Ir ao conteúdo

Como instalar o Receitanet Java no seu Mac OS X Snow Leopard.

Sampayu

Posts recomendados

Postado

Recentemente tentei instalar o Receitanet Java em meu MacBook Pro, mas só consegui após apelar para alguns comandos do Terminal. Como nem todo usuário do Mac está habituado a comandos UNIX, resolvi elaborar este pequeno tutorial com algumas dicas.

Os comandos foram executados na versão mais recente do OS X (Snow Leopard atualizado até a versão 10.6.6), mas possivelmente funcionará também em outras versões do Leopard e Snow Leopard, pelo menos.

1. Primeiramente, é importante esclarecer que JRE (Ambiente de Execução Java) é uma espécie de "pacote de arquivos" que permite criar um ambiente no qual programas feitos em Java poderão ser executados.

Além disso, todo JRE possui uma JVM (Máquina Virtual Java) dentro dele. A função da JVM é interpretar os comandos do aplicativo Java, dentro do ambiente de execução. Se o seu Mac possui um JRE instalado, certamente possui uma JVM.

O programa Receitanet Java requer que o OS X do seu Mac possua uma JVM presente.

2. De fato, todo Macintosh com sistema OS X 10.6.6 (Snow Leopard atualizado até o patch mais recente) estará "rodando" a última versão do Java (JRE) disponível para Mac (versão 1.6.0_22). Para confirmar isto, o usuário deverá abrir o Terminal (shell do Macintosh) e rodar estes três comandos:

Primeiro comando: which java

O comando acima deverá retornar a seguinte sequência de caracteres: /usr/bin/java

O arquivo java é a JVM que existe dentro do JRE que está instalado em seu Mac.

Segundo comando: ls -lG /usr/bin/java

O comando acima deverá informar que java na verdade é um link simbólico (um "atalho") que aponta para /System/Library/Frameworks/JavaVM.framework/Versions/Current/Commands/java

(no caso, o arquivo java que se encontra dentro da pasta Commands é que é a verdadeira JVM, de fato. Se os dois comandos acima retornaram aquelas mensagens, é porque o atalho existe e o atalho está apontando corretamente para uma JVM que existe).

Terceiro comando: java -fullversion

O comando acima deverá retornar algo assim: java full version "1.6.0_22-b04-307")

...em que a versão do Java instalado no Mac é aquele número que se encontra entre aspas, na mensagem supra.

3. Se a versão do java instalado no Mac for qualquer número inferior a 1.6.0_22, o usuário deverá clicar na maçã que aparece no canto superior esquerdo do Mac, em seguida clicar em Atualização de Software…, e então instalar todas as atualizações que estiverem disponíveis para o Java e para o próprio OS X.

4. Isto feito, o OS X Snow Leopard estará atualizado, assim como seu JRE (e consequentemente a JVM do JRE). No meu caso, o meu OS X já está atualizado para a versão mais recente (10.6.6) e o meu JRE já está atualizado para a versão mais recente atualmente disponibilizada pela Apple (JRE versão 1.6.0_22-b04-307). Como todo JRE (Ambiente de Execução Java) possui uma JVM (Máquina Virtual Java) dentro dele, uma vez que exista um JRE no Mac, também existirá uma JVM.

5. Apesar disto, o programa Receitanet Java não está detectando a JVM do Mac (pelo menos no OS X 10.6.6 com JRE 1.6.0_22-b04-307). Para contornar este problema, a solução que encontrei foi fazer download da versão Multiplataforma do Receitanet Java (disponível neste link da Receita Federal) e então rodar este comando, no Terminal (estou supondo que você baixou o arquivo ReceitanetJava2010.02d_setup.jar para dentro da pasta Transferências):

sudo java -jar ~/Downloads/ReceitanetJava2010.02d_setup.jar

...daí dê ENTER (return), informe a sua senha e dê ENTER (return) de novo.

6. Após rodar o instalador e clicar uma vez em Avançar, o instalador apontará equivocadamente para o caminho /ProgramasRFB/Receitanet Java. Como esse caminho não existe, o usuário deve corrigi-lo modificando-o para /Applications/ProgramasRFB/Receitanet Java e em seguida clicando em Avançar.

7. Além disto, caso o usuário tenha instalado o programa IRPF antes do Receitanet Java, o instalador do Receitanet mostrará uma mensagem de erro do tipo "impossível gravar". Isto ocorre porque o IRPF está equivocadamente criando a pasta /Applications/ProgramasRFB com permissão 644 (rw-r-r--), o que impede que qualquer pasta ou arquivo seja criado dentro da pasta ProgramasRFB. Faça o teste você mesmo: tente criar alguma pasta dentro da pasta ProgramasRFB...

8. Por causa disto, o instalador do Receitanet Java não conseguirá gravar na pasta ProgramasRFB. Para contornar este problema, abra novamente o Terminal do Mac e modifique as permissões da pasta ProgramasRFB, através deste comando:

sudo chmod 775 /Applications/ProgramasRFB/

9. Após executar o passo do item anterior, basta informar novamente ao instalador do Receitanet Java o caminho /Applications/ProgramasRFB/Receitanet Java (sem as aspas) e prosseguir com a instalação: como agora a pasta ProgramasRFB estará com permissão de gravação, o instalador do Receitanet Java conseguirá criar a pasta Receitanet Java em /Applications/ProgramasRFB e copiar os arquivos necessários.

10. A partir deste ponto, você deverá conseguir executar o Receitanet Java no seu Mac, sem problemas.

Postado

Amigo, boa noite! estou tentando instalar o RECEITANET no mac, porém da a mensagem:Uma JVM adequada n?o p?de ser encontrada. Execute o programa novamente utilizando a op??o -is:javahome <JAVA HOME DIR>

MacBook-Pro-de-Alexandre-Americo-dos-Santos:~ aamericos$ ......Poderia ajudar-me? nao sei como proceder.

Postado
Amigo, boa noite! estou tentando instalar o RECEITANET no mac, porém da a mensagem:Uma JVM adequada n?o p?de ser encontrada. Execute o programa novamente utilizando a op??o -is:javahome <JAVA HOME DIR>

MacBook-Pro-de-Alexandre-Americo-dos-Santos:~ aamericos$ ......Poderia ajudar-me? nao sei como proceder.

Aquela mensagem de erro está aparecendo porque você está tentando instalar o Receitanet Java para Mac:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/programas/receitanet/Java/ReceitanetJava2010.02d_setup_mac.command

...quando devia estar instalando o Receitanet Java Multiplataforma:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/programas/receitanet/Java/ReceitanetJava2010.02d_setup.jar

Como eu expliquei no tutorial, o Receitanet Java para Mac está dando problema em alguns Mac, daí eu ter feito o tutorial explicando como instalar, em um Mac, o Receitanet Java Multiplataforma.

Enfim: faça download do arquivo disponível neste endereço:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/programas/receitanet/Java/ReceitanetJava2010.02d_setup.jar

...e em seguida execute os demais passos do tutorial:

1. Abra o Terminal e execute o comando sudo java -jar ~/Downloads/ReceitanetJava2010.02d_setup.jar

2. Caso o IRPF tenha sido instalado antes de você instalar o Receitanet, execute também este comando, no Terminal: sudo chmod 775 /Applications/ProgramasRFB/

...e depois instale o Receitanet em /Applications/ProgramasRFB/Receitanet Java

Postado

Yuri, agradeço por suas instruções, tentei instalar por diversas vezes o RECEITANET e dava aquele erro por não localizar o Java.. eu não conheço os comandos UNIX e jamais conseguiria instalar se não fosse por suas instruções (que estão muito bem detalhadas e didáticas). Agora funcionou perfeitamente e já até transmiti minha declaração. Obrigado e parabéns pela iniciativa.

Postado

Olá, preciso de ajuda! Possuo um iMac 10.5.8 e não estou conseguindo fazer o IRPF de jeito nenhum... O IRPF p/ Mac não instale porque não reconhece o JAVA 6. Entrei nesse site http://www.javatester.org/version.html que realmente só reconheceu o o JAVA 5... Já alterei a ordem no Preferências do Java, mas não sei mais o que fazer pro JAVA 6 ser reconhecido... Instalei o Multiplataforma mas o teclado não funciona nele! Não consigo digitar nada. O que está acontecendo???

Agradeço pela ajuda!

Postado

Rapaz,

Você deu instruções que funcionam... Parabéns! Mas esqueceu que está em um MAC, logo as coisas devem (ou deveriam) ser simples.

Senhores, apenas baixem a versão Multiplataforma no site da Receita (eis o link direto http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/programas/receitanet/Java/ReceitanetJava2010.02d_setup.jar) e, como TUDO no Mac, dê dois cliques no arquivo baixado. Instale e transmita... Lembrem-se que os servidores da receita não estão operando entre 1 e 5 horas da madrugada.

Bem mais simples, não?!?!

Abraços.

Recentemente tentei instalar o Receitanet Java em meu MacBook Pro, mas só consegui após apelar para alguns comandos do Terminal. Como nem todo usuário do Mac está habituado a comandos UNIX, resolvi elaborar este pequeno tutorial com algumas dicas.

Os comandos foram executados na versão mais recente do OS X (Snow Leopard atualizado até a versão 10.6.6), mas possivelmente funcionará também em outras versões do Leopard e Snow Leopard, pelo menos.

1. Primeiramente, é importante esclarecer que JRE (Ambiente de Execução Java) é uma espécie de "pacote de arquivos" que permite criar um ambiente no qual programas feitos em Java poderão ser executados.

Além disso, todo JRE possui uma JVM (Máquina Virtual Java) dentro dele. A função da JVM é interpretar os comandos do aplicativo Java, dentro do ambiente de execução. Se o seu Mac possui um JRE instalado, certamente possui uma JVM.

O programa Receitanet Java requer que o OS X do seu Mac possua uma JVM presente.

2. De fato, todo Macintosh com sistema OS X 10.6.6 (Snow Leopard atualizado até o patch mais recente) estará "rodando" a última versão do Java (JRE) disponível para Mac (versão 1.6.0_22). Para confirmar isto, o usuário deverá abrir o Terminal (shell do Macintosh) e rodar estes três comandos:

Primeiro comando: which java

O comando acima deverá retornar a seguinte sequência de caracteres: /usr/bin/java

O arquivo java é a JVM que existe dentro do JRE que está instalado em seu Mac.

Segundo comando: ls -lG /usr/bin/java

O comando acima deverá informar que java na verdade é um link simbólico (um "atalho") que aponta para /System/Library/Frameworks/JavaVM.framework/Versions/Current/Commands/java

(no caso, o arquivo java que se encontra dentro da pasta Commands é que é a verdadeira JVM, de fato. Se os dois comandos acima retornaram aquelas mensagens, é porque o atalho existe e o atalho está apontando corretamente para uma JVM que existe).

Terceiro comando: java -fullversion

O comando acima deverá retornar algo assim: java full version "1.6.0_22-b04-307")

...em que a versão do Java instalado no Mac é aquele número que se encontra entre aspas, na mensagem supra.

3. Se a versão do java instalado no Mac for qualquer número inferior a 1.6.0_22, o usuário deverá clicar na maçã que aparece no canto superior esquerdo do Mac, em seguida clicar em Atualização de Software…, e então instalar todas as atualizações que estiverem disponíveis para o Java e para o próprio OS X.

4. Isto feito, o OS X Snow Leopard estará atualizado, assim como seu JRE (e consequentemente a JVM do JRE). No meu caso, o meu OS X já está atualizado para a versão mais recente (10.6.6) e o meu JRE já está atualizado para a versão mais recente atualmente disponibilizada pela Apple (JRE versão 1.6.0_22-b04-307). Como todo JRE (Ambiente de Execução Java) possui uma JVM (Máquina Virtual Java) dentro dele, uma vez que exista um JRE no Mac, também existirá uma JVM.

5. Apesar disto, o programa Receitanet Java não está detectando a JVM do Mac (pelo menos no OS X 10.6.6 com JRE 1.6.0_22-b04-307). Para contornar este problema, a solução que encontrei foi fazer download da versão Multiplataforma do Receitanet Java (disponível neste link da Receita Federal) e então rodar este comando, no Terminal (estou supondo que você baixou o arquivo ReceitanetJava2010.02d_setup.jar para dentro da pasta Transferências):

...daí dê ENTER (return), informe a sua senha e dê ENTER (return) de novo.

6. Após rodar o instalador e clicar uma vez em Avançar, o instalador apontará equivocadamente para o caminho /ProgramasRFB/Receitanet Java. Como esse caminho não existe, o usuário deve corrigi-lo modificando-o para /Applications/ProgramasRFB/Receitanet Java e em seguida clicando em Avançar.

7. Além disto, caso o usuário tenha instalado o programa IRPF antes do Receitanet Java, o instalador do Receitanet mostrará uma mensagem de erro do tipo "impossível gravar". Isto ocorre porque o IRPF está equivocadamente criando a pasta /Applications/ProgramasRFB com permissão 644 (rw-r-r--), o que impede que qualquer pasta ou arquivo seja criado dentro da pasta ProgramasRFB. Faça o teste você mesmo: tente criar alguma pasta dentro da pasta ProgramasRFB...

8. Por causa disto, o instalador do Receitanet Java não conseguirá gravar na pasta ProgramasRFB. Para contornar este problema, abra novamente o Terminal do Mac e modifique as permissões da pasta ProgramasRFB, através deste comando:

9. Após executar o passo do item anterior, basta informar novamente ao instalador do Receitanet Java o caminho /Applications/ProgramasRFB/Receitanet Java (sem as aspas) e prosseguir com a instalação: como agora a pasta ProgramasRFB estará com permissão de gravação, o instalador do Receitanet Java conseguirá criar a pasta Receitanet Java em /Applications/ProgramasRFB e copiar os arquivos necessários.

10. A partir deste ponto, você deverá conseguir executar o Receitanet Java no seu Mac, sem problemas.

Postado

Bem lembrado, thyarles. :joia:

Contudo, o problema é que as soluções mais simples também costumam ser as mais suscetíveis a falhas -- até porque elas dependem que tudo funcione exatamente como a gente espera que funcione, e isto nem sempre acontece...

Isto tanto é verdade que aconteceu comigo (e pelo visto com diversas outras pessoas) o seguinte: ao se instalar primeiro o IRPF, o IRPF cria a pasta ProgramasRFB, dentro da pasta Aplicativos (/Applications). Só que a pasta ProgramasRFB é criada sem permissão para gravação. Daí, ao executar o instalador do Receitanet (Multiplataforma ou para Mac, tanto faz), através do método do clique duplo, o instalador do Receitanet não vai conseguir gravar na pasta ProgramasRFB.

É claro que o usuário do Mac vai primeiro tentar o caminho mais fácil, seja lá com que procedimento ou aplicativo for. É por isto que não é preciso tutorial para as "coisas fáceis de se fazer", como esse procedimento do clique duplo: tutorial é para ensinar a fazer aquilo que não é muito trivial, é para apresentar ao usuário uma forma alternativa -- ainda que mais elaborada -- de se resolver um problema que não pôde ser resolvido de forma simples. Este tutorial se destina àquelas pessoas que não conseguiram, da forma mais simples, instalar o Receitanet para Mac.

Os usuários com experiência em UNIX sempre recorrem ao terminal do shell, quando a interface gráfica apresenta algum problema, porque o shell é mais flexível (embora mais complicado e trabalhoso). É mais complicado instalar o Receitanet via comandos de shell em um terminal UNIX, ao invés de utilizando a interface gráfica do MacOS? Sim. Mas também é mais garantido que funcione, e é uma solução mais abrangente, porque os comandos UNIX são universais, eles podem ser executados em qualquer sistema UNIX, e consequentemente podem ser executados em qualquer Mac, independentemente da versão de sistema operacional que o Mac esteja rodando, já que todo Mac usa um sistema operacional de arquitetura UNIX.

Digo: procedimentos de interface gráfica podem mudar, de uma versão do MacOS para outra (comandos como "maçã + clique" e "clique duplo", por exemplo, podem ter efeitos diferentes, dependendo até mesmo da forma como você configura o comportamento da interface gráfica do MacOS). Mas os comandos UNIX são universais, são sempre os mesmos, por isto sempre funcionam. Eu quis apresentar uma solução genérica, que atendesse a todos, independentemente da versão do sistema operacional do Mac de cada um e das configurações de interface gráfica que cada usuário fez.

Ainda, os programas IRPF e Receitanet costumam vir com problemas de permissão de pastas e arquivos, como eu mencionei anteriormente. Foi por isto que no tutorial eu precedi os comandos com a string sudo (algo que você não consegue fazer, quando usa a interface gráfica para executar o arquivo clicando nele): com o sudo os comandos serão sempre executados com perfil de superusuário, o que evita problemas com permissões de execução e de gravação de arquivos e pastas.

Dá para fazer essas mudanças de permissão de pastas e arquivos via interface gráfica? Se a pessoa possuir uma conta de administrador (ao invés de uma conta com perfil de usuário ou de convidado), então sim, . Mas se eu explicar isto aqui, vou explicar com base na interface do meu Mac, que roda OS X Snow Leopard. Eu não sei se o procedimento é idêntico, na interface gráfica das outras versões do MacOS (Jaguar, Leopard, Tiger, Panther etc.), e é bem provável que algumas pessoas não tenham conta de administrador. Para que correr o risco, se a execução de comandos UNIX garante o mesmo resultado para todos, independentemente da versão do sistema operacional de cada pessoa? ;)

Postado

Beleza, instalei o IRPF Multiplataforma e não consigo escrever nada nele, os números e letras não funcionam! O Tab, Return e teclas assim funcionam normalmente, mas por algum motivo não consigo escrever no programa. Alguma ajuda??

Postado
Beleza, instalei o IRPF Multiplataforma e não consigo escrever nada nele, os números e letras não funcionam! O Tab, Return e teclas assim funcionam normalmente, mas por algum motivo não consigo escrever no programa. Alguma ajuda??

1. Eu não cheguei a instalar o IRPF Multiplataforma. Pelo menos no meu Mac, isso não foi necessário. Sugiro que desinstale o IRPF Multiplataforma e instale o IRPF para Mac, disponível neste endereço:

http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/programas/IRPF/2011/PGDIRPF2011/Java/Mac/IRPF2011macv1.0.app.tar.gz

2. Após fazer o download do arquivo, vá até a pasta em que o arquivo foi baixado (o padrão é a pasta Transferências) e dê um clique duplo nele. O arquivo IRPF2011macv1.0.app.tar.gz será descomprimido.

3. O novo arquivo que foi descomprimido (arquivo IRPF2011MacOS-Xv1.0.app) é o instalador do IRPF para Mac. Dê um clique duplo nele e instale o IRPF em /Applications/ProgramasRFB.

4. Depois que o IRPF estiver instalado, instale o Receitanet Multiplataforma. Para fazer isso, siga o passo-a-passo do tutorial.

PS: Caso tenha algum problema para descompactar o arquivo IRPF2011macv1.0.app.tar.gz, abra o Terminal e faça o seguinte:

i) Digite este comando e dê ENTER (return):

cd ~/Downloads/

ii) Em seguida, digite este comando, dê ENTER (return), informe sua senha e dê ENTER de novo:

sudo tar -xvf IRPF2011macv1.0.app.tar.gz

iii) Agora execute o passo dos itens 3 e 4, acima.

iv) Se o problema do IRPF com os caracteres continuar ocorrendo, execute também este comando, no Terminal:

Postado

Yuri, obrigado pelas dicas, sou usuário novo no mac, comprei tem uma semana, rs....

aqui, segui os passos que você sugeriu, pois antes eu estava com problemas para instalar o receitanet, mas mesmo assim, continua dando algo errado, segui até o passo 5, quando digitei a senha de adm do mac, apareceu a mensagem abaixo.

Unable to access jarfile ˜/Downloads/ReceitanetJava2010.02d_setup.jar

o que eu preciso fazer? :confused:

Postado
Yuri, obrigado pelas dicas, sou usuário novo no mac, comprei tem uma semana, rs....

aqui, segui os passos que você sugeriu, pois antes eu estava com problemas para instalar o receitanet, mas mesmo assim, continua dando algo errado, segui até o passo 5, quando digitei a senha de adm do mac, apareceu a mensagem abaixo.

Unable to access jarfile ˜/Downloads/ReceitanetJava2010.02d_setup.jar

o que eu preciso fazer? :confused:

O Mac possui dois caracteres para o símbolo til.

1. Este: ˜

2. E este: ~

Você usou o primeiro, que o Terminal do Mac não reconhece. Daí o erro. :P

Há duas formas simples de resolver isto. A primeira (mais fácil) é copiar o comando abaixo (selecionando o comando abaixo e usando a combinação de teclas command C) e em seguida colá-lo no Terminal (usando a combinação de teclas command V):

Depois é só dar ENTER (return), informar sua senha de administrador e dar ENTER (return) de novo.

A segunda forma é você apertar a tecla barra de espaço, após pressionar a combinação de teclas shift ˜. Se você simplesmente pressiona shift ˜ e em seguida pressiona a tecla seta para a direita (ou continua digitando), o Mac retorna o til minúsculo (˜). Mas se você pressionar shift ˜ e em seguida pressionar a tecla barra de espaço, o Mac retornará o til normal (~).

Enfim: use o til normal, pressionando a barra de espaço após pressionar shift ˜

Aproveitando o ensejo, para quem não tem muito conhecimento de sistemas UNIX, o símbolo ~ (til normal, não o minúsculo) representa a pasta home do usuário. Por exemplo: se o nome da sua conta for fulano123, digitar cd ~ é o mesmo que digitar cd /Users/fulano123 (e cd é um comando que faz você entrar no diretório informado).

Quando fazemos download de um arquivo, por padrão ele vai para a pasta Transferências, que dentro do sistema UNIX corresponde ao seguinte caminho:

/Users/nome_da_sua_conta/Downloads

Por isto, se por exemplo o nome da sua conta for fulano123, então o comando

é a mesma coisa que o comando

sudo java -jar /Users/fulano123/Downloads/ReceitanetJava2010.02d_setup.jar

Eu não tenho como saber o nome da conta de cada usuário Mac que vai ler este tutorial. Foi por isto que usei o símbolo ~. Deste modo, o comando funcionará para todo mundo, porque o Mac de cada usuário "sabe" qual é o diretório home do usuário, e por isto substituirá aquele ~ por /Users/nome_da_conta_do_usuário ;)

Postado
Olá, preciso de ajuda! Possuo um iMac 10.5.8 e não estou conseguindo fazer o IRPF de jeito nenhum... O IRPF p/ Mac não instale porque não reconhece o JAVA 6. Entrei nesse site http://www.javatester.org/version.html que realmente só reconheceu o o JAVA 5... Já alterei a ordem no Preferências do Java, mas não sei mais o que fazer pro JAVA 6 ser reconhecido... Instalei o Multiplataforma mas o teclado não funciona nele! Não consigo digitar nada. O que está acontecendo???

Agradeço pela ajuda!

Se você continuar tendo problemas com o Java, pode ser por causa do processador do seu iMac. Como você tem um iMac rodando OS X Leopard versão 10.5.8, acredito que o processador do seu iMac seja um PowerPC.

Até onde sei, os processadores PowerPC não têm suporte para versões mais recentes do Java (porque a partir da versão 1.6.0 o Java só suporta 64 bits se o Mac tiver um processador de arquitetura Intel). E os programas IRPF e Receitanet requerem que no mínimo o Java 1.6.0 esteja instalado.

O que você pode fazer é baixar o update mais recente do Java, disponível para o OS X 10.5.8, instalá-lo e ver o que acontece:

http://support.apple.com/downloads/DL1359/en_US/JavaForMacOSX10.5Update9.dmg

Este update atualizará o seu Java 6 para a versão 1.6.0_24, porém o Java 6 provavelmente não vai funcionar se o seu iMac tiver um processador PowerPC, ao invés de Intel.

O update também atualizará o seu Java 5 para a versão 1.5.0_28, que é compatível com processadores PowerPC e provavelmente é mais compatível com os programas IRPF e Receitanet.

Boa sorte... :unsure:

Postado
O Mac possui dois caracteres para o símbolo til.

1. Este: ˜

2. E este: ~

Você usou o primeiro, que o Terminal do Mac não reconhece. Daí o erro. :P

Há duas formas simples de resolver isto. A primeira (mais fácil) é copiar o comando abaixo (selecionando o comando abaixo e usando a combinação de teclas command C) e em seguida colá-lo no Terminal (usando a combinação de teclas command V):

Depois é só dar ENTER (return), informar sua senha de administrador e dar ENTER (return) de novo.

A segunda forma é você apertar a tecla barra de espaço, após pressionar a combinação de teclas shift ˜. Se você simplesmente pressiona shift ˜ e em seguida pressiona a tecla seta para a direita (ou continua digitando), o Mac retorna o til minúsculo (˜). Mas se você pressionar shift ˜ e em seguida pressionar a tecla barra de espaço, o Mac retornará o til normal (~).

Enfim: use o til normal, pressionando a barra de espaço após pressionar shift ˜

Aproveitando o ensejo, para quem não tem muito conhecimento de sistemas UNIX, o símbolo ~ (til normal, não o minúsculo) representa a pasta home do usuário. Por exemplo: se o nome da sua conta for fulano123, digitar cd ~ é o mesmo que digitar cd /Users/fulano123 (e cd é um comando que faz você entrar no diretório informado).

Quando fazemos download de um arquivo, por padrão ele vai para a pasta Transferências, que dentro do sistema UNIX corresponde ao seguinte caminho:

/Users/nome_da_sua_conta/Downloads

Por isto, se por exemplo o nome da sua conta for fulano123, então o comando

é a mesma coisa que o comando

sudo java -jar /Users/fulano123/Downloads/ReceitanetJava2010.02d_setup.jar

Eu não tenho como saber o nome da conta de cada usuário Mac que vai ler este tutorial. Foi por isto que usei o símbolo ~. Deste modo, o comando funcionará para todo mundo, porque o Mac de cada usuário "sabe" qual é o diretório home do usuário, e por isto substituirá aquele ~ por /Users/nome_da_conta_do_usuário ;)

sensacional, uma coisa simples que sozinho eu nao saberia...muito obrigado.

Postado
Se você continuar tendo problemas com o Java, pode ser por causa do processador do seu iMac. Como você tem um iMac rodando OS X Leopard versão 10.5.8, acredito que o processador do seu iMac seja um PowerPC.

Até onde sei, os processadores PowerPC não têm suporte para versões mais recentes do Java (porque a partir da versão 1.6.0 o Java só suporta 64 bits se o Mac tiver um processador de arquitetura Intel). E os programas IRPF e Receitanet requerem que no mínimo o Java 1.6.0 esteja instalado.

O que você pode fazer é baixar o update mais recente do Java, disponível para o OS X 10.5.8, instalá-lo e ver o que acontece:

http://support.apple.com/downloads/DL1359/en_US/JavaForMacOSX10.5Update9.dmg

Este update atualizará o seu Java 6 para a versão 1.6.0_24, porém o Java 6 provavelmente não vai funcionar se o seu iMac tiver um processador PowerPC, ao invés de Intel.

O update também atualizará o seu Java 5 para a versão 1.5.0_28, que é compatível com processadores PowerPC e provavelmente é mais compatível com os programas IRPF e Receitanet.

Boa sorte... :unsure:

puxa vida... valeu pela ajuda, mas ainda não consegui fazer funcionar. Meu iMac tem processador 2.4 GHz intel Core 2 Duo. Instalei essa última versão do Java, mas ele continua dizendo que o computador não tem a versão 6 instalada...

Postado
puxa vida... valeu pela ajuda, mas ainda não consegui fazer funcionar. Meu iMac tem processador 2.4 GHz intel Core 2 Duo. Instalei essa última versão do Java, mas ele continua dizendo que o computador não tem a versão 6 instalada...

Bem, se o seu Mac possui processador Intel e ele é Core 2 Duo, então é um processador de 64bits, consequentemente ele tem que suportar o Java 1.6 (Java SE 6).

Você disse que já colocou o Java 6 na frente do 5, mas será que não fez isso apenas para os plugins dos browsers que usam java? Você precisa abrir as Preferências Java (em /Applications/Utilities/Java Preferences.app) e arrastar pro topo o Java SE 6 que será usado para aplicações. Veja esta figura:

mac_java_preferences.jpg

Se você já fez isso e o problema persiste, não sei o que pode ser, é um problema obscuro (pelo menos para mim). :mellow:

Se estivesse no seu lugar (Java não funcionando, mesmo após o download e instalação daquela atualização que lhe informei, e mesmo após colocar o Java SE 6 no topo da lista), eu instalaria o Virtual Box para Mac, para temporariamente criar um "PC de mentirinha", dentro do Mac. Daí eu instalaria o WindowsXP (dentro desse "PC de mentirinha") e então instalaria o IRPF e o Receitanet para WindowsXP, faria a declaração, transmitiria, salvaria os arquivos etc., e depois disto deletaria o "PC de mentirinha" (e manteria o VirtualBox instalado, só para o caso de precisar fazer algo similar, no futuro). -_-

• 4 semanas depois...
Postado

Bem, tive que instalar o 10.6 pra conseguir abrir o IRPF... Agora não consigo enviar!! Consegui instalar o Receitanet ok, utilizei os comandos do Terminal e deu tudo certo, mas não consigo salvar a declaração! No programa do IRPF, clico pra salvar a declaração, ele me pergunta onde, depois a conta do banco e aparentemente salva. Mas quando vou ver, não salvou nada!

Alguma ajuda???

Obrigado!

Postado
Bem, tive que instalar o 10.6 pra conseguir abrir o IRPF... Agora não consigo enviar!! Consegui instalar o Receitanet ok, utilizei os comandos do Terminal e deu tudo certo, mas não consigo salvar a declaração! No programa do IRPF, clico pra salvar a declaração, ele me pergunta onde, depois a conta do banco e aparentemente salva. Mas quando vou ver, não salvou nada!

Alguma ajuda???

Obrigado!

Aparentemente, já não se trata mais de problema com o Mac ou com o JRE do Mac, mas com a utilização do programa: eu instalei o Receitanet Java no meu Mac mas não o utilizei diretamente. Ao invés disto, quando terminei de fazer a declaração no IRPF, eu:

1. Fechei a declaração (control F)

2. Gravei a declaração para entrega à RFB (control G)

3. Transmiti a declaração via internet (control I)

Quando você fecha a declaração e salva ela para entrega à RFB, ela fica pronta para ser transmitida. Então você retorna ao menu Declaração, clica em Transmitir via Internet, clica na sua declaração e depois no botão OK. Neste momento, o próprio programa IRPF inicializa o Receitanet e transmite a declaração.

Portanto, não é preciso salvar o arquivo da declaração num local e depois abri-lo com o Receitanet não...

Tente da forma como descrevi e depois me diga se deu certo. :joia:

Postado

Parece brincadeira, mas não é... Fiz tudo isso, quando mando gravar, ele abre uma janela perguntando onde gravar, eu seleciono o local, dou ok, aparece a janela pra inserir dados bancarios, dou ok e aí não acontece mais nada. Não grava, não dá erro, nada...

Postado
Pesquisei e vi outras pessoas com o problema. A solução foi instalar o Receitanet de novo. Feito isso, deu certo :)

É, esses programas da Receita Federal são meio doidos mesmo... :tantan:

Que bom que assim deu certo. Finalmente você conseguiu, rs. :bandeira:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...