Ir ao conteúdo

Projeto p acionamento de rele

PAULOGTI

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal ,Me chamo Paulo e sou eletricista de autos tenho um corta corrente no meu carro ao qual é acionado por 4 pulsos de 12v feito por 4 reles em serie que se realimentam dele mesmo com uso de diodo 4007 ele só usa 12v pós chave e quando se desliga a chave ele se reseta automático .

Porém gostaria de fazer um igual só que mais moderno usando algum ci ou cmos ou outro componente que ficasse no lugar dos reles e só aciona-se um unico rele após os 4 pulsos de 12v.

alguém poderia dar uma força para a construção deste circuito ?

abraço

• Membro VIP
Postado

Esse circuitinho ai somente operará para ligar o relé se e somente se somente 3 botões de quantos quiseres ter, forem operados na correta sequência que é S1 depois S2 e depois S3.

Claro que esses botões podem e devem estar embaralhados com os demais, aqueles lá de baixo.

Se em qualquer tempo, no acionamento, for pressionado um dos botões de baixo, o circuito se resetará e deverá ser começado de novo a sequência. Para quem não sabe o que está acontecendo, fica beirando o inviável de se ligar o mesmo, pois o sistema somente se ligará se pressionadas 3 chaves e na sequência citada.

Número menor ou maior de toques em diferentes chaves, derruba tudo..

Os componentes são muito comuns e podem ser os mais diferentes que se queira..

3 tiristores que bem podem ser o TIC106

3 resistores de 1.500 ohms

3 resistores de 2.700 ohms

1 diodo 1N4148 ou 1N4001

1 transistor PNP (pode ser o BC556)

1 relé com bobina para 12 Volts

Senha.jpg

Postado

Bom dia Faller ,

Muito obrigado pelo circuito .

esta noite fiquei lendo sobre portas logicas and e vi que posso usar um ci 4013 ou outro que funcione com até 15v para acionamento do rele .