Ir ao conteúdo

Mudar o foco do cursor?

Marcelo_Jq.

Posts recomendados

Postado

Ola.

Estou começando a desenvolver em C na faculdade e gostaria de saber o seguinte:

Tenho uma condição na qual se for falsa, gostaria que o cursor voltasse para a entrada anterior, tipo:

printf("Digite 1 ou 2.");

scanf("%i",&numero);

If ((numero!=1)&&(numero!=2))

{

printf("Opcao digitada errada, digite a opcao certa");

//aqui eu queria que o cursor voltasse para a mensagem que pede para digtar o numero.

Será que fui claro?

Agradeço a ajuda.

Postado

Outra opção, não muito usada, mas ainda uma opção, é usar um rotulo e um goto.

inicio:

printf("digite um numero : ");

scanf("%i",&numero);

if(numero!=1&&numero!=2) goto inicio;

Postado
Outra opção, não muito usada, mas ainda uma opção, é usar um rotulo e um goto.

inicio:

printf("digite um numero : ");

scanf("%i",&numero);

if(numero!=1&&numero!=2) goto inicio;

goto é função condenada a alguns anos que devem ser evitada. Foge dos padrões de programação, provavelmente por ter risco de acabar entrando em uma região inadequada da memória. goto é instrução que funciona bem quando programado em baixo nível (assembly), mas quando feita em alto nível, pode dar problemas.

Postado

Realmente, o uso do goto é condenado, mas eu só queria mostrar uma outra opção, só isso, desculpe se não é aconselhavel, mas ainda sim é uma opção.

Aproposito, goto é um comando de desvio incondicional, e não uma função

Postado
Realmente, o uso do goto é condenado, mas eu só queria mostrar uma outra opção, só isso, desculpe se não é aconselhavel, mas ainda sim é uma opção.

Se pareci rude, eu definitivamente não cumpri com meu objetivo adequadamente e eu que peço desculpas.

E de fato, não é uma função.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...