Ir ao conteúdo

Drivers Sis6326PINE8MB PCI e de CD p/AquantaDX c/WME

PesquisadorUFRGS

Posts recomendados

Postado

Tento fazer uma doação de um Unisys Aquanta DX que funcionava(quase) bem, para as filhas de um pedreiro que não tem micro! Ocorre há 3 semanas que comprei uma placa USADA de vídeo Off-board Sis 6326 PINE PCI(não é AGP) de 8MB, para melhorar um pouco a máquina, já que a original é uma S3 On-board de 1MB. Entrei nos sites(inúmeros) da PINE e Sis, principalmente e consegui os drivers(aparentemente exatos da SiS6326 PCI), mas ela não os reconhece. Na etiqueta adesiva dela fala em V1.25 e as versões de download que fiz são posteriores(1.28, 1.30, 1.31, 1.32) Isto têm algo a ver e como faço para corrigir????

Nas centenas de msgs(dentre milhares) que vi sobre esta placa, as únicas produtivas sempre conduzem aos sites das fábricas! O diagnóstico da Sis deu "N/A" para o chipset, mas a placa funciona, foi testada(micro+novo) e o processador é um Pentium MMX 200 MHZ que sempre funcionou bem com Windows Milenium Edition(no passado). Outro problema é que o drive de CD não é carregado quando liga, então fica sem a unidade de CD e estou sem o drive de disquete(está desligado). Uso outro micro com placa INTEL PERL865 P4 3.2 e WXP para instalar coisas e acessar o HDD Quantum 4GB velho, já que hoje é tudo em CD ou PenDrive. Desculpem a grande narrativa e agradeço a atenção. Reconheço a derrota para esta sucata...

Postado

Olá !

Eu tenho uma máquina com Pentium 2 233Mhz e a mesma placa de video, a SiS 6326.

Ela funcionava com o Windows 2000, mudei para o Linux e está funcionando muito bem (internet e documentos).

Cada versão posterior é uma amelioração (desempenho, consumo de energia...) do driver, é por isso que sempre tem que baixar o driver mais novo para a sua placa. Tenta com estes drivers: http://fichiers.touslesdrivers.com/sis/6326_131_win2k.zip ; http://fichiers.touslesdrivers.com/sis/6326_132_win98me.zip ; http://fichiers.touslesdrivers.com/sis/6326_winnt.zip (para Windows NT 4.0).

Se tiver quelquer duvida não hesite em perguntar,

Abraços,

Guilherme

Postado

Já baixei este Driver Versão 1.32 e não reconheceu, dos Sites da SiS e da PINE, em ambos é igual. Agradeço a atenção!!! Como faço para ter unidade de CD(Creative 52X)? (sem ter unidade de disquete=A). Como faço para mudar a BIOS da Placa SiS6326 PINE da versão 1.25 para esta última 1.32 QUE JÁ TENHO???? (Talvez ela FUNCIONE ASSIM)

Postado

Oi !

Parece ser um problema do Windows então. Você tem um CD do windows 2000 ou do XP?

BIOS e driver são duas coisas totalmente diferentes:

o driver é software, dentro do Windows mesmo, o BIOS é o programa da placa. Ele está armazenado dentro de uma ROM (na placa, no troço preto no meio da placa http://is.gd/iy1pi), e você só pode atualiza-lo comprando um programador de ROM. E bastante difícil fazer isso, sobretudo para uma placa tão velha (agora, porém, é bem mais fácil!!). Vou pesquisar na Google para ver se tem um outro jeito de atualizar o BIOS.

De qualquer maneira, se o problema estiver dentro relacionado ao Windows, atualizar o BIOS não vai mudar nada. Eu pensa que a melhor maneiro de achar o problema é usar um LiveCD do Linux e ver se a placa funciona. Se funcionar, você terá que instalar uma nova versão do Windows ou o Linux.

Respeito a unidade de CD, você tem certeza que os fios são ligados direito? Pode ser que o BIOS da placa mãe não consiga reconhecer, neste caso tem que comprar uma outra ou atualizar o BIOS.

Postado

Agradeço! Tenho CDs do WXP e do W2000, mas este processador é velho e uso nesta máquina antiga o W ME, que funcionou bem durante anos nela. Estranho, o ME ser mais novo que a SiS 6326PINE e não ter o drive dela e não a reconhecer??? Ela tem na etiqueta adesiva escrito: W12/01(será a data de fabricação???) Também tem escrito: PT-5968 - 98; que presumo seja de 1998??? Posso tentar pegar os drives dela do XP??? No Fórum do CH, alguém falou em drive 1.27(Bom), da Microsoft para ela, onde acho isto?? Pode ter jampeamento na MB para vídeo??? Já que a original é On-Board(S3 =1 MB).

Postado

Uso o Windows 2000 numa máquina com un Pentium II 233Mhz e a mesma placa de video. O computador funciona muito bem assim !

Os Windows 2000/XP/Vista/... são baseados no kernel NT que é diferente do kernel 32bits do 95/98/ME. Se você instalar um driver para kernel NT num 32 bits não vai funcionar muito bem...

Eu não sei interpretar a etiqueta adesiva, porém, a placa saiu em Junho de 1997. O ME sendo mais novo que a placa, eu não penso que seja um problema do Windows em si. Porém, o Windows pode precisar de ser reinstalado, sobretudo quando você muda uma peça hardware. Se eu fosse você, eu já tentaria "limpar" o HD com uma instalação novinha do ME, ou seja, do 2000/XP. Você tem USB no computador? Você poderia criar um LiveUSB ...

PS: Pesquisei mas não achei o driver 1.27... E difícil achar drivers de placas recentes, então nem imagino os de uma placa velha de quase 14 anos ! Qual é o problema exato na máquina ? Você consegue instalar o driver? A tela fica preta? ...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...