Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda em programação C para PIC 18F


GBecker

Posts recomendados

Boa Tarde,

Estou apredendo a programar em C para PIC. Já tenho bons conhecimentos em C.

O meu problema é configurar o dispositivo usando as diretivas do compilador, a configuração dos "fusíveis".

Estou utilizado o compilador C18 da própria Microchip, e o dispositivo é o PIC18F1320.

Fiz um pequeno programa apenas para teste, simulando funciona. Mas ao gravar e ligar não funcionou.

Segue abaixo o código:

/* Compile options:  -ml (Large code model) */

#include <stdio.h>
#include <p18cxxx.h>

#pragma config WDT = OFF
#pragma config OSC = INTIO2
#pragma config PWRT = ON
#pragma config MCLRE = OFF

void DELAY( void ) {

unsigned int i;
for( i = 0; i < 35000; i++ );

}

void main (void)
{

OSCCON = 0x73;
ADCON1 = 0x7F;
ADCON0bits.ADON = 0;

TRISB = 0;
PORTB = 0x00;


while (1) {

PORTB = 0x00;
DELAY();
PORTB = 0xFF;
DELAY();

}

}

Outras dúvidas:

Posso utilizar a alimentação da porta USB do PC para alimentar o meu circuito com PIC?

Qual compilador é melhor/mais fácil o CCS ou C18?

Desde já, agradeço a ajuda de todos!

Abraço.

Gabriel Becker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos a primeira dúvida, me pareceu problema com o header do PIC,

substitua:

#include <p18cxxx.h>

por:

#include "p18f1320.h"

Nos fuses, faça o teste usando cristal externo no caso:

#pragma config OSC = HS

PS.: ligue o cristal nos pinos indicados pelo datasheet.

As outras duvidas

Posso utilizar a alimentação da porta USB do PC para alimentar o meu circuito com PIC?

Sim, sugiro apenas que coloque um capacitor de 100nF (para desacoplamento) entre o VCC e o GND pertinho do PIC.

Qual compilador é melhor/mais fácil o CCS ou C18?

vão me xingar aqui, mas o CCS pra começar, possui otimização de código zero, seu padrão nao obedece ao C-ANSI, e pra piorar e muito os nomes dos registradores e configurações não seguem em nada o datasheet, a unica vantagem desse famigerado ai, são a enorme quantidade de funções prontas.

Quanto ao C18 juntamente com o HITECH acho os melhores compiladores pra C usando PIC, eles otimizam e muito o codigo em C quando compilamos, seu padrão obedece em quase 100% o padrão C-ANSI, os registradores e configurações possuem nome e ordem igual a do datasheet, fora a quantidade de programas prontos e notas de aplicações oferecidas pela microchip. Por outro lado o compilador não possui muitas funções prontas, por outro lado as que são prontas possuem livre acesso para serem alteradas, o que nao acontece no CCS.

Ai agora você que escolhe, mas sugiro testar os tres e tirar suas conclusões.

ABs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...