Ir ao conteúdo

Dúvidas sobre os registradores ANSEL e CMCOM

AlexSM

Posts recomendados

Postado

Pessoal, sou iniciante em programação C para PIC e tenho dúvidas sobre estes registradores (CMCOM e ANSEL).

Para que exatamente eles servem?

Todos os PICs têm esses mesmos registradores e com o mesmo nome?

Enfim, se alguém puder medar essas explicações, saiba que estará colaborando muito com os meus estudos.

Grato!

Postado

Para saber se um determindo microcontrolador possui o(s) comparador(es) = CMCON ou o conversor analógico/digital = ANSEL, só olhando mesmo o datasheet.

Os nomes já dizem o que são.

Leitura para entender o que são:

Comparador

Conversor AD

Apesar de serem tratados como item de hardware "independente" nos links acima, o microcontrolador que possui tais itens, agrega as mesmas funcionalidades (apresentadas nestes links) e outras mais, como interrupções para tratamento da conversão A/D, ou mesmo para o comparador.

Se não conhece um comparador, compre um Amplificador Operacional (LM741, LM339, etc) veja alguns projetos e monte no protoboard para ter noção de como eles trabalham.

Já o conversor AD, é comum ter ele em um único chip, ex.: ADC0804, é possivel fazer as conversões e ler elas atraves de leds ligados no registrador de 8bits deste mesmo(acho mais trabalhoso desta forma).

Familiarize-se com piscar led, controlar leds com botões e todos os experimentos para iniciantes. Quando estiver pronto para sair do básico, aceite que só uma boa leitura do datasheet o fará entender por qual motivo, isso ou aquilo tem de ser feito e em qual ocasião.

No seu projeto anterior, o CMCON passou longe. Sabe o que poderia acontecer? Na prática, iria funcionar quando quisesse!

Gostaria muito neste momento, dos sábios comentários do JoseDaSilva0, reforçando ou melhorando o raciocínio.

Abraço amigo.

Postado

Amigo shunt, salvei os estudos que você indicou. Parecem ser realmente muito bons. Vou aproveitar o tempo livre nesse feriado de carnaval para estudar.