Ir ao conteúdo

ECS P4M800Pro-M vs 1GB DDR2 533Mhz - Compatibilidade

pedrocarrera

Posts recomendados

Postado

Fala galerinha...

vou direto ao ponto.

meu pc tem só 512 de ram DDR

minha Mobo é a ECS P4M800Pro-M , que se nao me engano possui um slot DDR2 de 533 Mhz...

então...

to querendo comprar essa memória aqui: http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:12:37:13

que tá uma pechincha... visto que meu pc tem estado muito lento ultimamente a luz do Hd pisca quase que diretamente, demonstrando que tá usando a memória virtual, qualquer coisinha a memória vai lá em cima!

minha fonte é genérica, meu windows é o xp, meu processador é o Pentium 4 541 prescott

Vai adiantar? vai ficar mais rápido e parar com os picos de tensão? vale a pena comprar?

Muuito Obrigado!

Postado

com certeza ajuda, dependendo dos aplicativos que voce usa. Mas usar um pente de 512 e outro de 1Gb vai provávelmente impedir o barramento dual-channel da motherboard,Pesquise se a placa tem esse recurso e qual o total de memória máxima que a placa reconhece.que talvez valha pena considerar o uso de dois pentes de 1GB. Ou dois de 512

Postado

Pera aí: você pretende misturar memórias DDR1 com DDR2??? Não faça isso. Sua placa possui os dois tipos de slot para te dar a oportunidade de escolher se quer usar DDR1 ou DDR2, mas você não pode misturar as memórias, senão além de queimá-las, poderá trazer danos ao controlador de memória do chipset! Se pretende fazer upgrade de memória, ou compre outro pente DDR1 ou tire seu pente DDR1 para colocar um DDR2. Lembrando que a diferença de desempenho entre DDR1 400MHz e DDR2 533MHz é muito pequena.

Postado

Ví a especificação e realmente não tem indicação de DUAL-channel, mas mesmo assim indicaria 2 GB de RAM.

Só procuraria uma memória com latencia um pouco melhor ( já que aceita até 800 FSB)

1,5 de RAM também é bom, já tive esse processador e essa mesma situação de pouca memória e depois que aumentei a velocidade das aplicações aumenta mesmo, principalmente as de Office.

Sua configuração:

Feature

Intel Pentium® 4 Processor (Celeron/Willamette/Northwood/Prescott(FMB1.0))

Socket 478 with FSB 400/533/800 MHz

2 DDR266/333/400 Memory Sockets

6 channel AC 97 Audio

2 ATA133 Channels, up to 4 ATA 133 IDE Devices

8 USB 2.0/1.1 Ports (4 ports by o

Processor

Socket 478 Intel Pentium® 4 Processor (Celeron/Willamette/Northwood/Prescott(FMB1.0))

FSB / Transport

400/533/800 MHz

Chipset

North Bridge : VIA PM800

South Bridge : VIA VT8237

Audio Codec : VIA VT1616

LAN Chip : VIA VT6103

I/O Chip : Winbond W83697HF

Memory

2 * DDR Sockets

DDR266/333/400 NON-ECC DDR SDRAM up to 2GB

Expansion Slots

1 x AGP(2.0) 8X slot (1.5V only)

3 x PCI slots (PCI 2.2 compliant)

IDE / SATA Connectors

2 ATA133 channels, up to 4 ATA 133 IDE devices

Onboard I/O Connectors

1 x Floppy Connector

2 x USB 2.0/1.1 header (4 ports by optional cable)

1 x CD_IN header

1 x COM (serial) port header (Optional COM cable)

1 x S/PDIF out header (S/PDIF out cable optional)

1 x CPU fan header with fan rotation detection function

1

I/O via Back Panel

PS/2 keyboard/mouse, 4 x USB(2.0/1.1), RJ45,1 x VGA , 1 x Com(serial), 1 x Parallel, 1x Game/Line-in/Line-out/MIC

Power

20-pin ATX power connector, 4-pin ATX 12V power connector

BIOS Feature

2Mb Flash EEPROM

Award BIOS with ACPI, DMI2.0, PnP, WfM2.0, Green Suspend to RAM (S3), Suspend to Disk (S4) Wake on keyboard/mouse, Wake on LAN/RTC Timer

Hardware Monitoring

2 FAN sensors, CPU/System voltages and temperature monitoring

Special Feature

Zero Jumper Design

Watch Dog Timer (auto-reset system when it can not handle overclock configurations)

Certifications

FCC, CE, BSMI

Form Factor

Micro ATX (244mm x 244mm)

* The entire materials provided herein are for reference only, all specifications are subject to change without prior notice.

Postado

calma galera... não prentedo misturar o DDR com o DDR2 não... eu já tenho este tipo de conhecimento, eu irei retirar o DDR pra por o novo pente de 1024MB DDR2 533mhz...

outra latencia? qual outro pente de memória voce recomendaria?

acho que vou por só 1 giga mesmo, investir mais que 50 reais nesse pc antigo nao vale a pena pra mim xD

Postado
calma galera... não prentedo misturar o DDR com o DDR2 não... eu já tenho este tipo de conhecimento, eu irei retirar o DDR pra por o novo pente de 1024MB DDR2 533mhz...

outra latencia? qual outro pente de memória voce recomendaria?

acho que vou por só 1 giga mesmo, investir mais que 50 reais nesse pc antigo nao vale a pena pra mim xD

Sábia decisão. Se você usar Windows XP 1 GB de RAM já é o suficiente. Só não dá para rodar bem o Windows Vista/7. E realmente não vale a pena gastar muito na sua máquina antiga, pois o custo x benefício não será bom e o ganho de desempenho será pequeno.

Postado

Exato. mais pra frente to pensando em montar um novo com sandy bridge e tal... nesse pc mais antigo é só pra conservar ele mesmo, ligar, jogar jogos em flash, 3d antigão, CS, Quake.... porque foi o meu 1º Pc conferido à mim mediante o esforço de minha mãe no trabalho... então tem valor sentimental :wub:

no mais, fica a pergunta de qual pente é recomendável, se vou nesse mesmo ou em outro... valeu!

Postado

Se for comprar um pente só, e se a memória é de 533 Mhz, deve comprar de 1 Gb de 533 MHz também. Ter duas latencias diferentes às vezes dá problema. Se fosse uma CPU mais nova ela assumiria a latencia mais baixa

• 2 semanas depois...
Postado

Desculpém a demora pra responder...

o que acontece é que enfim chegou o modulo de 1gb ddr2 533. mas o pc só reconhece 512. ele até está mais rápido. tem alguma forma de mudar isso? o everest reconhece certinho, mas quando vou em propriedades do computador o windows so reconhece os 512.

o cpu-Z reconhece 1gb.

essa placa mãe é bugada?

pesquisei na internet e vi que parece q ela sofre de desidade de memoria, por quanto dessa, pra nao dizer, frescura, q só fiz gastar meu dinheiro e ela so reconhecer metade do instalado :angry:

ao que parece tenho que comprar outra placa mãe. sugestões? lga 775 que tenha slot ddr2 533...

Postado

Verificou na bios se está reconhecendo a quantidade de memória instalada da forma correta? Verificou se sua bios está com as atualizações em dia? Se você puder, faça o teste em outra placa. Se puder, também, tente reinstalar o S.O.. Faça testes antes de comprar uma placa nova.

Espero ter ajudado.

Postado

Pois bem,

a BIOS na tela inicial reconhece como 512 ddr2 533....

acho que a placa-mãe tem um bug mesmo... um erro que so le pentes de memoria double-sided e não single sided... gastei grana à toa....

Postado

Dá uma olhada nesse artigo aqui:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-ECS-P4M800PRO-M/1260/2

"Infelizmente a placa não tem controladora de memória dual channel, o que limita bastante o desempenho de memória do computador. Nos processadores Pentium 4 e Celeron isso é um grave problema, pois essa plataforma é bastante dependente do desempenho da memória. À primeira vista o consumidor pode ser iludido achando que a placa suporta dual channel, por causa da presença de quatro soquetes para módulos de memória, sendo dois na cor azul e dois em lilás. Os soquetes coloridos existem, porém, para diferenciar os tipos de memória aceitos pela placa: DDR (333 ou 400) ou DDR2 (400 ou 533). Como os dois tipos não podem ser usados ao mesmo tempo e a placa aceita módulos de até 1 GB, o máximo de memória suportada pela P4M800PRO-M é de 2 GB."

Postado

Disso eu já sei, o problema dela é nao reconhecer os 1GB de Ram DDR2 533 MHZ instalados!!!

ela reconhece apenas metade! ou seja, 512 de Ram apenas!

tenho instalado 1 giga, mas ela so reconhece 512!!!!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!