Ir ao conteúdo

OverClock com TurboV EVO e EPU-6 Engine | Iniciante

.DOM

Posts recomendados

Postado

Prezados,

boa tarde, tenho um bom conhecimento em hardware, mas confesso ser extremamente leigo quando se trata de OverClock, sei do seu beneficio, e principalmente do risco. Como podem ver na configuração (mais detalhada logo abaixo) tenho uma placa mãe Asus P7P55D-E DELUXE, que vem com

O TurboV EVO e EPU-6, software os quais tenho grande vontade de aprender a mexer e me despertou grande interesse em aprender melhor sobre o assunto. Pelo que já andei pesquisando, inclusive vi aqui no fórum o Ribeiro disse que não confia muito no programa, pelo que entendi mais especifico na opção Auto Tuning onde o programa pode realizar ajustes desnecessários. Sendo assim queria saber como fazer um bom OverClock, ajustes e o que precisa saber para faze-lo. Pelo que já andei pesquisando os programas servem para fazer a alteração, salvar e através do controle aciona las sem ter que entrar na BIOS para isso. Então sem mais delongas, vamos aos detalhes importantes para discutirmos o tópico.

Alguns detalhes e perguntas;

O TurboV EVO TurboV EVO

Pelo que entendi, nele consigo alterar as propriedades dos componentes, acontece que não sei como fazer nem ao certo o que significa algumas coisas, como podem ver na imagem acima tem;

BCLK Frequency (O que seria?)

CPU Voltage (Como saber o ideal?)

IMC Voltage (O que seria?)

DRAM BUS Voltage (O que seria?)

E na parte de baixo da imagem também existem outros valores os quais não sei ao que se refere.

Isso esta presente no Modo Manual, ainda tem;

Easy Mode que permite alterar somente o BCLK Frequency.

e o Auto Tuning como podem ver na figura abaixo:

Auto Tuning

Na outra aba temos a opção CPU Level Up; que pelo o que deduzi é onde aumento o Clock do processador:

CPU Level Up

E na última aba o Turbo Key, pelo que entendi, você configurando manualmente, salva sobre uma das opções e depois pelo controle é só apertar a letra referente a performance que deseja.

Outro programa que tem é o EPU-6

EPU-6

Que esta como na figura acima, configurado automático para High Performace.

Acontece que ainda não entendi também ao certo para que ele serve, tendo em vista que já vem o TurboV Evo. Entrando em Settings temos as seguintes opções:

EPU Settings

Configuração:

Gabinete: Thermalteke V4 Black Edition

Placa mãe: Asus P7P55D-E DELUXE Asus P7P55D-E DELUXE

Processadores: / Intel® Core i5 CPU 760 @ 2.80GHz (2933 MHz (22 x 133))

Clock externo 133 MHz

Velocidade de clock máxima 3800 MHz

Velocidade de clock atual 2800 MHz

tensão 1.0 V

Estado Ativado

Com Cooler Evercool Buffalo

Memória: Markvision 2x 4 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM (8-8-8-22 @ 609 MHz) (7-7-7-20 @ 533 MHz) (6-6-6-17 @ 457 MHz)

Disco rígido: ST31000528AS ATA Device (1000 GB, 7200 RPM, SATA-II)

Placa de vídeo: ATI Radeon HD 5750 (1024 MB)

Fonte: Fonte Huntkey 550W Green Power - LW-6550HG - Box

Informações extras:

Overclock Nunca mexi, mas imagino que seja o Overclock que o próprio processador ou mesmo a placa mãe faz.

--------------------------------------------------------------------------

Propriedades da CPU:

Tipo de processador QuadCore Intel Core i5

Alias da CPU Lynnfield

CPU Stepping B1

Engineering Sample Não

(CPUID) Nome da CPU Intel® Core i5 CPU 760 @ 2.80GHz

Velocidade da CPU:

Velocidade de clock do processador 3151.7 MHz (original: 2800 MHz, overclock: 13%)

Multiplicador da CPU 24x

CPU FSB 131.3 MHz (original: 133 MHz)

Bus de Memória 656.6 MHz

DRAM:Proporção FSB 5:1

Cachê da CPU:

Código de cache L1 32 KB per core

Dados de cache L1 32 KB per core

Cache L2 256 KB per core (On-Die, ECC, Full-Speed)

Cache L3 8 MB (On-Die, ECC, Full-Speed)

Propriedades da BIOS:

Data da BIOS do sistema 02/22/10

Data da BIOS de vídeo 03/26/10

Versão da BIOS - DMI 0711

Sensor

Temperaturas:

Placa mãe 40 °C (104 °F)

Processador 40 °C (104 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 36 °C (97 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 36 °C (97 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 39 °C (102 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 37 °C (99 °F)

Aux 36 °C (97 °F)

Seagate ST31000528AS 35 °C (95 °F)

Coolers:

Processador 1029 RPM

Chassis 1962 RPM

Valores de voltagens:

Núcleo CPU 1.04 V

Aux 3.47 V

+3.3 V 3.42 V

+5 V 5.75 V

+12 V 13.01 V

-5 V -2.59 V

No modo de espera +5 V 5.19 V

Bateria VBAT 1.76 V

Debug Info F A4 2B FF FF FF

Debug Info T 40 40 36

Debug Info T 40 40 36

Debug Info T 39 39 36

Debug Info T 37 37 36

Debug Info T 37 37 36

Debug Info T 36 36 36

Debug Info T 36 36 36

Debug Info T 36 36 36

Debug Info T 36 36 36

Debug Info T 35 35 36

Debug Info T 35 35 36

Debug Info V 6E DA D6 D6 D6 FF 66 (03)

Debug Info I C1 B353

ITE 87xx HWMonitor Port 0000

ITE 87xx Device ID 0000

ITE 87xx Version 00

Winbond SuperIO HWMonitor Port 0290

Winbond SuperIO Device ID B353

Fintek SuperIO HWMonitor Port 0000

Fintek SuperIO Device ID 0000

LPC47 SuperIO HWMonitor Port 0000

LPC47 SuperIO Device ID FFFF

Processador

Propriedades da CPU:

Tipo de processador QuadCore Intel Core i5, 2933 MHz (22 x 133)

Alias da CPU Lynnfield

CPU Stepping B1

Conjunto de instruções x86, x86-64, MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSSE3, SSE4.1, SSE4.2

Velocidade de clock original 2800 MHz

Multiplicador Mín / Máx da CPU 9x / 21x

Engineering Sample Não

Código de cache L1 32 KB per core

Dados de cache L1 32 KB per core

Cache L2 256 KB per core (On-Die, ECC, Full-Speed)

Cache L3 8 MB (On-Die, ECC, Full-Speed)

Temporização de Memória:

@ 609 MHz 8-8-8-22 (CL-RCD-RP-RAS) / 30-98-4-10-5-5 (RC-RFC-RRD-WR-WTR-RTP)

@ 533 MHz 7-7-7-20 (CL-RCD-RP-RAS) / 27-86-4-8-4-4 (RC-RFC-RRD-WR-WTR-RTP)

@ 457 MHz 6-6-6-17 (CL-RCD-RP-RAS) / 23-74-3-7-4-4 (RC-RFC-RRD-WR-WTR-RTP)

Postado

Cara, seu PC está fera, na minha opinião não é bom se arriscar num over, é claro que os processodores tem uma proteção para temperaturas de risco mas correr este risco por só um pouco a mais de velocidade não compensa.

você só vai perceber que seu over deu um pouco de resultado se você trabalhar de uma vez com Cad e Fotoshop ou outros equivalentes em peso, é claro que você não trabalha com tudo isso de uma vez, a não ser que você tenha dois núcleos igual um 2Duo kkkk.

Se você conseguir e tiver bons resultados explica aí pra gente, sempre é bom aprender. Abraço.

• Membro VIP
Postado

Olá,

Eu teria o maior prazer em esclarecer todas as suas dúvidas .DOM, mas as coisas estão corridas e você pode descobrir o que significa cada função pesquisando aqui mesmo no fórum, ou pela NET a fora.

Uma palhinha:

BCLK Frequency (O que seria?) Essa é a frequência base do processador (o antigo FSB). É a frequência que rege todas as outras frequências de trabalho do equipamento, principalmente a do processador (CPU).

CPU Voltage (Como saber o ideal?) Essa é a opção de tensão para o processador. O ideal é o original fixado pelo fabricante, mas nada impede de alterar para mais ou para menos. Para saber só testando na prática, botando a mão na massa.

IMC Voltage (O que seria?) Essa é a opção de tensão para o ChiPSet controlador de memória, antigo North Bridge ou ponte norte. Nos Core i3, i5, i7 e i7-9xx (S1366) estão embutidos dentro do processador.

Quando usa memória de alta frequêmcia (frequência acima do padrão) é necessário o aumento na tensão para esse chip.

DRAM BUS Voltage (O que seria?) Essa é a opção de tensão para memória, tensão que vai para os módulos de memória.

Boa sorte

Postado
Cara, seu PC está fera, na minha opinião não é bom se arriscar num over, é claro que os processodores tem uma proteção para temperaturas de risco mas correr este risco por só um pouco a mais de velocidade não compensa.

você só vai perceber que seu over deu um pouco de resultado se você trabalhar de uma vez com Cad e Fotoshop ou outros equivalentes em peso, é claro que você não trabalha com tudo isso de uma vez, a não ser que você tenha dois núcleos igual um 2Duo kkkk.

Se você conseguir e tiver bons resultados explica aí pra gente, sempre é bom aprender. Abraço.

Muito obrigado!

Eu também penso assim, mas confesso que de certa forma, gostaria de utilizar um pouco os recursos, qualquer novidades posto aqui.

Abraço!

---------------------------------------------------------

Olá,

Eu teria o maior prazer em esclarecer todas as suas dúvidas .DOM, mas as coisas estão corridas e você pode descobrir o que significa cada função pesquisando aqui mesmo no fórum, ou pela NET a fora.

Uma palhinha:

BCLK Frequency (O que seria?) Essa é a frequência base do processador (o antigo FSB). É a frequência que rege todas as outras frequências de trabalho do equipamento, principalmente a do processador (CPU).

CPU Voltage (Como saber o ideal?) Essa é a opção de tensão para o processador. O ideal é o original fixado pelo fabricante, mas nada impede de alterar para mais ou para menos. Para saber só testando na prática, botando a mão na massa.

IMC Voltage (O que seria?) Essa é a opção de tensão para o ChiPSet controlador de memória, antigo North Bridge ou ponte norte. Nos Core i3, i5, i7 e i7-9xx (S1366) estão embutidos dentro do processador.

Quando usa memória de alta frequêmcia (frequência acima do padrão) é necessário o aumento na tensão para esse chip.

DRAM BUS Voltage (O que seria?) Essa é a opção de tensão para memória, tensão que vai para os módulos de memória.

Boa sorte

Muito obrigado pelos esclarecimento Ribeiro.

Infelizmente estou sem tempo para pesquisar mais sobre o assunto por isso resolvi postar, pra ver se obtinha alguma ajuda de forma mais rápida e dinâmica. Mas assim que der vou pesquisar mais a fundo postando as novidades.

Na verdade até tenho uma, andei clicando nos botões e mexendo aqui.

O Botão A do turbo v remote, eleva a freqüência de 133 (estabelecida por padrão) para 134Mhz, nada muito relevante no meu ver. (Me corrija se eu estiver errado. Já no botão B posso elevar para 137Mhz e no C 140Mhz o que eu acredito que já de uma diferença, pelo que percebi, são valores já pre estabelecidos, salvos por padrão, mas que podem ser alterados.

Tem também a opção de colocar o EPU automático só que ele da uma mensagem aqui que ainda não tive tempo de analisar e traduzir, ainda essa semana tentarei realizar alguns testes e posto aqui.

Enquanto isso deixo a pergunta, o que acham das freqüências pre estabelecidas citadas acima? Altas? Boas? Fazem diferença significante? Oferecem muitos riscos?

Abraços!

• Membro VIP
Postado

Muito obrigado pelos esclarecimento Ribeiro.

Infelizmente estou sem tempo para pesquisar mais sobre o assunto por isso resolvi postar, pra ver se obtinha alguma ajuda de forma mais rápida e dinâmica. Mas assim que der vou pesquisar mais a fundo postando as novidades.

Na verdade até tenho uma, andei clicando nos botões e mexendo aqui.

O Botão A do turbo v remote, eleva a freqüência de 133 (estabelecida por padrão) para 134Mhz, nada muito relevante no meu ver. (Me corrija se eu estiver errado. Já no botão B posso elevar para 137Mhz e no C 140Mhz o que eu acredito que já de uma diferença, pelo que percebi, são valores já pre estabelecidos, salvos por padrão, mas que podem ser alterados.

Tem também a opção de colocar o EPU automático só que ele da uma mensagem aqui que ainda não tive tempo de analisar e traduzir, ainda essa semana tentarei realizar alguns testes e posto aqui.

Enquanto isso deixo a pergunta, o que acham das freqüências pre estabelecidas citadas acima? Altas? Boas? Fazem diferença significante? Oferecem muitos riscos?

Abraços!

Oi,

Esses botões do turbo (se for só essas mudanças) para mim, é puramente um incremento para deixar a placa mãe com mais trololós para encarecer custo final.

Isso, porque, 1 MHz ou 7MHz a mais no clock padrão é insignificante para um Core i5 ou qualquer outro processador do mesmo soquete. Seu processador vai em 166MHz (BCLK) tranquilo sem nenhum esforço. (pode existir exceção).

De todo modo, eu vou responder as suas três perguntas com uma só resposta.

Muito baixa, poderia ser maior; o fabricante foi muito precavido/modesto.

Boa sorte e boa pesquisa.

• 4 semanas depois...
Postado

Interessante cara, eu tb estou na mesma situação, comprei um 2600K + MB ASUS P8P67 e ela vem com todos esses programas que você comentou, eu fiz alguns testes aqui até o momento e tá rodando legal a 4.7 GHz estável.

---------------------------------------------------------------

Já testei o Linx, SuperPi e outros, até agora tá suportando legal.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!