Ir ao conteúdo

Colocar 4 x 2 GB irá aumentar o desempenho da máquina? Não irá dar incompatibilidade?

Soaresae

Posts recomendados

Postado

Estou com uma duvida a respeito da incompatibilidade de memorias.

Eu tenho um kit 4 GB (2x2) da Corsair - 9-9-9-24

e estou querendo adquirir mais um kit 4 GB (2x2) da Patriot - 9-9-9-24

A minha duvida é a seguinte:

Posso instalar este novo kit junto com o meu atual sem que de problemas (Visto que as duas possuem a mesma temporização e trabalham a ate 1600 mhz em o.c.)?

Eu terei algum desempenho em velocidade se eu instalar este novo kit em minha MOBO?

Obrigado desde ja!

Postado

Quanto a memórias RAM, esse é um assunto complicado quando a questão é compatibilidade.

Recomenda-se, mas não obriga-se, seguir alguns passos para evitar "erros" ou compras "erradas".

Entenda que isso não é regra e nem lei, apenas medidas tomadas como boas práticas a serem feitas.

Fabricantes conhecidos como "vendedores de memórias", como a Kingston, Corsair, OCZ, G. Skill, entre outras, montam os chips de memórias, do quais esses chips podem ser de terceiros.

Como assim? O nome da memória vendida pode até ser como uma Kingston, por exemplo. Mas o chip pode ser outro. Pode ser uma Nanya, pode ser um Elixir, há diversos fabricantes para isso, o que nem todo mundo sabe.

Por isso quando se trata de "misturar memórias", vale lembrar que podemos misturar, além do fabricante que "conhecemos" como a Kingston, ou como a Markvision, mas esquecemos do chip que cada memória tem.

Quanto a informação do chip, em termos gerais, ela está marcada nos módulos de memória, Elixir e Spectek são alguns exemplos que podem vir marcado no pente.

A Corsair, citada pelo amigo que tem dúvidas, na Dominator por exemplo, tem diferentes versões. Como assim? Versão 2.x, 3.x, 4.x e por aí vai. Cada versão usa um chip de memória diferente.

Então, como forma de facilitar e minimizar a chance de acontecer alguma incompatibilidade, recomenda-se memórias "gêmeas", que seriam aquelas com número de série sequencial ou próxima, evitando maiores problemas.

É claro que isso é o melhor dos mundos, kits feitos para Dual Channel são assim. Agora nada impede de você comprar 2 pentes de memória da "Kingston" e eles terem chips diferentes como Elixir e Spectek (Acreditem, já vi vários casos assim) e pode tudo funcionar numa boa! Ou ser uma grande dor de cabeça.

Atentando a esse fato, há a frequência e latência das memórias, que para não entrar em muito detalhe técnico, a frequência, quanto maior melhor, e a latência, quanto menor melhor.

Se eu misturar duas memórias, com frequências diferentes (DDR 2 800 e DDR 2 667), as memórias irão trabalhar na MENOR velocidade, ou seja, a DDR 2 667.

Quanto a latência, se for diferente entre duas memórias, elas irão trabalhar com a MAIOR latência, se eu tenho pentes de 9-9-9-27 e outro de 8-8-8-21, elas vão trabalhar na latência 9-9-9-27.

O importante também é verificar no manual da sua placa mãe quanto a posição dos slots de memória, pois em algumas tem uma ordem correta, e caso isso não seja feito, a máquina não irá ligar ou vai apresentar problemas.

O único ponto que eu ressalto e deixo em aberto é a questão de compatibilidade de memórias diferentes é que infelizmente, nada é garantido! Pode funcionar em uma placa mãe, porém em outra nem pode ligar... varia muito. E justamente pra evitar essa "não" resposta, se minimiza então as chances de problemas verificando os passos que eu citei acima.

Espero ter ajudado, abraço.

Postado
Estou com uma duvida a respeito da incompatibilidade de memorias.

Eu tenho um kit 4 GB (2x2) da Corsair - 9-9-9-24

e estou querendo adquirir mais um kit 4 GB (2x2) da Patriot - 9-9-9-24

A minha duvida é a seguinte:

Posso instalar este novo kit junto com o meu atual sem que de problemas (Visto que as duas possuem a mesma temporização e trabalham a ate 1600 mhz em o.c.)?

Eu terei algum desempenho em velocidade se eu instalar este novo kit em minha MOBO?

Obrigado desde ja!

Quantidade de RAM só aumenta o desempenho em programas específicos [geralmente não usados pro usuário doméstico] ou se for inferior a 2GHz em sistemas operacionais recentes.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!