Ir ao conteúdo

PC com som digital no Home Theater

Webs

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Usei a pesquisa e não encontrei post sobre a minha dúvida então vamos lá:

Tenho um pc com uma TV Led como monitor e um Home Theater. Toda vez que vou assistir filmes o som sempre sai estério e não consigo habilitar o som digital de forma alguma. Posso estar enganado mas aparentemente minha placa de som suporta 5.1.

Como sei que sei os dados mais específicos fica difícil opinar, vou postar os equipamentos:

PC

i5 760, com motherboard Intel DH55PJ (som onboard), placa de video Geforce GTX 460 (utilizo a saída HDMI da placa de video para transmitir tanto a imagem quanto o som para a TV)

TV

Sony Bravia KDL40-EX715

Esta tv possui saída digital via cabo óptico que uso no Home Theater

HT

Yamaha HTR-5835 (salvo engano), com suporte a Dolby Pro Logic II, Dolby Digital e DTS.

Meu home possui entrada HDMI mas apenas para som. Ele trabalha com entrada digital apenas para coaxial e óptico (sim, por isso já saiu de linha essa m...), por este motivo eu conecto primeiro na TV o HDMI para depois passar pro HT via cabo óptico.

Quando uso o Xbox 360 conectado na TV via HDMI o som sai em Dolby Digital tranquilamente. Porém quando vou usar o PC sem chances.

Há algo que eu possa fazer? Há alguma limitação de hardware?

Obrigado pela ajuda!

Abraços

• Membro VIP
Postado

o seu problema foi discutido aqui também http://forum.clubedohardware.com.br/como-conectar-pc/868342, porém resta saber no seu caso se a conexão do áudio da placa mãe com a placa de vídeo esta feita (cabo de 2 pinos conectado na saída SPDF da placa mãe e na entrada SPDF, e também se a tv no qual etá utilizando tem saida 5.1 acima (algumas são somente em 2 canais apesar de ser conexão digital) e também se habilitou no sistema operacional a saida digita como padrão para áudio.

Dei uma olhada no HT e ele tem entrada digital (coxial e optica), então é melhor comprar o espelho de saida digital para sua placa (deve estar em torno de R$ 20,00) e ligar diretamente o áudio do pc no HT.

Postado

doidaofox

Obrigado por responder.

Então, minha placa de video transmite o som automaticamente pela saída HDMI sem a necessidade da conexão SPDIF. A não ser que ela seja necessária exclusivamente para o som digital creio que o problema não estaria aqui.

No windows eu habilitei a saida dse som 5.1 mas na prática não está rolando, o som está saindo em stereo.

Quanto à solução do espelho de saida digital na placa mãe eu achei bastante interessante. Caso realmente não haja outra solução vou estudar essa possibilidade.

Será que alguém mais tem alguma outra opinião?

• Membro VIP
Postado
doidaofox

Obrigado por responder.

Então, minha placa de video transmite o som automaticamente pela saída HDMI sem a necessidade da conexão SPDIF. A não ser que ela seja necessária exclusivamente para o som digital creio que o problema não estaria aqui.

No windows eu habilitei a saida dse som 5.1 mas na prática não está rolando, o som está saindo em stereo.

Quanto à solução do espelho de saida digital na placa mãe eu achei bastante interessante. Caso realmente não haja outra solução vou estudar essa possibilidade.

Será que alguém mais tem alguma outra opinião?

Não a nvidia não tem áudio integrado na placa de vídeo, que deve ser conectado separadamente através do capo spidf, somente as radeon tem audio de 8 canais integrado a placa, sendo assim voce precisa conectar o cabo spidf da placa mãe na placa de vídeo para transmitir o áudio pelo HDMI.

O áudio digital precisa dessa conexão, verifique o status dessa conexão no painel de controle nvidia, que mostrará o que falta conectar para funcionar.

As placas da nvidia só repassam o audio através da HDMI/DVI/Display port, enquanto as radeon tem aoudio embutido na placa e sempre terá audio sendo transmitido através da HDMI/DVI/Display port.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...