Ir ao conteúdo

PC não dá vídeo e só desliga na tomada

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, é o seguinte. Tenho um pc atlhon 64 x2 5200, placa mãe phitronics amd 690 gm-m2.

Fiquei sem usar o pc uns dias e quando fui ligar não deu vídeo. tirei as memórias e limpei, funcionou com uma mensagem de erro checksum cmos error, algo assim. No dia seguinte não deu vídeo de novo. Soltei todos os componentes desnecesários, e deixei apenas processador, um módulo de memória, e fonte. O vídeo deixei on board. Nada de dar vídeo. fiz um clear cmos, tirei a bateria, limpei todos os contatos, liguei o power direto com a chave de fenda e nada.

Sintoma do pc. O cooler do processador gira e oda fonte também, então imagino que a fonte esteja boa correto? As luz do painel frontal não acende. Se aperto o botão reset nada acontece e o power não desliga só tirando o cabo da fonte.

Não tenho no momento outro pc igual para testar, vou tentar arrumar um hoje, mas gostaria da ajuda dos amigos aí sobre o que pode ser isso.

Agradeço desde já.

Postado

Tá muito com jeito de capacitor estufado, na placa mãe.

Olhe atentamente, todos os capacitores (aqueles cilindros que ficam em pé na placa mãe). O topo deles deve ter uma cruz, e não podem ser salientes. Tem que estar nivelados.

Se achar um ou dois capacitores assim, é certeza que o problema é esse.

Não compensa consertar. São muito dificeis de encontrar pra comprar no Brasil.

Isso ocorre, muito comumente, por se desligar o pc por software apenas, deixando a alimentação ainda disponível.

Como você falou em desligar na tomada, em vez de desligar o filtro de linha, deve ter feito isso.

Postado

percebo que seis capacitores estão um pouco salientes enquanto os demais estão retinhos, não sei se chega a ser o que você diz mas nota-se uma diferença entre estes que ficam proximo ao processador e os demais. os outros tão bem retinhos e estes seis com uma bariguinha saliente. será que é isso?

Postado

não vale a pena trocar só os capacitores não né? tem partir pra troca da placa mesmo?

Ah! E se estes capacitores estão estufados(como estão)posso partir para a compra de outra placa mesmo né?

Postado
não vale a pena trocar só os capacitores não né? tem partir pra troca da placa mesmo?

Ah! E se estes capacitores estão estufados(como estão)posso partir para a compra de outra placa mesmo né?

O preço das ferramentas (ferro de solda, solda, sugador,,escova de dentes,,,limpador de contatos,,etc,,) que voce teria que comprar mais a dor de cabeça para dessoldar os capacitores da placa mãe,,o tempo que voce gastaria para encontrar os tais capacitores,,mais o tempo que você gastaria para ressoldar cada capacitor,,,e mesmo com todo este trabalho ainda correr o risco do micro não funcionar ou entrar em curto,,,acho que sairia mais barato voce com certeza comprar outra placa mãe novinha e com garantia da loja,,,,

Postado

Como eu disse no início, não compensa trocar. Muito trabalho e despesas, pra uma incerteza no resultado.

Obrigado por descrever detalhadamente o seu problema. E assim a gente poder identificar o defeito. Se todo mundo fizesse isso, com certeza seríamos muito mais úteis aqui.

Postado

Pode ser a fonte que não está mais gerando potencia suficiente para o pc, como também pode ser a placa de vídeo ou até mesmo os drivers.

Amigo, o ideal seria um thermaltek, mas aqui na minha cidade você encontra uns coolers de 14" de 2500rpm por R$ 90,00

Postado

Bom pessoal é o seguinte. Como disseram os amigos aí, quanto mais informação melhor né! Então tirei uas fotos aqui dos capacitores para que vocês me digam se realmente estão estufados ou seja, se já eram mesmo. Eles apresentam uma saliencia no topo.

Note que são os da frente meio vinho ou marrom.

img4914z.jpg

img4917y.jpg

img4916z.jpg

Espero que de para visualizar, a maquina descarregou, mas qualquer coisa tento outras fotos. Aguardo respostas e agradeço a ajuda.

Postado

beleza. Valeu fmarquesam e todos que deram dicas aí. Amanhã cedo vou comprar uma placa mãe e trocar aqui. Depois volto para falar do resultado.

Grato.

Postado

Cara, fala sério!!!

Leva pra alguem, pra alguma casa de eletrônica ou alguém que mexa com eletrônica.

Cada capacitor desse custa uns 80 centavos e são fáceis de achar (geralmente é 3300u e a tensão eu não lembro, porém são fáceis, muito fáceis de achar).

Você não gastaria 50 reais em tudo (ate mesmo na mão de obra) pra resolver isso, é rápido e fácil.

Nesse teu caso, não acho necessário trocar a placa porque eu mesmo já fiz isso várias vezes aqui na loja e nunca a placa voltou a dar problema.

Só uma coisa: verifique a temp da sua cpu e principalemente sua fonte, porque principalmente a fonte, se estiver ruim, estufa mesmo e vai continuar estufando. Ela joga um corrente errada e uma tensão (geralmente mais alta) e com isso o capacitor estufa, fora que esses capacitores tem pouco tempo de utilização, porém, com temperatura e fonte ruim, esse tempo encurta.

Postado

Bom, desculpem a demora.

Mas voltei aqui pra dizer que meus problemas acabaram, graças a ajuda do pessoal aqui do fórum. Comprei uma placa nova e substitui a que estava com capacitores detonados. Resultado: PC novinho em folha. Apesar de alguns sugerirem a troca dos capacitores, lembrei que meu irmão pagou 60 conto pra trocarem da placa dele, mas a mesma só durou quatro meses e a garantia do serviço era de tres meses, resultado: Teve que gastar mais pra comprar outra placa.

Enfim: Valeu galera e podem colocar o problema como resolvido. Abraços.

Postado
Bom, desculpem a demora.

Mas voltei aqui pra dizer que meus problemas acabaram, graças a ajuda do pessoal aqui do fórum. Comprei uma placa nova e substitui a que estava com capacitores detonados. Resultado: PC novinho em folha. Apesar de alguns sugerirem a troca dos capacitores, lembrei que meu irmão pagou 60 conto pra trocarem da placa dele, mas a mesma só durou quatro meses e a garantia do serviço era de tres meses, resultado: Teve que gastar mais pra comprar outra placa.

Enfim: Valeu galera e podem colocar o problema como resolvido. Abraços.

ja que ele troco os capacitores o ideal seria troca a fonte que provavelmente foi o que causou o problema...... se ele tivesse feito isso talvez tivesse resilvido o problema....

mas troca a mobo tambem resolve.

e eu recomendo você troca a fonte para ter certeza, talvez essa sua placa nova aconteça o mesmo problema....

abraços

Postado

Ou antes de trocar a fonte, teste ela com multímetro para ter certeza dos valores que ela esta fornecendo. Caso aja algum problema, é como o Felipezin disse: deve trocar, ou poderá danificar mais do que a placa mãe. Aconselho a verificar a fonte tb. Não custa prevenir.

Postado

fonte sempre mata as placa-mãe... energia errado ou insuficiente...por isso comprei logo uma vez fonte quase ultima geração XFX 750w nunca tive problemas! Sempre ligado no temporal quedas tal raios nem importo! porque fonte é boa! tem protecao PFC Ativo etc! =D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...