Ir ao conteúdo

Inicialização em RAID0 LENTO

butyn13

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, acho que devo estar no lugar certo.

Tenho uma RAID0 configurada na minha placa mãe P5Q da ASUS. Funciona perfeitamente, ja fiz teste de benchmark e a velocidade realmente é avassaladora. Só que tem um problema que eu não sei dizer se é normal ou nâo.

Quando ligo o computador, aparece o post da placa mãe rapidamente, depois aparece a tela de configuração da Raid no qual eu teria que apertar ctrl+i para entrar, que tambem passa bem rápido, mais na hora de começar a carregar o Windows 7 Ultimate 64bits, aparece a tela de carregando e fica mais ou menos uns 50 segundos à 1 minuto, até a aparecer a tela de login. O que estou achando estranho é essa demora para carregar o sistema, não faz o minimo sentido ele demorar bastante para carregar o sistema sendo que o sistema ja esta configurado com RAID0 e com 4 discos....?? Acho que ele deveria ser muito mais rápido pra carregar... tendo desempenho igual depois que eu entro no windows, vocês não acham???

Uma coisa que notei que é estranha é assim.... quando aparece a tela de carregamento do win7, o led vermelho dos discos da somente umas poucas piscadinhas fracas nos primeiros 5 segundos... ai no tempo restante a luz fica completamente apagada como se não tivesse lendo os discos.... ai uns 5 segundos antes de aparecer a tela de login, o led dos discos ascende forte em vermelho indicado que os discos estão trabalhando pesado....

Tirando minha propria conclusão, eu diria que a maquina para de ler os discos quando o windows começa a carregar, e quando começa a ler(depois de uns 45 segundo de carregamento), o sistema sobe rapidinho.

Problemas nos discos eu sei que não é, pois fiz teste em cada um deles antes de montar a RAID e este problema na inicialização esta desde o início assim... A montagem RAID tambem está OK, pois utilizo o software matrix storage da intel que faz o monitoramento da RAID!!!

Vem a pergunta final.... essa demora é normal ou realmente é algum problema na configuração ou no hardware???

OBRIGADO!!!

Postado

Cria uma outra partição na sua raid e instala o windows, testa a velocidade, se for mais rápido é essa sua instalação que está carregada demais.

Postado

Eu iria aconselhar a passar um defrag, mas lendo o tópico TODO (é... porque tem muita gente que só sabe ler o título (_(), me veio à cabeça se o "problema" não são os discos mesmo...

Eles não são de nenhuma "série ecológica de baixo consumo"?

ACHO QUE pode ser isso: os discos entram em idle durante a carga do S.O. por causa de alguma interrupção mínima (ainda mais que eles já estão trabalhando "menos que o normal", pelos dados necessários estarem divididos entre eles), e para voltarem à atividade demoram mais que o normal.

Bem... Se você diz que - de modo geral - isso não tá afetando o sistema em si, não vejo com quê se preocupar. Mas se for muito "chato" ficar esperando terminar o boot do sistema, então ACREDITO QUE apenas trocando os discos mesmo... ~_~'

Postado

É complicado, pois mexo com hardware à alguns anos e nunca vi nada parecido... logicamente falando, depois que é reconhecida a RAID, os 4 discos deveriam trabalhar juntos e com grande velocidade, é isso que acontece, mas essa pausa na leitura no meio do boot que me intriga

na resposta a cima, ame aconselharam a criar outra partição, na verdade ja está configurado dessa maneira tenho um HD virtual de 200GB com uma partição apenas (partição do sistema) e outro HD virtugal de 1.6TB com um partição virtual somente para dados....

ja passou pela minha cabeça de trocar os 4 samsung de 7200 rpm 16 de cache por 4 da seagate tambem de 7200 rpm e 16 de cache... pois eles são mais finos e um pouco menores.... não sei se iria resolver tambem né...

O fato de o boot ser lento, me incomoda.... um dos motivos que me levaram a fazer RAID0 foi exatamente a velocidade de boot... se o meu sistema estiver configurado com somente 1 hd, o boot dele é mais rápido do que com a raid0 de 4 hds...

Realmente é inesplicavel e nao da para entender... tava pensanso tambem que as vezes pode ser até uma configuração do windows 7... será???

abraçoss

Postado

difícil saber exatamente, no driver do Intel Rapid Storage tem uma opção para verificar a raid (demora várias horas), pode tentar fazer isso...

Mas HDD Raid para boot ainda perde bastante pra um único SSD.

• 2 semanas depois...
Postado

Comigo aconteceu um caso semelhante, porém a placa é ASUS com controladora AMD/ATI. Fiz o RAID 0 com dois WD cAviar Blue de 500GB, o HD Tach mostrou significativa melhora nos testes, mas o estranho é que o Windows demorava mais pra carregar e pra iniciar algum programa. Tentei desfragmentar e o problema persistiu.

Postado

Estou com o mesmo problema, está mais lento carregar o Windows com dois Samsungs Spinpoint F3 1tb em raid 0 do que quando usava o Samsung 160gb da assinatura.

Além disso, sempre que estou instalando um programa qualquer (mesmo algo banal como Live Messenger) ele tende a travar todas as outras tasks em que estou trabalhando (firefox, principalmente), o que nao acontecia antes.

Como é meu primeiro Raid e primeira instalação do Windows, não descarto a possibilidade de erro meu no processo. Mas o desempenho em benchmarks está satisfatório...

Postado
Estou com o mesmo problema, está mais lento carregar o Windows com dois Samsungs Spinpoint F3 1tb em raid 0 do que quando usava o Samsung 160gb da assinatura.

Além disso, sempre que estou instalando um programa qualquer (mesmo algo banal como Live Messenger) ele tende a travar todas as outras tasks em que estou trabalhando (firefox, principalmente), o que nao acontecia antes.

Como é meu primeiro Raid e primeira instalação do Windows, não descarto a possibilidade de erro meu no processo. Mas o desempenho em benchmarks está satisfatório...

Exatamente isso. Em benchmarks o desempenho melhora, mas nas tarefas do sistema é uma lentidão. Minha teoria, pelo que andei lendo, seria diferenças no tamanho do cluster. Enquanto o programa RAID lá no início formata o HD com 64KB de stripe side, por exemplo, o Windows instala o sistema com 4KB de stripe side (que é o tamanho de alocação padrão para NTFS de grande capacidade). Faz sentido?

• 2 semanas depois...
Postado

bom, meu problema esta somente no carregamento do windows mesmo, o resto, não tenho do que reclamar, pois está perfeito e muito rápido....

uma coisa interessante que citei quando abri o post, é que o led dos hs ficava apagado quando estava inicializando.......

bom depois de observar mais profundamente acontece exatamente o seguinte....

quando ligo o pc, ele passa pelo post da mobo, é rápido e quando começa a carregar o windows, que monta a logo do windows 7 na tela, depois que a logo monta, ele trava.... e fica travada a logo durante uns 45 segundos. Nesse tempo que a logo fica travada o led dos hds da tres piscadas muito fraquinhas, sendo uma a mais ou menos a cada 15 segundos... como se estivesse reconhecendo cada um dos hds para montar a raid e finalmente iniciar.... depois que passa esse tempo, a logo do windows destrava e começa a animação dela para iniciar o sistema... ele fica carregando mais ou menos uns 5 segundos depois ja liga normal e carrega bem rápido depois que destrava!!!

acho que o problema pode ser que a raid é feita na placa mãe, mais o sistema operacional monta essa raid toda vez que o computador é ligado, e por esse fato que ele trava por um tempo depois inicia normal

nao era pra ser assim, mas fazer o que???

se tiverem alguma sugestão, por favor me digam.... pois um dos meus objetivos com a raid era ganhar velocidade no arranque do sistema, e não é isso que ta acontecendo :(

abraçoss!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...