Ir ao conteúdo

Retificador com Amplificador Operacional?

ogaittiago

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal estou tentando montar um Retificador com Amplificadores Operacionais.

Motei 2 circuitos e os dois não estão saindo sinal na saida. Entre os amplificadores está presente o sinal de meia onda.

Segue circuito1:

AmpOpRetificador1.jpg

segue circuito2:

AmpOpRetificador2.jpg

Onde será que estou errando.

Estava vendo na net e achei este arquivo sobre Amp OP.:

http://www.eletrica.ufpr.br/marlio/te051/parte4.pdf

Inclusive o 1ºcircuito foi fento em cima dele.

Agradeço a ajuda.

Obrigado

Tiago

Postado
teste assim

.

Então Oceano teste o seu no Proteus e parece que funcionou.AmpOpRetificador4postdoOceano.jpg

Antes eu tinha feito mais um assim:

AmpOpRetificador3.jpg

Mas quando liguei o seu notei uma coisa o meu não estava indo para o "0" (Zero). Acho que pelo fato de ter ligado em fonte simples. Mudei para fonte assimetrica e ficou igual o seu.

Minha duvida é, para essa aplicação tem de ser com fonte simetrica (+/T/-)?

Outra coisa no Real, sei que para fazer essa medição de tensão tende de ser no osciloscopio, porém somente para eu ter uma ideia, posso fazer medição com Multimetro? Se sim em qual escala é melhor usar(DC ou AC)?

Obrigado.

Tiago Souza

Postado

pode tentar usar fonte simples simulando ponto comum virtual

a medida pode ser efectuada com multimetro

se usar a escala dc vai ter o valor medio

se usar eslala ac vai obter o valor eficaz da componente alternada ou o valor eficaz da onda rectificada (isto depende do seu multimetro)

Postado
pode tentar usar fonte simples simulando ponto comum virtual

Ponto comum Virtual: seria por exemplo fazer um divisor resistivo de tensão e fazer o terra a partir do meio do divisor.

Outra coisa você utilizou o Amp Op TL072CD e no Proteus deu certo o Comum virtual, no seu circuito.

Porém eu tenho aqui o Amp Op 741 e no Proteus não deu certo o Comum Virtual, no meu circuito,

Falou

Tiago Souza

acho que o meu circuito deve estar errado.

Mudei os Amp Op do seu circuito para o 741, dai funcionou no Proteus.

Vou montar na ProtoBoord para ver como fica.

Valeu

Postado

verifique bem o seu circuito pois o 741 funciona na mesma no meu circuito

como esta a fazer o comum virtual ?

coloque aqui o circuito que deu erro para poder verificar

Postado
verifique bem o seu circuito pois o 741 funciona na mesma no meu circuito

como esta a fazer o comum virtual ?

coloque aqui o circuito que deu erro para poder verificar

O Comum virtual aqui eu fiz colocando 2 resistores de 1k em serie. (Seria isso).

O seu circuito coloquei o 741 e parece ter funcionado aqui na pratica. (Só tem uma coisa, na entrada estou com 2,8Vca e na saida estou com 2,4VCA; fiz as medidas com o multimetro).

Agora o meu circuito com o Comum virtual, no proteus ele fica bom durante uns 5 segundos ai ele dá uma atenuada grande e fica como mostra as figuras abaixo:

Amp Op Ret Falhando1:

AmpOpRetificadorfalhando.jpg

Amp Op Ret Falahndo2:

AmpOpRetificadorfalhando1.jpg

Valeu pela ajuda

Tiago Souza

Postado

quanto ao comum tente fazer de forma diferente en vez de usar apenas resistencia

use zener de 6,8V em serie con resistencia de 10 Ohms para substituir no seu circuito R3 e R4

se necessaio pode ser necessario colocar condensador entra o comun e o + e o - .

desta forma diminui-se a impedancia desse comum virtual

Postado
a diferença de tensão tem a ver com a queda de tensão no diodo

quanto ao comun tente fazer de forma diferente en vez de usar apenas resistencia

use zener de 6,8V em serie con resistencia de 10 Ohms para substituir no seu circuito R3 e R4

se necessaio pode ser necessario colocar condensador entra o comun e o + e o .

desta forma diminui-se a impedancia desse comum virtual

o que seria o condensador? (Em eletronica, sei em quimica)

No sei circuito notei que todos os resistores são de 10K simulei no Proteus e montei com 1K teria algum Problema. PS tenho aqui, só usei o de 1K pois já tava na Proto.

Obrigado Novamente.

Tiago Souza

Postado
nesse circuito pode usar 1k mas deve ter cuidado pois noutros pode ter influencia

condensador pt-Pt = capacitor pt-Br

Desculpa a ignorância mais ainda não entendi, poderia ser mais claro. Desculpa mesmo.

Há e os diodos aqui eu so tenho 1N4001, 1N4007 e 1N4148, acho que deve servir.

Zener tenho de 5,6 e de 8,2.

Se for necessário comprar algo vou comprar amanhã.

Então Não tinha dito para que estou fazendo esse retificador, pois tenho de jogar um sinal analogico no PIC, então estou retirando a parte negativa.

valeu a grande ajuda

Tiago Souza

Postado
Desculpa a ignorância mais ainda não entendi, poderia ser mais claro. Desculpa mesmo.

Há e os diodos aqui eu so tenho 1N4001, 1N4007 e 1N4148, acho que deve servir.

Zener tenho de 5,6 e de 8,2.

Se for necessário comprar algo vou comprar amanhã.

Então Não tinha dito para que estou fazendo esse retificador, pois tenho de jogar um sinal analogico no PIC, então estou retirando a parte negativa.

valeu a grande ajuda

Tiago Souza

condensador pt-Pt = capacitor pt-Br

como sabe a maneira como se fala nos diferentes paises de expressao portuguesa e diferente

no Brasil costumam usar os termos capacitor e resistor

onde aprendi diz-se condensador e resistencia

sao apenas nomes diferentes para as mesmas peças

----

se esta a rectificar tensoes de frequencias baixas pode usar esses diodos como o 1N4001...

se as frequencias forem elevadas sera melhor usar o 1N4148

-----

se so pretende retirar os semi-ciclos negativos pode usar circuito ainda mais simples com rectificaçao de meia onda

Postado

Bom dia Oceano.

Fiz no Protoboord e Fiz algumas medições:

Valor no Osciloscopio Com tensão de Entrada de 18V (9v/ 0 / -9V):

IMG_1507.jpg

Valor Medido com Multimetro em Escala AC:

IMG_1509.jpg

Valor Medido com Multimetro em Escala CC:

IMG_1510.jpg

Diminunto a TENSÃO de Alimentação do 741:

IMG_1513.jpg

Acho que ficou bom.

aqui em casa não estava conseguindo pois estava usando uma bateria de 9V o que dava (4,5/0/-4,5).

Uma outra divida Oceno:

• Como é que fica um circuito com Amplificador Operacional que detecte o ZERO.

Obrigado.

Tiago Souza

Postado

Ok ainda bem que conseguiu e deu certo

quanto a detecçao de zero pode se feita de varias maneiras

tudo depende do sinal que pretende na saida e da precisao do mesmo

se descrever isso pode ver-se a melhor maneira

por exemplo un simples comparador deve servir para o que pretende

define o nivel de Vref que pretende detectar e se ligar o sinal ja rectificado vai ter impulsos sempre que a entrada descer abaixo do valor de Vref

outra forma pode ser feral um sinal de forma quadrangular com o mesmo periodo fa frequencia de entrada

tera que definir o que pretende e depois pensar no circuito , simular e testar na forma real

se precisar de ajuda ca estaremos

note que pode ser feita a deteçao de zero sem rectificar o sinal

penso que deve parar uns minutos e ver bem o que pretende de todo o seu circuito

assim pode ter hipotese de simplificar

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...