Ir ao conteúdo

Placa mãe micro atx

kakihara

Posts recomendados

Postado

Eae pessoal,

Muitos do fórum estão recomendando esta placa:

http://www.londritech.com.br/ecommerce_site/produto_105892_1623_Placa-Mae-1155-Gigabyte-GA-Z68MA-D2H-B3-DDR3-Suport-i3-i5-i7

Gostaria de saber se existe muita desvantagem entre microATX e ATX, e outras dúvidas:

1) Vou ter problemas se instalar algum cooler grande? Estava pensando no V6 GT ou o Hyper 212+?

Obs: estou pensando em instalar memórias com dissipadores grandes ( Dominator ou Vengeance) !!!!!

Obs2: imagino que o peso não seja problema.

2) Ao instalar uma segunda placa de vídeo eu vou perder as conexões sata?

Edit: novas informações adicionadas qualquer ajuda é bem vinda! Espero fechar a compra hoje!

Postado

Acabo de instalar uma dessas aqui. Acho que não terá problemas com o cooler, esses da Cooler Master não são muito grandes, não sendo aqueles Noctua de 2 kg acho que ficará ok. Já a questão da VGA é um pouco mais problemática, estou com uma 6870 e realmente sobra pouco espaço, os slots de memória ficam travados e quase chega nas portas SATA3, acho que adicionando outra desse tamanho ficaria inviável mesmo. Se forem placas pequenas acho que não terá problema.

Agora, nunca tive Gigabyte e estou estranhando o tempo de boot, muito devagar até chegar no carregamento do SO, busquei no google e parece que é um problema endêmico.

Postado

Nossa essa do boot eu não sabia....é um problema comum nesse modelo de placa-mãe ou em todos os modelos da gigabyte?

Então se instalar uma segunda placa eu perco as conexões sata? (Instalar no segundo PCIe 16x)

Qual cooler você está utilizando? Fez overclock?

Postado

Só há um slot x16, os outros são x1, x4 e x8, se não me engano. Se instalar uma VGA mais comprida que uns 20 cm em algum dos slots que não o x16 provavelmente ficará por cima das portas SATA3. Para duas placas de vídeo melhor escolher outra placa-mãe.

Estou usando o cooler da Intel mesmo, fiz um OC leve para 3,6GHz e está bem frio e estável, o POST já não está demorando tanto, talvez fosse alguma configuração default que troquei depois. Ainda estou testando, no entanto.

Postado

Não sei se a informação sobre o PCIe procede, se olhar com atenção na foto, acima de um deles está escrito PCIEX8 e do outro PCIEX4, e o manual (a versão em português que veio com a placa) confirma esse número de vias.

Quanto ao Virtu, não sei dizer se está funcionando ou não, tem opções de seleção de VGA no BIOS. Selecionei as duas, instalei os drivers da HD3000 e da 6870, e ambas estão listadas no GPU-z. Quando não estou jogando, a temperatura da 6870 fica extremamente baixa, coisa de 30ºC, então suspeito que o chipset possa estar gerenciando isso mesmo.

No mais, descobri que a razão da lentidão do post era um leitor de cartões (!) vagabundo, desconectando essa porcaria o post é quase automático. O HD que instalei na máquina está com problemas de command timeout, hoje vou testar com outro Seagate que tenho encostado para verificar se é um problema da placa-mãe ou do disco apenas - na Newegg tem muitos relatos de problema com essa placa, mas quanto ao desempenho (exceto do HD, que está defeituoso) até agora não há o que reclamar, com o i5-2500K e memórias de baixo custo Kingston o resultado dos benchmarks é surpreendente, supera em alguns testes os i7 Gulftown de seis núcleos.

Editando - acabo de ler em http://www.lucidlogix.com/product-virtu.html as particularidades desse trem, vou espetar o HDMI na saída da placa-mãe e tentar jogar com configurações de vídeo no máximo, depois posto os resultados...

Postado

Cara talvez (muito provavelmente) você vai ter que fazer um update na bios para utilizar o virtu !

Alguém ai do fórum que tem essa placa por favor comentem o que acharam dela.....e se a instalação de uma segunda placa de vídeo atrapalha nas conexões sata.

Vou mandar um e-mail para a gigabyte mas sempre eles demoram ou nem respondem.

Postado

kakihara,

estou com o manual aqui, que especifica que quando duas VGA são utilizadas ambas operam em X8. Isso não acarretaria perda de desempenho? Nunca usei crossfire ou SLI...

Medi aqui o tamanho máximo para não atrapalhar as conexões SATA, que é de mais ou menos 18 cm de comprimento na VGA que venha a ser instalada no último slot (o marcado X8 na foto), mais que isso e invariavelmente vai obstruir as portas.

Mas nem tudo são más notícias, instalei o driver do site da Lucidlogix (já havia trocado o BIOS para a última versão), configurei a Intel HD como vídeo primário, conectei o monitor na HDMI da placa-mãe e rodei Fallout New Vegas com tudo no máximo, com muitos fps - que não pude medir porque por algum motivo essa tecnologia não aceita bem o Fraps - mas posso afirmar com 100% de certeza que o Virtu funciona. Gravei um log da 6870 e ela estava claramente em pleno uso durante o jogo.

Postado

Sim rodar em x8/x8 há uma perda de desempenho em relação a 16x/16x.

Porém essa diferença é extremamente pouca e notada apenas em resoluções altas (bem mais que 1920X1080) isso de acordo com um artigo que eu vi do hardocp testando SLI de GTX 480.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...