Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados!

Tenha tentado acionar um rele de 12v via porta paralela mas não estou tendo sucesso.Com os led's o funcionamento é completo mas não consigo acionar o relé já que minha intenção é controlar cargas maiores. Outro problema é com as linhas de código que eu preciso aprender a desenvolver no vba, alguem pode ajudar?

Postado

poste seu circuito aqui amigo, se voce conssegue com leds o problema deve ser a carga que você esta mandando para ligar os relês, se você esta mandando só a carga da porta como para os leds, nao vai adiantar, você precisa usar uma fonte externa para acionar os reles, e vai precisar de um CI.

Postado

a porta paralela tem tensão de 3,3V, e a corrente é bem baixa. ligar o rele diretamente na porta pode queimar nao so o bit mas a porta inteira. a maneira mais segura de ligar coisas na paralela é usando optoacopladores. se for só para o rele pode usar o tip111. e um software bom para o controle da paralela é o dspcom, gratuito e muito simples mesmo. porém só funciona em portas onboard.

• Curtir 1
Postado

Use um circuito integrado ULN2803. Você pode controlar 8 reles com este CI, ou seja um para cada bit da porta paralela. É muito barato e facilita o desenho de uma pcb.

Pino 9 Vai ao GND.

Pino 10 Vai à mesma Vcc dos reles. Não tenho certeza mas pode usar creio que mais de 30v nos reles (veja no datasheet).

---

Pinos:

Entrada -- Saída

1 -------> 18

2 -------> 17

3 -------> 16

4 -------> 15

5 -------> 14

6 -------> 13

7 -------> 12

8 -------> 11

Lembre-se que nas saídas, temos os coletores de transistores darlington. Portanto, um pino do rele vai ao pio do integrado e o outro à VCC.

O GND da fonte do CI e reles tem que estar ligado ao GND da porta paralela.

Não precisa ligar resistores nos pinos de entradas do CI, eles já estão internos e não oferecem riscos à lpt.

Abraço.

• Curtir 1
Postado

Ja fiz chaveando 220v com os relês, da pra usar om transistores sim, mas, não é confiavel, pois não são robustos iguais aos relês, são mais faceis de queimar, e aconselho usar diodos para garantir a segurança da porta paralela, não lembro como era o programa, mas, se tiver duvidas quanto ao circuito poste aqui que ficarei feliz em ajudar.

Dica: eu usava uma fonte velha de pc para projetos, pois ela me garante 6v e 12v, é muito prática, com isso você vai consseguir acionar os relês com o 2803 sem problemas (este mesmo que eu usava).

• Curtir 1
  • 7 anos depois...
Postado

Eu fiz a  algum tempo esse circuito bem rustico mesmo pois  sou amante  da porta  paralela kkk

Usei diodos para  proteção e o bc 547  como  chave para  acionar os reles 12v que  usei no projeto, o programa  que  usei foi o relais timer.

como eu  disse tudo bem rústico pois  estava testando o protótipo e esta  em teste a 8 meses kkkkk nunca deu problema.

Só não  gostei muito do programa usado pois se o computador reiniciar, o programa aciona todos os  reles.

20181013_104144.jpg

20181013_104204.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

estou tentando traçar o perfil psicológico do recentes ressuscitamentos de tópicos mofados. cheguei a conclusão pode ser virus do mofo mesmo kk. brinc

Já que é...

3 horas atrás, Leandro N. disse:

amante  da porta  paralela

crie seu próprio programa. Pode até mesmo usar o vb que está no msoffice. P.ex. usando a lib inpout32.dll

uma referência rápida daqui mesmo e ... mais mofada ainda kk

Uma ideia muito loca pranão acionar indevidamente é não fazer acionar por nível mas sim por onda quadrada. Essencialmente ligar um capacitor em série na base do transistor.

Já fiz com vb, v c,delphi e borland c. Penso que o legal mesmo é em java e afins... mas isso não me pertence +

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...