) e estou usando para fazer uns serviços políticos na câmara municipal, onde tem um sistema de som próprio. Ao fazer a edição, o áudio com o vídeo fica bom (sincronizado)

Minha dúvida, é quando for fazer serviços fora da Câmara, usando um MP3, por exemplo, para realizar entrevista. como faço para sincronizar o áudio do entrevistado com o vídeo?

Uso o Vegas Pro na edição

Desde já, agradeço a força

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o formato e codificação desse vídeo. Pode baixar e verificar pelo MediaInfo aqui: http://mediainfo.sourceforge.net/pt-BR

Preciso saber também se o áudio MP3 é Variável (VBR) ou Constante (CBR).

Esta condição do áudio é fundamental para a perfeita sincronia.

Se for Variável terá um tratamento, se for Contante terá outro.

Quando o áudio é constante se trabalha com o ajuste de delay no próprio áudio. Não mexe no vídeo.

Quando o áudio é variável o ajuste é feito na duração do vídeo,

aumentando ou diminuindo (comprimindo ou expandindo) a diferença em relação ao áudio.

Não se consegue mexer em áudio variável, é quase impossível. É por isso que muitos não conseguem sincronizar muitas vezes.

Eu explico bem isso no "Tutorial FairUse Encode XviD Completo".

no aguardo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Jandor

Desculpa pela demora em responder.

Não é esse caso abaixo, pois ainda não fiz nenhuma gravação fora da Câmara Municipal, mas sei que a qualquer hora será necessário fazer. Essas informação, foram retiradas de um vídeo onde o audio ficou bom... Por isso não houve necessidade de gravar com um mp3.

Como não conhecia esse programa, colhi essas informação (não sei se são essas que você pediu):

Nome completo : H:\Backup_Laptop\Jairo\vídeos\jaqueira\M2U00971.MPG

Formato : MPEG-PS

Tamanho do arquivo : 602 MiB

Duração : 14mn 38s

Taxa de Bits Total : 5 746 Kbps

Vídeo

ID : 224 (0xE0)

Formato : MPEG Video

Versão do Formato : Version 2

Perfil do Formato : Main@Main

Conf do Formato, BVOP : Sim

Conf do Formato, Matriz : Padrão

Format_Settings_GOP : M=3, N=15

Duração : 14mn 38s

Modo da taxa de bits : Variável

Taxa de bits : 5 376 Kbps

Taxa de bits nominal : 9 100 Kbps

Largura : 720 pixels

Altura : 480 pixels

Proporção da imagem : 4:3

Taxa de quadros : 29.970 fps

Padrão : NTSC

ColorSpace : YUV

ChromaSubsampling : 4:2:0

BitDepth/String : 8 bits

Tipo de Scan : Entrelaçado

Ordem do Scan : Primeiro a área superior

Bits/(Pixels*Quadros) : 0.519

Tamanho da Faixa : 563 MiB (94%)

Áudio

ID : 128 (0x80)

Formato : AC-3

Formato/Informações : Audio Coding 3

Format_Settings_ModeExtension : CM (complete main)

Duração : 14mn 38s

Modo da taxa de bits : Constante

Taxa de bits : 256 Kbps

Nº de canais : 2 canais

Posições dos canais : Front: L R

Taxa de amostragem : 48.0 KHz

BitDepth/String : 16 bits

Atraso do Video : -98ms

Tamanho da Faixa : 26.8 MiB (4%)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza! Sem essas informações não seria possível te direcionar.

Normalmente quando o áudio é constante, a chance de ocorrer um delay é miníma.

O VirtualDubMod abre MPEG.

Quando precisar conferir e ajustar a sincronia, siga os passos que fala deste assunto pelo: Tutorial FairUse Encode XviD Completo

Baixe a ferramenta portátil e necessária para o procedimento, aqui: VirtualDubMod 1.5.10.2 All inclusive

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

Deixa eu ver se entendi.

Abro o vídeo, pego o audio do MP3/gravador/celular/etc e renderizo normalmente no Vegas. Após renderizado, e notar que o audio esta primeiro ou depois do "bater" da boca (tipo flash ao vivo que as vezes o som sai primeiro) é que vou sincronizar no virtualdub?

É nessa parte que estou me "mordendo"... rsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leia os Tópicos 26, 27, 28, 29, 34 e 35.

29 se a aplicação for um áudio varável

34 se a aplicação for um áudio constante (No teu caso desconsidere a questão "troca". Vai usar só a inclusão).

Pode tranquilamente adaptar às tuas necessidades.

ATENÇÃO: Realmente me esqueci desse detalhe muito importante...

Como o vídeo e áudio são virgens, cada um foi gerado em separado, naturalmente, e agora quer juntá-los,

precisa fazer o seguinte:

Antes de tudo, de editar o áudio.

Seria interessante analisar o vídeo, e ver o que pode ser aparado (cortado) no início e no final. Deixando o mínimo possível.

Veja bem, estou considerando aqui que não tenha havido interrupções nem no vídeo e nem no áudio.

Senão muda tudo e teria que editar e sincronizar aos pedaços e depois juntar tudo. É um trabalhão.

Coloca o vídeo a rodar e faz uma marcação de tempo até a abertura de "boca" da primeira fala e marque o tempo.

Depois vá para o final do vídeo e localize o Final da última fala, e marque o tempo que ficará sem áudio até o final do vídeo.

Para isso terá que editar esse áudio em programa apropriado e incluir os tempos de silêncio apurados no vídeo:

Até chegar no Início da primeira fala e do Final da última fala o tempo de silêncio até o término do vídeo.

Se ao invés de silêncio quiser deixar um fundo musical, controle o tempo transcorrido e corte o excesso.

Nessa tarefa de edição a soma de tempo entre áudio e vídeo seria interessante que batesse uma com a outra. Facilita na hora de sincronizar.

Mas isto é muito difícil provavelmente ficará com uma diferença de milésimos de segundos, o que é normal. Na sincronização se ajusta.

Nunca precisei fazer isso, mas estou te passando a lógica.

Para isso você pode usar o Vegas ou o Audacity. Depois parte pro tutorial e o VirtualDubMod.

Para a sincronia de legenda funciona um pouco diferente, consideramos o início da primeira fala e o início da última fala.

Nessas de editar daqui e dali, é bom fazer uma cópia de segurança desses arquivos de áudio e vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!