Ir ao conteúdo

Projeto p acionamento de rele

PAULOGTI

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal ,Me chamo Paulo e sou eletricista de autos tenho um corta corrente no meu carro ao qual é acionado por 4 pulsos de 12v feito por 4 reles em serie que se realimentam dele mesmo com uso de diodo 4007 ele só usa 12v pós chave e quando se desliga a chave ele se reseta automático .

Porém gostaria de fazer um igual só que mais moderno usando algum ci ou cmos ou outro componente que ficasse no lugar dos reles e só aciona-se um unico rele após os 4 pulsos de 12v.

alguém poderia dar uma força para a construção deste circuito ?

abraço

• Membro VIP
Postado

Esse circuitinho ai somente operará para ligar o relé se e somente se somente 3 botões de quantos quiseres ter, forem operados na correta sequência que é S1 depois S2 e depois S3.

Claro que esses botões podem e devem estar embaralhados com os demais, aqueles lá de baixo.

Se em qualquer tempo, no acionamento, for pressionado um dos botões de baixo, o circuito se resetará e deverá ser começado de novo a sequência. Para quem não sabe o que está acontecendo, fica beirando o inviável de se ligar o mesmo, pois o sistema somente se ligará se pressionadas 3 chaves e na sequência citada.

Número menor ou maior de toques em diferentes chaves, derruba tudo..

Os componentes são muito comuns e podem ser os mais diferentes que se queira..

3 tiristores que bem podem ser o TIC106

3 resistores de 1.500 ohms

3 resistores de 2.700 ohms

1 diodo 1N4148 ou 1N4001

1 transistor PNP (pode ser o BC556)

1 relé com bobina para 12 Volts

Senha.jpg

Postado

Bom dia Faller ,

Muito obrigado pelo circuito .

esta noite fiquei lendo sobre portas logicas and e vi que posso usar um ci 4013 ou outro que funcione com até 15v para acionamento do rele .

Minha duvida é qual ci seria o correto pra mim poder usar os 4 pulsos 12v ,ele faz o reset com + ou - na sua porta ? os pulsos de 12v eu pego dos acessorios do carro :vidro eletrico ,freio ,lampejo do farol e saida da ant elétrica.

Teria como você me ajudar com o circuito ?

abç Paulo

• Membro VIP
Postado

Deixa eu entender a lógica de acionamento que para mim ainda não está clara..

Para acionar você deseja pefar um pulso do acionamento do vidro, outro do freio,outro da antena e outro do farol?? É isso???

Se pulsares desse modo a corente para ignição vai ser liberada??É isso??

Se não for, explique a lógica de operação do mesmo, não a, lógica eletrônica mas o que tu farias para liberar a alimentação...

90% da solução de um problema se resolve com a correta e detalhada especificação desse problema... Capriche então..

Postado

Sim é isto mesmo no lugar de botões extras eu utilizo o pulso dos acessórios do carro que libera 12v quando acionado .

o funcionamento seria assim ,após você ligar a chave do veiculo(sem dar partida) o circuito é energizado com 12v ,então você manda os 4 pulsos 12v dos acessórios em sequencia pro ci 4013 (se servir pro que eu quero) então ele mandaria o sinal pro BC 517 arma o rele e a bomba de combustivel funciona .

Agora gostaria de saber como funciona o reset ? seria por sinal (+ pos) ou (- neg) pois pensei se fosse -(neg) poderia fazer o reset usando um interruptor NA

então se você o apertasse ele faria o reset e desligaria o rele .

Será que deu pra você entender ?

Me desculpe se não sei explicar direito ok .

abç Paulo

• Membro VIP
Postado

Vejo alguns problemas ai..

Alguns dispositivos de automóveis podem ter seu ligamento por colocação do terra, ou seja, sempre estão ligados aos +12 Volts e na hora de ligar recebem um massa, para que a corrente flua pelos mesmos. Veja se esses dispositivos de onde tiras os pulsos de 12 Volts não se comportam desse modo ai.. Se for complica um pouco.. As lãmpadas de cortesia por exemplo, são desse modo. O botão da porta libere um mass para a lâmpada'.

Quanto a usar um 4013, sim pode ser a partir dai ou de outra memória qualquer, por exemplo uma porta "e" que é a menor unidade de memória que se consegue com portas.

Veja ai uma ideia para pensares..

O CI pode ser um 4081, por exemplo..

Senhalgica.jpg

Cada chave entrega um positivo a porta do CI.

A segunda porta só liga e memoriza, se a primeira tiver sido setada..

Postado

Sim Faller alguns dispositivos são acionados por massa (-) mas estes que eu uso são por pulso 12v testo e escolho com uso de multimetro .

Ainda não entendi como o reset funciona no 4013,teria como você me mostrar ?

veja se eu entendi bem o 4081 ?

4081

portas de entrada = 1 e 2 saida=3

portas de entrada = 5 e 6 saida=4

portas de entrada = 8 e 9 saida=10

portas de entrada = 12 e 13 saida=11

vdd 14 +

vss 7 -

fico no aguardo de como funcionaria com o 4013 e suas portas de reset e set ok.

abç amigo

Paulo

Faller sera que poderiamos acrescentar um 555 pra temporizar 60seg depois que o 4081 desligasse ?

valeu !

Paulo

Postado

beleza Jorge toda ajuda é bem vinda o importante é o projeto sair do papel hehe ,

obrigado pela ajuda e aguardo o desenho do circuito ok

abç Paulo

Postado

Pessoal alguem poe tirar uma duvida

Nas entradas das portas do ci 4081 preciso baixar a tensão de 12v para menos ?

Se sim pra quantos volts deve ser baixado ?

Qual resistors posso usar ?

Sendo que na saida da porta quero acionar um bc 517 npn pra ligar o rele após todas as portas receberem o pulso de 12v proveniente o veiculo.

o datasheet que baixei diz que

na porta 14 =vcc ele é philips é isto mesmo ?

7=gnd

1 input a

2 input a

3 out put a

4 out put b

5 input b

6 input b

8 input c

9 input c

10 out put c

11 out put d

12 input d

13 input d

abç Paulo

Postado
Pessoal alguem poe tirar uma duvida

Nas entradas das portas do ci 4081 preciso baixar a tensão de 12v para menos ?

Se sim pra quantos volts deve ser baixado ?

Qual resistors posso usar ?

Sendo que na saida da porta quero acionar um bc 517 npn pra ligar o rele após todas as portas receberem o pulso de 12v proveniente o veiculo.

Bom, segundo o datasheet que eu estava consultando, ele informa que o CI pode operar em uma faixa de 3V a 15V, entretanto ele recomenda que utilize tensões de 5V, 10V ou 15V, pois são as tensões que foram utilizadas nos testes do CI.

então, teoricamente, acredito que a tensão de 12V possa ser utilizada, embora nao recomendada.

outro ponto importante a ser lembrado é que os 12V do carro não são lá muito confiáveis para componentes integrados... variam bastante devido ao alternador / bateria ... essas coisas...

Postado

Pessoal fiz o circuito funcionar na protoboard porém quando desligo o fio da fonte (+) pra ele resetar o mesmo fica com um pouco de carga e demora uns 3 seg pra desligar o transistor bc 517 npn que aciona o rele, como posso resolver isto ?

Estou fazendo o circuito no eagle pra mostrar como vai ficar mas to começando a mexer neste programa agora e num sei muito sobre ele .

Se alguem souber e um programa melhor e que de até pra testar o circuito me da uma força ai beleza to começando no mundo da eletrônica agora e a cada dia gosto mais deste novo mundo .

abç Paulo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...