Ir ao conteúdo

Hyper Threading

Anchluss

Posts recomendados

Postado

Eu Tenho um P4 3.2 Ht e um Athlon 64 3000+, eu trabalho com edição de video

e já passei o Athlon 64 para minha 1° maquina por seu desempenho muito superior ao P4, aqui estou sentindo que é evidente que a tecnologia AMD e muito melhor que os da Intel, com o 64 faço uma edição 40% mais rapdo que com o P4, vou vender esse pentium e comprar outro 64.

Postado
Postado Originalmente por pearljeam2001@31 de maio de 2004, 20:36

Processadores com HT são mais eficientes na execução de processos em paralelo. Comportam-se internamente como dois processadores. Um processo de alta prioridade pode ser continuamente executado por uma seção, enquanto a outra seção executa outros processos. É possível usar por exemplo, dois programas “pesados” ao mesmo tempo, com mínima interferência entre os dois. Algumas partes do processador com HT são compartilhadas pelas duas seções, como as caches L1 e L2. Fora isso, o funcionamento é como o de um processador dual.  Os engenheiros da Intel explicaram que é possível, por exemplo, gravar um CD ao mesmo tempo em que são executados outros programas, sem correr o risco de perda de mídia. É possível usar um jogo pesado ou soft DVD player, ao mesmo tempo em que é feita a conversão de um CD para MP3.

Estive me inteirando sobre HT neste fórum, mas não encontrei resposta que tenho procurado. A mensagem acima chegou perto, mas vamos ver: faço ediçao de vídeo em meu P4 3.0 HT, em outras palavras, posso deixar meu vídeo renderizando e fazer outra tarefa (gravar cd, por exemplo) com tranquilidade. Mais eis a questão: e se eu só quiser renderizar vídeo, o HT vai acelerar alguma coisa? Caso não, posso desabilitar o HT para ter o processador dedicado somente àquela tarefa e consequentemente "ganhar" em desempenho? Mais uma, como habilitar e desabilitar o HT? Obrigado, RC

Postado
Postado Originalmente por rubenscamara@06 de junho de 2005, 19:20

Estive me inteirando sobre HT neste fórum, mas não encontrei resposta que tenho procurado. A mensagem acima chegou perto, mas vamos ver: faço ediçao de vídeo em meu P4 3.0 HT, em outras palavras, posso deixar meu vídeo renderizando e fazer outra tarefa (gravar cd, por exemplo) com tranquilidade. Mais eis a questão: e se eu só quiser renderizar vídeo, o HT vai acelerar alguma coisa? Caso não, posso desabilitar o HT para ter o processador dedicado somente àquela tarefa e consequentemente "ganhar" em desempenho? Mais uma, como habilitar e desabilitar o HT? Obrigado,  RC

O duplo processamento funciona normalmente ao se executar duas tarefas paralelas (dois programas diferentes por exemplo), mas a princípio, não faz diferença ao se executar uma única tarefa. Porém, se você utilizar programas otimizados para HT, como o Adobe Premiere Pro 1.5, ele utiliza o duplo processamento para processar dois dados ao mesmo tempo, diminuindo pela metade o tempo para execução de uma tarefa, teoricamente (na prática não chega a ser metade do tempo, mas há diferença).

Postado
Postado Originalmente por DaniloMisura@06 de junho de 2005, 22:09

Porém, se você utilizar programas otimizados para HT, como o Adobe Premiere Pro 1.5, ele utiliza o duplo processamento para processar dois dados ao mesmo tempo, diminuindo pela metade o tempo para execução de uma tarefa, teoricamente (na prática não chega a ser metade do tempo, mas há diferença).

Aí, valeu essa dica sobre o Adobe Premiere Pro 1.5! Obrigado.

• 4 semanas depois...
Postado

Galera Bom dia, desculpa entrar assim, mas me surgiu umas dúvidas em relação a AMD64 x Pentium HT.

Galera A AMD64 oferece a mesma estabilidade que o Pentium 4 HT, sempre usei P4, atualmente estou com um P4 2.4 e eu estava vendo em trocar por um AMD, meus objetivos com esse computador são jogos, codificação de vídeo...

Eu estava vendo em comprar isso aqui, porém estou com medo de ir pra AMD64 e não ter a estabilidade que o Pentium dá. quem mexe bastante com AMD64 poderia me falar os problemas que ele dá as vezes?

MSI K8N NEO4 PLATINUM/SLI (MS-7100-020)

CPU AMD Athlon 64 3.2 939

MSI NX6600 TD GT 128MB PCI-E

DDR PC3500 KINGSTON 512MB HYPER X KIT

CREATIVE SB LIVE DIGITAL 7.1 OEM

Porque eu gostária de desempenho e estabilidade...

No meu caso compensa ir pra Pentium 4 HT mesmo ou arrisco com AMD64?

Fico no aguardo galera, valeu.

Postado
Postado Originalmente por zdark@30 de junho de 2005, 13:59

Galera Bom dia, desculpa entrar assim, mas me surgiu umas dúvidas em relação a AMD64 x Pentium HT.

Galera A AMD64 oferece a mesma estabilidade que o Pentium 4 HT, sempre usei P4, atualmente estou com um P4 2.4 e eu estava vendo em trocar por um AMD, meus objetivos com esse computador são jogos, codificação de vídeo...

Eu estava vendo em comprar isso aqui, porém estou com medo de ir pra AMD64 e não ter a estabilidade que o Pentium dá. quem mexe bastante com AMD64 poderia me falar os problemas que ele dá as vezes?

MSI K8N NEO4 PLATINUM/SLI (MS-7100-020)

CPU AMD Athlon 64 3.2  939                   

MSI NX6600 TD GT 128MB PCI-E                     

DDR PC3500 KINGSTON 512MB HYPER X KIT       

CREATIVE SB LIVE DIGITAL 7.1 OEM             

Porque eu gostária de desempenho e estabilidade...

No meu caso compensa ir pra Pentium 4 HT mesmo ou arrisco com AMD64?

Fico no aguardo galera, valeu.

Olá amigo!

Até um certo ponto os AMD Athlon 64 tem um bom dezempenho

como exemplo: Jogos, MP3

Mais para arquivos mais pesados como: Edição de Video, renderização de video

a tecnologia intel P4 com os seus cloks reais (sem nomeclatura) ainda trabalham muito melhores que os Athlon 64

Eu tenho um Athlon 64 3000+, Asus K8V SE Deluxe, 1024 DDR 400Mhz, Video GForge FX 5200 256Mb, 2 HDs Seagate 120Gb SATA com Raid, DVD-RW 4163b,

Placa de Edição Pinnacle Pro One RTDV, fonte Seventeam 420W reais

e tambem tenho este P4 descrito abaixo

O dezempenho no geral e muito mais favoravel para o P4

muito mais estavel e confiavel

Se eu foce você com certeza optaria por um P4 de socket 775

abraços!

Postado
Postado Originalmente por jehanmax@03 de julho de 2005, 02:58

Olá amigo!

Até um certo ponto os AMD Athlon 64 tem um bom dezempenho

como exemplo: Jogos, MP3

Mais para arquivos mais pesados como: Edição de Video, renderização de video

a tecnologia intel P4 com os seus cloks reais (sem nomeclatura) ainda trabalham muito melhores que os Athlon 64

Eu tenho um Athlon 64 3000+, Asus K8V SE Deluxe, 1024 DDR 400Mhz, Video GForge FX 5200 256Mb, 2 HDs Seagate 120Gb SATA com Raid, DVD-RW 4163b,

Placa de Edição Pinnacle Pro One RTDV, fonte Seventeam 420W reais

e tambem tenho este P4 descrito abaixo

O dezempenho no geral e muito mais favoravel para o P4

muito mais estavel e confiavel

Se eu foce você com certeza optaria por um P4 de socket 775

abraços!

bom depende do que vais fazer no pc eu tenho um a64 3.2 / k8n neo2 platinum e um p4 3.2ht /d856pearl , sistemas identicos e te digo que em benchmarks 3d e jogos o a64 e muito melhor !!!

abraços !

Postado

Na minha opnião entre um Athlon 64 e um Pentium 4...............Fico com o pentium 4.............OBS.: MINHA OPNIÃO!!!!!!!!!!! Falou!

• 3 semanas depois...
Postado

Minha própria (e horrível) experiência com o hyper-threading:

Eu estava pra substituir meu PIII (que funciona muito bem, obrigado!) por um novo micro mais rápido, e meti na cabeça que esse novo micro seria o P4 HT da Intel. Eu não fazia ideia do que era hyper-threading, mais imaginava que estivesse relacionado com alguma forma de otimização dos threads do processador, e sendo assim, com certeza traria ganho de performance.

OK, comprei meu micro. Para os que são do RJ, como eu: moro em Jacarepaguá, comprei o micro no centro. (Para os que não sao do RJ: isso significa que eu moro longe e que não há onde parar o carro perto da loja de hardware.) Ele é baseado na Intel D865PERL, aquela placa ENORME que só cabe mesmo em gabinete de quatro baias. Ou seja, não é um objeto lá muito fácil de carregar pelo centro da cidade (já ouviu falar em mala sem alça e sem rodinha?)

Enfim, cheguei em casa com o micro novo e super ansiosa... E, bem... Ele travava um pouco com o Internet Explorer, mas devia ser porque os caras da loja instalaram o WinXP com Service Pack 2, as "melhorias" do SP2 deviam estar tirando o desempenho... Depois notei que o Photoshop não ficava aberto por mais de 5 pinceladas... Pra uma webdesigner isso é um problema sério.

Depois notei que ele não rodava o spybot, não rodava o Firefox (adeus testes em vários browsers!) não rodava isso, não rodava aquilo, dava erro toda hora...

Ah, quer saber? vou colocar o XP sem esse SP2.

Não adiantou. (Cadê a nota fiscal do micro? Poootz!, me venderam ele com a RAM ruim! Vou ter que levar essa droga pro centro da cidade! Tenho trabalho pra fazer e vou ficar sem máquina! Minha irmã não vai me deixar usar o P3 que ficou com ela!)

Daí um dia, revoltada com tantos problemas, resolvi fuçar o SETUP da máquina... F1... Vejamos... Menu tal... Nada demais aqui... Só mesmo esse negócio de Hyper-threading... Será que esse lance tá zuando o processador? Vou desativar!

Fico feliz em poder contar a vocês que não só o micro ficou MUITO MAIS RÁPIDO (um joguinho 3D que eu tinha rodava lentamente, e agora voa!), como também os travamentos e erros pararam, e todos os programas que eu não conseguia executar agora abrem e executam sem problemas!

Moral da história: Marketing é uma S.H.I.T! Não caiam nessa! Como o amigo explicou, vai levar muito tempo pros programas serem adaptados ao hyper threading, se é que isso vai acontecer!

Quando surgir uma tecnologia nova pra processadores, desconfiem antes de gastar dinheiro! Melhorias no processador quase sempre precisam que os programas sejam otimizados pra elas, leva tempo pra industria de software fazer isso.

Ah, e desativem o hyper-threading nas máquinas que montarem. A maioria dos clientes não vai saber, e isso vai te poupar muitas dores de cabeça com eles.

:muro:

Postado

Comprei uma placa Asus P4s800D-X, que teoricamente da suporte para tecnologia HT, digo teoricamente porque o utilitário de teste da Intel não reconhece como presente todos os itens para o perfeito funcionamento, no manual fala que da suporte, mas no site da asus me parece que é denominado como SIS HyperStreaming Architecture e não Hyper-Threading Tecnology.

Será que estou fazendo confusão, ou existe incompatibilidade com o software de reconhecimento da Intel com o chipset da SIS.

Ou realmente existe alguma diferença.

Se alguém aqui do site souber por favor me responda.

Agradeço antecipadamente. Obrigado.

Belggf.

Postado

Comprei uma placa Asus P4s800D-X, que teoricamente da suporte para tecnologia HT, digo teoricamente porque o utilitário de teste da Intel não reconhece como presente todos os itens para o perfeito funcionamento, no manual fala que da suporte, mas no site da asus me parece que é denominado como SIS HyperStreaming Architecture e não Hyper-Threading Tecnology.

Será que estou fazendo confusão, ou existe incompatibilidade com o software de reconhecimento da Intel com o chipset da SIS.

Belggf.

Postado

:bored:

ou, o P4 Prescott é realmente pior que o HT normal? eu sei q ele esquenta mais, mas tem algumas vantagens em relação ao outro. Em que ele perde para o Northwood? é desvantagem comprar o prescott ao invés do northwood?

se for me ferrei.. :unsure:

Postado
Postado Originalmente por Marcio Figueiredo@31 de maio de 2005, 10:29

“O multiplicador do P4 é sempre um número inteiro, então com FSB 200MHz você irá encontrar o 2.4GHz, o 2.6GHz, 2.8GHz, o 3.0GHz, o 3.2GHz e o 3.4GHz. O 3.06GHz é FSB 133MHz (ou 533MHz), que é multiplicador 23x (23x133.33MHz=3066.66MHz).

Cuidado que muitos lojistas não entendem patavina dessas coisas. “

Sledgehammer (ainda no ano 2004)

E eu também não...

Estou querendo saber mais sobre FSB, pensei em abrir um tópico, mas as duvidas envolviam processadores e placa-mãe.

IMPORTANTE:

Lí no Globo que a placa-mãe precisa ter o FSB (front side bus) compatível com o processador pois se este tiver o FSB maior que o da placa-mãe, vai rodar no FSB da própria placa, perdendo assim, o processador, algum desempenho.

Bom tudo o que sei sobre FSB é isso, pesquisando captei que (posso estar errado) é a freqüência com que dados são transferidos pelo barramento da placa-mãe e que esse numero é relevante a capacidade de processamento externo do processador como nos casos dos P4 HT que aparecem aí com 800 MHz.

tenho um P4 2.26GHz e no setup ele indica 133Mhz na frequency ratio (esse nome em especial eu não lembro, desculpem, são tantos). Esse 133MHz é onde caso eu botasse para 100MHz o processador trabalharia em 1.7GHz.

Então esse 133MHz é o FSB do meu sistema?????

Há P4 HT com 800MHz, mas isso é por causa dos "dois" processadores no núcleo, cada um com 400MHz??

E quanto as memórias serem DDR400 ou DDR500 fazem alguma diferença nesse processo de FSB?

Postado

É claro que errei na hora de responder, fui citar a pergunta mas agora mando a resposta sobre FSB é o Barramento da placa são aquelas linhas de material condutor de eletrecidade que estão impressas na placa mãe que ligam o processador aos outros diversos componentes para que possam estabelecer contato. O barramento local é de suma importancia pois se comunica entre a memória cache L2, o chipset, a memoria RAM, eo processador. Quanto maior a velocidade de transito pelas vias de comunicação maior é a interferencia eletromagnética, isso pode afetar os dados por isso as placas são projetadas de forma a iliminar essas interferencias, Imaginamos uma placa como se fosse uma cidade os barramentos seriam como se fossem as ruas com limites de velocidade e o processador um carro que atinge uma velocidade maxima de 800, se as ruas forem muito estreitas ou esburacadas voce não consiguira andar a velocidade maxima. É a mesma coisa com o processador se ele é um formula 1, manda ele la para a pista de corrida agora se ele é uma carroça manda ele lá para aquela estradinha de terra. Não é só isso mas da para ter uma ideia de como funciona.

belggf. :joia:

Postado
Postado Originalmente por <<Renato>>@29 de julho de 2005, 22:56

:bored:

ou, o P4 Prescott é realmente pior que o HT normal? eu sei q ele esquenta mais, mas tem algumas vantagens em relação ao outro. Em que ele perde para o Northwood? é desvantagem comprar o prescott ao invés do northwood?

se for me ferrei.. :unsure:

Com o lançamento do Pentium 4 com núcleo Prescott a Intel conseguiu se manter atualizada frente à concorrência: tecnologia de construção em 90 nanômetros (0,09 mícron), maiores clocks, tecnologia SSE3 e cache L2 de 1 MB. Em contrapartida, os processadores com este núcleo dissipam muito mais calor que os processadores Pentium 4 com núcleo Northwood e passaram a exigir, além de gabinetes adequados, que você saiba a potência real de sua fonte de alimentação (veja nossa dica sobre o assunto).

www.clubedohardware.com.br/artigos/1007 esse trecho foi colado dessa pagina aqui mesmo no club, veja o que muda é realmente a tecnologia de construção,

É claro que uma tecnologia mais moderna é muito melhor.

Belggf.

Postado

ai valeu belggf

na verdade eu já tinha visto esse artigo mas queria uma dica mais pessoal mesmo, talvez alguem que já tivesse visto a diferença.. por isso perguntei.. acho q esse processador não vai da muito problema não.. valeu ai t+

Postado
Postado Originalmente por <<Renato>>@31 de julho de 2005, 12:49

ai valeu belggf

na verdade eu já tinha visto esse artigo mas queria uma dica mais pessoal mesmo, talvez alguem que já tivesse visto a diferença.. por isso perguntei.. acho q esse processador não vai da muito problema não.. valeu ai t+

De uma olhada nessa pagina ou se quiser mais digite Prescott na pesquisa. La tem muitas comparações.

http://www.babooforum.com.br/idealbb/view....1&searchstring=

belggf.

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por belggf@27 de julho de 2005, 16:32

Belggf.

Éssa duvida foi sanada nessa pagina se alguem tambem a tiver e tiver tempo de uma olhada.

http://www.babooforum.com.br/idealbb/view....ageNo=1#1503797

Depois diga o que achou.

belggf.

• mês depois...
Postado

Ola galera ... sera que alguem pode mi ajudar ... vocês que sao bem mais espertos que eu ...

eu to querendo fazer um upgrade em minha maquina e o cara me ofereceu extamente isso:

P4 2.8 HT (LGA) – 64 Bits

GIGABYTE 8S648FX (775)

512 MB DDR (400 MHZ)

R$ 1.430,00

Eu entendi o que é a tecnol. HT porém eu não sei identificar.

1º) A minha pergunta é a seguinte .. como eu posso saber se o processador é realmente de 64 bits ? porque. eu vi em um topico daqui que a intel lancou o HT 64bits acima de 3.0 e não 2.8

2º) Se a placa acima suporta exatamente o processador ? E o que é esse tal de (775) ?

3º) E o que ej esse tal de LGA ?

Hah.. o cara mi falou tbem que esse processador não usa pinos, e que tinha algo a ver com o 775... como sou meio LESADO nesse assunto, nada melhor que perguntar para quem sabe né......

Poxa ... gostaria mesmo que alguem pudesse me responder, iria me ajudar muito ...

o pc atual que tenho em casa é:

p4 1.7

512 ddr 400 (samsung)

Nome da Placa Mãe PCChips M925LR (suporta no max agp 4x) Chips Set: P4m266

geforce fx5200fx 128 que suporta ate 8x

valeu galera ...

brigadao c alguem me ajudar

[]´s

Postado

Ola galera ... sera que alguem pode mi ajudar ... vocês que sao bem mais espertos que eu ...

eu to querendo fazer um upgrade em minha maquina e o cara me ofereceu extamente isso:

GIGABYTE 8S648FX (775)

512 MB DDR (400 MHZ)

R$ 1.430,00

Só para comparar e aproveitar as fotos que identificam bem os produtos, mas as opiniões podem ser muito variadas a respeito das tecnologias e dos preços também, mas da para ter uma ideia do geral. Não quero fazer propaganda da loja se você pesquisar encontrará uma variedade muito grande de lojas, até as Paraguaias e etc..ras da vida por ai. Pesquisei porque eu pessoalmente nunca montei uma maquina com essas configurações. O processador parece ser um Celeron que é uma versão leve do Pentium 4, a placa e as memórias tem boa fama, acredito que o conjunto deva funcionar bem.

De uma olhada nessa pagina

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=GA-8I915GMF

De uma olhada nessa pagina

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P45208001M

dois pentes para dual channel

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=M256D400SS

belggf.

Postado

GIGABYTE 8S648FX (775)

512 MB DDR (400 MHZ)

R$ 1.430,00

1º) A minha pergunta é a seguinte .. como eu posso saber se o processador é realmente de 64 bits ? porque. eu vi em um topico daqui que a intel lancou o HT 64bits acima de 3.0 e não 2.8

Os processadores Pentium 4 de 64 bits são os de numeros 660, 650, 640, 630, olhe um nessa pagina.

http://www.intrabox.com.br/detalhes.asp?co...47PG3000F&TAB=4

ok...

depois diga o que achou.

belggf.

Postado
Postado Originalmente por wantedband88@23 de abril de 2004, 12:16

qual é melhor

p4 2.8ghz prescott      ou                p4 2.8ghz ht

O PENTIUM 4 N2.8 GHZ PRESCOTT É HT.

• 2 semanas depois...
Postado

GIGABYTE 8S648FX (775)

512 MB DDR (400 MHZ)

R$ 1.430,00

Os processadores Pentium 4 de 64 bits são os de numeros 660, 650, 640, 630, olhe um nessa pagina.

http://www.intrabox.com.br/detalhes.asp?co...47PG3000F&TAB=4

ok...

depois diga o que achou.

belggf.

###### cara ... valeu veio ... c me ajudou pacas ... eu tinha achado esse proc. 630 mas sem ser prescot .... bem mais caro....

Alias não é esse tal de prescott que vocês dizem que aquece muito ? até D+ ?

falou

Postado
Postado Originalmente por shadowsp@14 de outubro de 2005, 17:00

###### cara ... valeu veio ... c me ajudou pacas ... eu tinha achado esse proc. 630 mas sem ser prescot .... bem mais caro....

Alias não é esse tal de prescott que vocês dizem que aquece muito ? até D+ ?

falou

Sim o Prescott aquece mais, por isso é muito importante o cooler a fonte eo gabinete, mas acho que no soquete 775 só tem Prescott.

Para diferenciar os processadores Pentium 4 "comuns" (núcleo Northwood) dos Pentium 4 com núcleo Prescott, a Intel está utilizando a letra "E" como indicador para o novo núcleo.

colei desse artigo da uma olhada,

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/130

Para montar uma maquina com um prescote de uma olhada nesse artigo,

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1007

Ai, a conclusão é sua,

OK...

belggf.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!