Ir ao conteúdo

[Review] MSI H55M-E33 - Na era das grandes, essa "pequena" ainda faz bonito


Gnidaol

Posts recomendados

Postado

Review: Placa Mãe MSI H55M-E33 – Iuri (Gnidaol)/Jaime (Joe90br)

1299788416MSI%20logo.jpg

A MSI há alguns anos vem se destacando como uma das maiores fabricantes de componentes para computadores, em minha opinião produz as melhores placas de vídeo do mundo, creio que todos já conheçam a fama das Lightning(AMD/Nvidia), também é a principal patrocinadora de um dos maiores campeonatos de Overclocking do mundo, Master Overclocking Arena(MOA), o qual tive o prazer de participar por duas vezes. O objetivo deste review é apresentar uma placa de baixo custo que em tese é facilmente encontrada no Brasil e é de excelente custo/benefício para montagem de um HTCP, devido ao seu ótimo gerenciamento de energia.

five_pictures1_20100311172204.jpg

Especificações:

CPU

• Supports Intel® i3 / i5 / i7 based processors in LGA1156 package.

Chipset

• Intel® H55 Chipset

- Supports QPI up to 6.4GT/s

- Hi-Speed USB (USB2.0) controller, 480Mb/sec.

- 6 SATAII ports with transfer rate up to 3Gb/s.

- PCI Master v2.3, I/O APIC.

- ACPI 2.0 compliant.

Main Memory

• Supports four unbuffered DIMM of 1.5 Volt DDR3 1066/1333/1600*/2000*/2133* (OC) DRAM

- Supports 1Gb/ 2Gb/ 4Gb DRAM size

- Supports Dual channel mode

Slots

• 1 PCI Express gen2 x16 slot

• 2 PCI Express gen1 x1 slots

• 1 PCI slots, support 3.3V/ 5V PCI bus Interface On-Board IDE/SATA

• One Ultra DMA 66/100/133 IDE controller integrated in JMicron® 368.

- Supports PIO, Bus Master operation modes.

- Can connect up to two Ultra ATA drives.

• SATAII controller integrated in Intel H55 chipset

- Up to 3Gb/s transfer speed.

- Supports six SATAII ports by H55

Áudio

• Chipset integrated by Realtek® ALC889

- Flexible 8-channel audio with jack sensing

- Compliant with Azalia 1.0 Spec

- Meet Microsoft Vista Premium spec

LAN

• Supports one PCI Express LAN 10/100/1000 Fast Ethernet by Realtek 8111DL.

Back Panel I/O Ports

- 1 x PS/2 Keyboard

- 1 x PS/2 Mouse

- 6 x USB 2.0 ports

- 1 x RJ45 LAN Jack

- 1 x 6 in 1 audio jack

- 1 x HDMI port

- 1 x Graphic Card port

- 1 x DVI port

Dimension

• 24.4cm(L) x 24.0cm(W) M-ATX Form Factor

Recursos:

Lossless 24-bit/192KHz HD Audio

losslessaudio.jpg

Ter áudio integrado é uma boa alternativa! A MSI é a primeira a implementar os mais modernos HD Audio codecs disponíveis. Não se aborreça com outras opções de áudio integrado inferiores (algumas vezes você não consegue encontrar o driver!). A MSI é a única a oferecer Loss-less 24-bit/192KHz HD Audio com o incrivel valor de 109 SNR dB para proporcionar uma incrível experiencia com HD áudio e suporte a reprodução em 7.1 canais “surround sound” com saída estéreo em 2 canais independentes(multiple streaming).

i-Charger

icharger.jpg

Atualmente os dispositivos móveis, com a mudança do estilo de vida, onde o ritmo se tornou mais acelerado, smart phones e tablets se tornaram importantes ferramentas de trabalho. Muitos computadores pessoais não fornecem a carga necessária, criando uma dificuldade para manter esses dispositivos conectados. O MSI Super Charger é um aplicativo (Windows) capaz de reconhecer quando seu telefone ou tablet é conectado a uma porta USB, direcionando de uma forma inteligente a energia para o carregamento destes dispositivos.

APS (Active Phase Switching)

APS.jpg

Active Phase Switching, APS, é uma tecnologia inteligente desenvolvida pela MSI, controlada por um chip que automaticamente, dependendo da demanda por parte da fonte de alimentação, diminui o desperdício de energia, fornecendo a carga necessária, tanto em repouso como em uso contínuo.

M-Flash

mflash.jpg

Comparado à maioria das motherboards que necessitam de um chip adicional de BIOS, MSI M-Flash tem a vantagem de não precisar de nenhum outro componente, todos os dados da BIOS podem ser salvos em um drive USB, tanto para backup como para atualização. Evita os reparos, devido a acidentes que podem ocorrer durante o processo de atualização.

USB Safeguard

usbsafeguard.jpg

USB Safeguard pode evitar que a placa mãe e dispositivos USB sejam danificados por um curto-circuito e ESD (descarga eletro estatica) com um chip Anti-ESD integrado nas motherboards.

HDMI v1.3

hdmi.jpg

High-Definition Multimedia Interface (HDMI) é um conjunto de especificações de vídeo digital que transmite múltiplos canais de áudio e vídeo digital Full HD 1080p sem compressão for full HD através de um único cabo. HDMI proporciona uma experiência de home theater, com a maior qualidade.

Easy OC Switch

OCS.jpg

Todos os usuários desejam mais performance. A MSI criou o Easy OC Switches para proporcionar essa facilidade para todos. Esta grande tecnologia torna mais fácil as alterações das configurações. Não existe mais a necessidade de ter muito conhecimento; com alguns simples passos, qualquer um é capaz de conseguir bons resultados. Com um único click, o sistema tem um aumento de performance de 5 a 20%, um simples overclock feito facilmente.

Postado

_DSC4862_020.jpg

Componentes / programas utilizados:

- Processador Intel Core i5 655k

- Cooler box padrão para cpus Intel

- 2x2gb DDR3 1600 Gskill Ripjaws

- Windows XP Professional SP3

- SuperPimod 1.5

- Wprime 1.55

- 3D Mark 2001SE

- Ucbench 2011

- 3D Mark 2006

ocdraw.jpg

Em nosso caso:

Posição 00 (3193Mhz) (sem overclock)

Posição 10 (3496Mhz) (10% de overclock)

Posição 01 (3663Mhz) (15% de overclock)

Posição 11 (3831Mhz) (20% de overclock)

ocscpu-z.jpg

3Dmark01:

Terceira geração dos 3Dmark, o 2001 utiliza recursos do DirectX8 e foi o ultimo dos 3Dmarks a utilizar a engine MAX-FX. Apesar de antigo é um ótimo teste pois utiliza muito o processador, muito a memória e claro a placa de vídeo.

Pontuação direta - Quanto maior melhor

3dm01OCs.jpg

Em nosso teste constatamos que apesar de um incremento de 5% de clock entre cada posição ativa do switch, entre 10% e 15% de overclock não houve um crescimento equivalente no desempenho, isso se deve a necessidade encontrada de reduzir o multiplicador da memória para o teste em 15% devido a estar além das especificações no overclock automático. Esse fator já é atenuado na posição de 20% de overclock, quando a memória volta a uma situação mais forte.

SuperPImod 1.5:

Benchmark 2D (CPU) single threaded (utiliza apenas um núcleo de processamento) que utiliza o algoritmo de Gauss-Legendre para calcular o número Pi. É um benchmark interessante e é considerado os 100 metros rasos do overclock. Depende muito da frequência do processador e está intimamente ligado a memória RAM.

Tempo de cálculo - Quanto menor melhor

ocsPIo.jpg

Como esperado a medida que ativamos o próximo estágio o tempo de execução sofre redução.

UCbench 2011:

O UnRAR-Crack benchmark 2011 testa o desempenho do computador através do uso de várias milhares de senhas simultaneamente para "descobrir" a senha correta de um arquivo padrão do benchmark. Este teste é interessante por ser um dos benchmarks de cpu mais estressantes disseminados recentemente e utiliza diversas instruções de CPU como SSE2, SSSE3, SSE4, etc.

Pontuação direta - Quanto maior melhor

ucbenchOCs.jpg

Novamente, como esperado, aumento do desempenho compatível com o aumento do clock do processador.

wPrime 1.55:

wPrime é um dos benchmarks multi-threaded (que faz uso de vários núcleos computacionais) mais utilizados pela comunidade. Ele mede a performance do processador através do cálculo de raízes quadradas com uma chamada recursiva do método de Newton para estimar funções. Ele reproduz o algoritmo desde o número 1 até o número selecionado no teste, que no nosso caso é 32.000.000.

Tempo de cálculo - Quanto menor melhor.

wprimeocs.jpg

Como esperado, houve aumento de desempenho proporcionalmente com o aumento do clock.

3Dmark06:

6ª geração dos 3Dmarks, o 2006 utiliza os recursos do DirectX9 e trouxe diversas novidades a campo, em testes que utilizavam novos recursos como o HDR rendering(High dynamic range rendering), Shadow mapping (sombreamento em projeção), Superfície aquática utilizando refração em HDR, reflexão em HDR, nevoeiro a distância e funções de onda de Gerstner. Também podemos incluir a utilização de efeitos atmosféricos como o nevoeiro heterogêneo, espalhamento de luz e mistura de nuvens. Os materiais das superfícies utilizam ou o modelo de sombreamento de Blinn-Phong ou o modelo de iluminação de Strauss e em alguns casos espalhamento de luz em subsuperfície. Outro grande diferencial deste teste é o chamado teste de CPU, que diferente das versões anteriores que usavam o CPU para renderizar cenas através de sombreamento de vértices (vertex shading), O 3Dmark06 usa cálculos de rota, física e rotinas da engine para em múltiplas threads (tarefas computacionais) carregar o processador e medir também seu desempenho.

Pontuação direta - Quanto maior melhor

3d06ocs.jpg

Neste teste, assim como no outro 3D, a redução do clock da memória RAM influenciou muito no resultado da faixa de 15% de Overclock, lembrando de que como estamos utilizando o chip gráfico integrado, a RAM é usada tanto nos cálculos do CPU quanto do GPU. Nos demais pontos observamos os ganhos com o aumento de clock através das diferentes posições do overclock automático.

Telas dos Benchmarks executados com Overclock com ajustes manuais ainda utilizando o cooler padrão Intel:

sp_022.jpg

uc_023.jpg

Postado

wp_024.jpg

3dm06_021.jpg

Vídeo do final da execução do 3Dmark06:

Overclock com ajustes manuais obtidos utilizando cooler entusiasta:

- Foto do sistema com o cooler

_DSC4814Cp.JPG

Consumo máximo de energia atingido pela plataforma em stress máximo do cpu durante os testes: 191W

Tela de validação do CPU-Z mais alto conseguido durante os testes:

cpu-z5100.jpg

Gráfico com as frequências do OC switcher + Overclock manual com cooler padrão + freq. máxima do cpu-z:

CPU-Zentusiasta.jpg

Tela do Ucbench a 4946MHz com o cooler entusiasta:

UCx2588_028.jpg

Gráfico comparativo com todos os resultados do Ucbench:

GRAFucbenchentusiasta.jpg

Conclusões:

- Excelente Custo/Beneficio ou em minha opinião Beneficio/Custo;

- Indicada para a montagem de um HTCP com muitos recursos multimídia;

- Alguns recursos interessantes como o OC Switch;

- Bons recursos visando economia de energia, possibilidade de uso do chip gráfico integrados aos processadores clarkdale;

- Encontrada com certa facilidade no Brasil;

- Mesmo não tendo como principal foco o overclocking, se comporta muito bem neste aspecto, tanto em termos de processador quanto do chip gráfico integrado.

Um detalhe interessante a respeito é que até hoje (30/05/2011), o Recorde das Américas de 3Dmark01 Single GPU utilizando refrigeração a ar e processador Clarkdale (Core I5 e Core I3 de 32nm), foi feito por mim nesta bela placa utilizando os mesmos componentes usados no review, somando-se apenas uma placa de vídeo MSI 480GTX Lightning.

Custo (Brasil) = até R$350

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...