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Projeto Caixa de Som!


ewpreis

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Olá Amigos

Estou querendo fazer uma caixa de som para colocar no PC que funcione independente do PC também (se for possível e não muito complicado) e tocar minhas músicas preferidas. Não tenho muito conhecimento nesses assuntos, por isso estou pedindo a ajuda de vocês. Queria que vocês me sugerissem dicas de projetos e circuitos de caixa de som que não gaste muito dinheiro e que tenha um bom som, estou disposto a fazer tudo que vocês sugerirem. Tenho algumas ferramentas aqui em casa e posso usar a oficina do meu tio, tenho um pouco de conhecimento de eletrônica e estou disposto a aprender mais.

Desde já agradeço

Fwls ate +

Abç

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ewpreis, o que você procura - até onde entendí - é um circuito amplificador de som. A depender da potência que você esteja planejando, não aconselho altas potências pelo seu nivel de conhecimento, existem esquemas na internet de amplificadores e, melhor ainda, circuitos integrados amplificadores prontos.

Te recomendaria tentar montar o LM1875, é um CI que requer pouquíssimos componentes externos e oferece uma qualidade sonora excelente em 30 Wrms de potência. Se trata de um amplificador MONO, então caso você queira stereo, com este, é preciso montar o circuito 2x (um circuito por canal)

O circuito pra montagem consta no datasheet que você pode achar buscando no google rapidinho. Monte-o com single supply mesmo, é menos complicado.

Quanto a caixas de som é muito mais um projeto "mecânico" do que eletrônico, fora crosovers analógicos, que não são seu objetivo de estudo.

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ewpreis, o que você procura - até onde entendí - é um circuito amplificador de som. A depender da potência que você esteja planejando, não aconselho altas potências pelo seu nivel de conhecimento, existem esquemas na internet de amplificadores e, melhor ainda, circuitos integrados amplificadores prontos.

Te recomendaria tentar montar o LM1875, é um CI que requer pouquíssimos componentes externos e oferece uma qualidade sonora excelente em 30 Wrms de potência. Se trata de um amplificador MONO, então caso você queira stereo, com este, é preciso montar o circuito 2x (um circuito por canal)

O circuito pra montagem consta no datasheet que você pode achar buscando no google rapidinho. Monte-o com single supply mesmo, é menos complicado.

Quanto a caixas de som é muito mais um projeto "mecânico" do que eletrônico, fora crosovers analógicos, que não são seu objetivo de estudo.

Antes de mais nada queria agradecer pela ajuda.

Alexandre é como você disse eu nao quero fazer um som super potente eu quero fazer um que me atenda, esse que voce citou ja me atenderia bem. Também optei por fazer um som simples pela falta de conhecimento e para pegar expreriencia para depois no futuro se for o casa fazer um mais forte.

Irei pesquisar e estudar esse modelo que voce citou para eu tirar minha dúvidas.

Seria muito complicado montar um stereo?

EDIT:

Segue alguns links q encontrem gostaria de saber se eles estão certos:

http://www2.eletronica.org/projetos/amplificador-de-audio-de-25w-2/

http://www.te1.com.br/2009/10/circuito-amplificador-lm1875/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+tonieletronica+%28Tonieletronica+circuitos+e+informa%C3%A7%C3%B5es+de+eletr%C3%B4nica%29#axzz1TLPZ7NNd

http://www.te1.com.br/2011/06/circuito-amplificador-estereo-lm1875-pre-amplificador-ne5532/#axzz1TLQEvx6l

http://www.tonieletronica.xpg.com.br/amplificador-lm1875.htm

Flws ate +

Abç

Postado

Então ewpreis, os links, de certa forma, estão certos, mas ainda sim estão mais complexos do que a descrição do circuito no datasheet.

Talvez inglês seja um empecílho, mas vou te ajudar. O datasheet(folha de dados) é um documendo disponibilizado pelo fabricante do circuito integrado que delineia todas as características de operação do mesmo, incluindo muitas vezes algumas formas de aplicação desses circuitos integrados. Neste caso, a montagem é feita Sem Erro, por tratar-se do circuito disponibilizado pelo próprio fabricante.

http://www.national.com/ds/LM/LM1875.pdf

Ao acessar este link, abrir-se-á o datasheet do 1875 em PDF. Vá à página 2 e visualize o esquema que tem em seu cabecalho descrito:

"Typical Single Supply Operation"

Este circuito é o circuito base fornecido pelo fabricante para uso deste integrado com alimentação SIMPLES, que é a alimentação convencional de +V e terra.

Ao acessar a página 8 ele ainda disponibiliza um modelo de PCI - Placa de Circuito Impresso - como base que pode ser usado para a montagem. Claro, sempre selecione o diagrama que é descrito como "single supply".

Com relação a ser estéreo ou não, apenas se trata de construir Dois circuitos, um para cada canal. Caso observe um jack de fone, computador e afins, verá que ele possui uma ponta isolada de um anel isolado de uma base. Esta ponta se trata do positivo de um canal, o anel do positivo de outro e a base do terra dos dois canais. Tudo que irás fazer é ligar cada um dos canais em um amplificador respectivo, ligando a saída de cada um deles em uma boca de som.

Quanto a fonte, este circuito, por se tratar de potência entre 25 e 30W rms, com uma tensão de 30V(aconselhavel), é necessário que tenhas um transformador de, no mínimo, 2,5A para suprir DOIS CANAIS, visto que cada canal consome em média 1 A.

Espero ter esclarecido mais algumas coisas para você

Postado
Então ewpreis, os links, de certa forma, estão certos, mas ainda sim estão mais complexos do que a descrição do circuito no datasheet.

Talvez inglês seja um empecílho, mas vou te ajudar. O datasheet(folha de dados) é um documendo disponibilizado pelo fabricante do circuito integrado que delineia todas as características de operação do mesmo, incluindo muitas vezes algumas formas de aplicação desses circuitos integrados. Neste caso, a montagem é feita Sem Erro, por tratar-se do circuito disponibilizado pelo próprio fabricante.

http://www.national.com/ds/LM/LM1875.pdf

Ao acessar este link, abrir-se-á o datasheet do 1875 em PDF. Vá à página 2 e visualize o esquema que tem em seu cabecalho descrito:

"Typical Single Supply Operation"

Este circuito é o circuito base fornecido pelo fabricante para uso deste integrado com alimentação SIMPLES, que é a alimentação convencional de +V e terra.

Ao acessar a página 8 ele ainda disponibiliza um modelo de PCI - Placa de Circuito Impresso - como base que pode ser usado para a montagem. Claro, sempre selecione o diagrama que é descrito como "single supply".

Com relação a ser estéreo ou não, apenas se trata de construir Dois circuitos, um para cada canal. Caso observe um jack de fone, computador e afins, verá que ele possui uma ponta isolada de um anel isolado de uma base. Esta ponta se trata do positivo de um canal, o anel do positivo de outro e a base do terra dos dois canais. Tudo que irás fazer é ligar cada um dos canais em um amplificador respectivo, ligando a saída de cada um deles em uma boca de som.

Quanto a fonte, este circuito, por se tratar de potência entre 25 e 30W rms, com uma tensão de 30V(aconselhavel), é necessário que tenhas um transformador de, no mínimo, 2,5A para suprir DOIS CANAIS, visto que cada canal consome em média 1 A.

Espero ter esclarecido mais algumas coisas para você

Mais uma vez obrigado alexandre pela força que você esta me dando.

Entendi, então para eu construir um stereo terei q fazer 2 circuitos desse?

Eu queria saber agora como eu coloco a mão na massa, por onde começo, componentes que eu tenho que comprar e etc..

Flws ate +

Abç

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ewpreis, se você está tão sem pés nem cabeça, não é bom iniciar uma montagem de circuitos amplificadores de potência. Aconselho a procurar orientação de algum técnico, ou algum graduando em eletrônica/eletrica

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ewpreis, se você está tão sem pés nem cabeça, não é bom iniciar uma montagem de circuitos amplificadores de potência. Aconselho a procurar orientação de algum técnico, ou algum graduando em eletrônica/eletrica

Olá alexandre

Eu realmente quero fazer esse projeto, faço curso técnico de eletrotécnica comecei esse ano por isso ainda não tem muita noção, mas tenho professores e amigos que podem me ajudar. Ja fiz circuitos eletrônicos, soldei ccomponentes e algumas outras coisas. Só perguntei por onde começo porque eu realmente não sei, mas se me dar o passo a passo e os componentes que tenho que comprar com certeza consiguirei fazer.

Flws ate +

Abç

Postado

ewpreis, quando me lancei a fazer um amplificador, mal sabia a diferença entre corrente contínua e corrente alternada, juro. Sei que não é muito mas olha o que fiz:

http://forum.clubedohardware.com.br/meu-primeiro-projeto/738356

Esse chip que adotei chama-se TDA2616. Apesar de ser oficialmente descontinuado pela Philips, aqui em São Paulo é relativamente fácil de ser encontrado, acredito que no Rio também não seja difícil. Os componentes que o chip precisa são também bem comuns.

Esse chip é estéreo e entrega aos autofalantes cerca de 15w por canal. Requer pouquíssimos componentes externos: um resistor de 8,2 ohm e dois capacitores, um de 220nF e um de 22nF entre a entrada e a saída do som, e dois capacitores de 2.200uF para a corrente elétrica que vai alimentá-lo. Além disso, para ser bem mínimo mesmo, só precisa de um transformador que tenha a entrada de 110v (ou 110v / 220v), a saída de 24v dividida em duas de 12v cada e que suporte um mínimo de 1,5A. Mas o trafo (transformador) 110v/220v - 12v+12, para 2A dá uma folga, ou seja, não fica pelando quando o som tá no máximo, e é também fácil de encontrar e relativamente barato. Ficou faltando comprar uma ponte, que é a responsável por corrigir, ou tecnicamente falando, retificar a corrente alternada para corrente contínua.

Sem fazer propaganda, só como exemplo, veja os preços desses componentes numa loja on line que conheço, a Milcomp, que sempre me entregou direitinho tudo o que pedi em poucos dias:

1 TDA2616 - R$ 5,00

1 dissipador de calor (veja um exemplo do tamanho e do jeitão aqui: http://www.vellemanusa.com/us/enu/product/view/?id=350530 mas há muitas alternativas, desde que seja um dissipador generoso) - R$ 20,00

2 resistores 8,2 ohm - R$ 0,15 cada - R$ 0,30

4 capacitores de poliester (220nF e 22nF, ambos para 63v) - R$ 0,25 cada - R$ 1,00

2 capacitores 2200uF para 63v - R$ 2,25 - R$ 4,50

1 trafo 110v/22v - 12+12 - 2A - R$ 28,60 (eles não tem hoje, encontrei em outra loja, a Mult Comercial. É o componente mais caro, depois dos autofalantes)

1 ponte (KBL10) - R$ 3,00 (também só na Mult)

Total: R$ 62,40.

Autofalantes: Uns R$ 30,00 cada um, acho. Total, R$ 60,00.

Gabinete e caixas acústicas, a parte de madeira e chapa para os paineis, prá mim não custou nada, que eu já tinha a bricolage como hobby. Mas se você desenhar do jeito que você acha mais bacana, um marceneiro amigo pode te cobrar uns R$ 60,00.

Fios, potenciômetro, chaves, interruptores, placa de circuito impresso, percloreto de ferro, soldador, solda, um multímetro... tudo isso, que você vai ter por muito tempo e para muitos outros projetos, ponha mais uns, sei lá... R$ 150,00.

Prá iniciar, então, o total aqui tá dando uns R$ 350,00.

Mas valor de ter adquirido inúmeras habilidades e ter passado horas se desenvolvend, mexendo com coisas legais - na minha opinião, claro (eletrônica, elétrica, marcenaria, "sevirômetro"): não tem preço. :)

Se você gostou da ideia, na minha opinião poderia começar comprando os componentes eletrônicos (chip, dissipador, capacitores, resistores, trafo, ponte e autofalantes), a placa onde vai solda-los e as ferramentas para fazer essa placa (soldador, solda, percloreto de ferro e multímetro). Estude o datasheet do chip (o manual onde diz como devem ser as ligações. Se você gostou da ideia de usar o TDA2616, esse datasheet é fácil de encontrar no Google e em sites que são bancos de dados de datasheets, como o Datasheet Catalog (http://www.datasheetcatalog.com/). Monte os componentes, mesmo que espetando-os num pedaço de papelão e veja o tamanho que essa placa vai ficar. Some a ela o tamanho do trafo e você vai ter o tamanho do gabinete que vai conter o amplificador (Lembre-se de que ela precisa ser arejada, para não estragar o chip com o calor que ele mesmo produz). Aí, com base nesse tamanho, você desenha o gabinete como mais gostar, prá ficar bacana de ver. Para as caixas acústicas, o tamanho interno é muito importante. E não é difícil projeta-las, tem muito material na Internet. Já a execução... por isso que eu falei, lá em cima, que o marceneiro precisa ser amigo: marceneiros geralmente estão ocupados em fazer móveis, eles aceitam encaixar seu projeto entre uma coisa e outra. Mas madeira, por outro lado, é só serrar, colar, lixar, pintar, coisas que a gente geralemnte aprende (aprendia?) nas aulas de artes do ginásio. Ou seja, se você quiser pode fazer-las você mesmo.

Acho que falei demais, rs... Mas prá começar, como tudo na vida, comece pelo projeto. Um projeto bem detalhado é 80% da realização de qualquer coisa. E que o inevitável medo de rrar seja menor do que a esperança e a vontade de acertar.

Qq coisa, 'tamos aí.

P.S.: Considere que a partir do início você terá seu amplificador prontinho depois de uns 6-8 meses, usando umas duas ou três horas por dia para estudar e praticar. E os próximos serão mais rápidos.

Postado

Desculpe a intromissão, mas o RMLAZZARI esqueceu de citar que o capacitor de 2200uF possivelmente é eletrolítico.

Junto a este circuito, você poderia colocar um cooler pequeno (12V, 0.09A ) que não irá alterar muito o circuito pois ele tem baixo consumo.

Utilizei um cooler desse num projeto de fonte retificada-regulada e não houve significativa alteração no ripple, ou seja, consome quase nada de corrente.

Espero ter ajudado.

Postado
Desculpe a intromissão, mas o RMLAZZARI esqueceu de citar que o capacitor de 2200uF possivelmente é eletrolítico.

Junto a este circuito, você poderia colocar um cooler pequeno (12V, 0.09A ) que não irá alterar muito o circuito pois ele tem baixo consumo.

Utilizei um cooler desse num projeto de fonte retificada-regulada e não houve significativa alteração no ripple, ou seja, consome quase nada de corrente.

Espero ter ajudado.

Opa amigo ajuda é sempre bem vinda, obrigado pela informações

Abç

ewpreis, quando me lancei a fazer um amplificador, mal sabia a diferença entre corrente contínua e corrente alternada, juro. Sei que não é muito mas olha o que fiz:

http://forum.clubedohardware.com.br/meu-primeiro-projeto/738356

Esse chip que adotei chama-se TDA2616. Apesar de ser oficialmente descontinuado pela Philips, aqui em São Paulo é relativamente fácil de ser encontrado, acredito que no Rio também não seja difícil. Os componentes que o chip precisa são também bem comuns.

Esse chip é estéreo e entrega aos autofalantes cerca de 15w por canal. Requer pouquíssimos componentes externos: um resistor de 8,2 ohm e dois capacitores, um de 220nF e um de 22nF entre a entrada e a saída do som, e dois capacitores de 2.200uF para a corrente elétrica que vai alimentá-lo. Além disso, para ser bem mínimo mesmo, só precisa de um transformador que tenha a entrada de 110v (ou 110v / 220v), a saída de 24v dividida em duas de 12v cada e que suporte um mínimo de 1,5A. Mas o trafo (transformador) 110v/220v - 12v+12, para 2A dá uma folga, ou seja, não fica pelando quando o som tá no máximo, e é também fácil de encontrar e relativamente barato. Ficou faltando comprar uma ponte, que é a responsável por corrigir, ou tecnicamente falando, retificar a corrente alternada para corrente contínua.

Sem fazer propaganda, só como exemplo, veja os preços desses componentes numa loja on line que conheço, a Milcomp, que sempre me entregou direitinho tudo o que pedi em poucos dias:

1 TDA2616 - R$ 5,00

1 dissipador de calor (veja um exemplo do tamanho e do jeitão aqui: http://www.vellemanusa.com/us/enu/product/view/?id=350530 mas há muitas alternativas, desde que seja um dissipador generoso) - R$ 20,00

2 resistores 8,2 ohm - R$ 0,15 cada - R$ 0,30

4 capacitores de poliester (220nF e 22nF, ambos para 63v) - R$ 0,25 cada - R$ 1,00

2 capacitores 2200uF para 63v - R$ 2,25 - R$ 4,50

1 trafo 110v/22v - 12+12 - 2A - R$ 28,60 (eles não tem hoje, encontrei em outra loja, a Mult Comercial. É o componente mais caro, depois dos autofalantes)

1 ponte (KBL10) - R$ 3,00 (também só na Mult)

Total: R$ 62,40.

Autofalantes: Uns R$ 30,00 cada um, acho. Total, R$ 60,00.

Gabinete e caixas acústicas, a parte de madeira e chapa para os paineis, prá mim não custou nada, que eu já tinha a bricolage como hobby. Mas se você desenhar do jeito que você acha mais bacana, um marceneiro amigo pode te cobrar uns R$ 60,00.

Fios, potenciômetro, chaves, interruptores, placa de circuito impresso, percloreto de ferro, soldador, solda, um multímetro... tudo isso, que você vai ter por muito tempo e para muitos outros projetos, ponha mais uns, sei lá... R$ 150,00.

Prá iniciar, então, o total aqui tá dando uns R$ 350,00.

Mas valor de ter adquirido inúmeras habilidades e ter passado horas se desenvolvend, mexendo com coisas legais - na minha opinião, claro (eletrônica, elétrica, marcenaria, "sevirômetro"): não tem preço. :)

Se você gostou da ideia, na minha opinião poderia começar comprando os componentes eletrônicos (chip, dissipador, capacitores, resistores, trafo, ponte e autofalantes), a placa onde vai solda-los e as ferramentas para fazer essa placa (soldador, solda, percloreto de ferro e multímetro). Estude o datasheet do chip (o manual onde diz como devem ser as ligações. Se você gostou da ideia de usar o TDA2616, esse datasheet é fácil de encontrar no Google e em sites que são bancos de dados de datasheets, como o Datasheet Catalog (http://www.datasheetcatalog.com/). Monte os componentes, mesmo que espetando-os num pedaço de papelão e veja o tamanho que essa placa vai ficar. Some a ela o tamanho do trafo e você vai ter o tamanho do gabinete que vai conter o amplificador (Lembre-se de que ela precisa ser arejada, para não estragar o chip com o calor que ele mesmo produz). Aí, com base nesse tamanho, você desenha o gabinete como mais gostar, prá ficar bacana de ver. Para as caixas acústicas, o tamanho interno é muito importante. E não é difícil projeta-las, tem muito material na Internet. Já a execução... por isso que eu falei, lá em cima, que o marceneiro precisa ser amigo: marceneiros geralmente estão ocupados em fazer móveis, eles aceitam encaixar seu projeto entre uma coisa e outra. Mas madeira, por outro lado, é só serrar, colar, lixar, pintar, coisas que a gente geralemnte aprende (aprendia?) nas aulas de artes do ginásio. Ou seja, se você quiser pode fazer-las você mesmo.

Acho que falei demais, rs... Mas prá começar, como tudo na vida, comece pelo projeto. Um projeto bem detalhado é 80% da realização de qualquer coisa. E que o inevitável medo de rrar seja menor do que a esperança e a vontade de acertar.

Qq coisa, 'tamos aí.

P.S.: Considere que a partir do início você terá seu amplificador prontinho depois de uns 6-8 meses, usando umas duas ou três horas por dia para estudar e praticar. E os próximos serão mais rápidos.

Muito obrigado pelas suas dicas e opiniões

Em relação as ferramentas e marcenaria, eu tudo em casa e a marcenaria eu tenho um tio que possui uma, ja falei com ele e ele ficou de fazer para mim. Acredito que eu só terei que comprar os componentes pois o resto como ja havia dito eu ja tenho

Gostei muito do seu projeto e das informações que você me trouxe. Eu possuo uma protoboard onde poderei testar o circuito antes, mas a ideia do papelão é ótima, acho q poderia ser ate um isopor.

Gostei muito mesmo do seu projeto, mas estou pensando e fazer LM1875. Amanha irei numa loja de eletronica que conheço para fazer um orçamento dos componentes. Ja ja irei colocar a lista de componentes que precisarei para vocês verem se está tudo certo.

Muito obrigado a todos

Flws ate +

Abç

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Junto ao dissipador de calor, sugiro utilizar pasta térmica também. Ajuda bastante.

Você pode utilizar dois coolers ( um puxando ar pra dentro da caixa e o outro retirando o calor interno).

Depois de pronto, poste fotos de como ficou, beleza?

Postado
Junto ao dissipador de calor, sugiro utilizar pasta térmica também. Ajuda bastante.

Você pode utilizar dois coolers ( um puxando ar pra dentro da caixa e o outro retirando o calor interno).

Depois de pronto, poste fotos de como ficou, beleza?

Boa ideia, estudarei essa possibilidade

Obrigado pela dica

Eu gostaria que vocês vejam se são esses componentes mesmo que tenho que comprar para montar o LM1875

Componentes:

Capacitores - 100n (Capacitor de filmes de poliéster); 4700µF/35v (Capacitor Eletrolítico); 10µF/25v (Capacitor Eletrolítico); 100µF/35v (Capacitor Eletrolítico); 22µF/25v (Capacitor Eletrolítico); 220n (Capacitor de filmes de poliéster); 220pF (Capacitor de filmes de poliéster); 47µF/35v (Capacitor Eletrolítico).

Semicondutores - 7915 Circuito integrado regulador de tensão negativo -15 Volts, 7815 -Circuito integrado regulador de tensão positivo +15 Volts, LM1875T – Circuito integrado amplificador de áudio, NE5532N – Circuito integrado amplificador operacional duplo, Ponte retificadora 100 volts 4 A ex: GBU606, Led 5mm qualquer cor.

Resistores 1/4 watts 5% - 12k (Marrom, Vermelho, Laranja, Ouro); 1k (Marrom, Vermelho, Vermelho, Ouro); 22k (Vermelho, Vermelho, Laranja, Ouro); 10k (Marrom, Preto, Laranja, Ouro); 2.2 (Vermelho, Vermelho, Ouro, Ouro); 120k (Marrom, Vermelho, Amarelo, Ouro).

Conectores - Conector de entrada de áudio, Conector para as caixas acústicas, Conector para o Transformador.

Diversos - Transformador primário de acordo com a rede e secundário de 18-0-18 60Va, Caixa, solda, Placa de circuito impresso, Fios.

Se estiver faltando algo é so me dizerem que acrescentarei :P;)

Fwls ate +

Abç

Postado

Quanto aos componentes para o chip de som, não tenho como falar, ewpreis. Mas esses reguladores de tensão... será que são necessários? Os chips de som costumam trabalhar bem com fonte não-regulada. Agora, se é do seu gosto fixar a alimentação ou se você, antes do chip, vai alimentar uns coolers, como o Julio sugeriu, ainda mais se você pretende montar um esquema do tipo "o cooler é acionado a partir de n°C", aí talvez precise regular a tensão. Pessoalmente acho preciosismo desnecessário. Eu me preocuparia mais em FILTRAR a alimentação do chip, ou seja, livra-la de interferência de RF (sinal de rádio) e outras, do tipo aqueles estalos que rolam nos autofalantes quando alguém liga uma lâmpada fluorescente na casa, saca?

Pode-se fazer esse filtro no circuito em que passa o sinal de áudio e no circuito que que vai fornecer corrente para o chip. Ou em ambos, talvez...

No chip que estou estudando agora, o LM3886, um desses filtros se faz adicionando um capacitor de 220pF entre a entrada não-invertida e a entrada invertida, mas não sei se pode fazer isso com o LM1875.

Na fonte, acho que a adição de uns capacitores entre o + e o terra, e outros, entre o - e o terra fazendo esse filtro, impedem a passagem de frequências de 50Hz/60Hz que vem normalmente da tomada.

Olha uma apostila bacana, num português bem informal, sobre retificação, filtro e regulagem de fontes:

http://www.centelhas.com.br/biblioteca/retificando_filtrando_e_regulando.pdf

Ah! O que me chamou a atenção na sua lista, na verdade, foi que a corrente necessária ao chip é maior do que 1A, não é não? Se for menor, ok. Mas se for maior, esses reguladores, 7815 e 7915, não guentam. Experiência própria, eles ficam muito quentes e param de regular, quando a potência é maior que 1A por um tempo... sei lá, uns minutos de mais de 1A e eles já falham. Mas nessa apostila que tá aí no link tem alternativas, tanto usando esses 7x15 quanto outros reguladores, que trabalham com potências maiores.

E também faltou colocar as quantidades de cada componente. Eu dei uma sapiada nesse LM1875 e, caramba, parece que você vai ter um somzaço mesmo! :)

Postado
Quanto aos componentes para o chip de som, não tenho como falar, ewpreis. Mas esses reguladores de tensão... será que são necessários? Os chips de som costumam trabalhar bem com fonte não-regulada. Agora, se é do seu gosto fixar a alimentação ou se você, antes do chip, vai alimentar uns coolers, como o Julio sugeriu, ainda mais se você pretende montar um esquema do tipo "o cooler é acionado a partir de n°C", aí talvez precise regular a tensão. Pessoalmente acho preciosismo desnecessário. Eu me preocuparia mais em FILTRAR a alimentação do chip, ou seja, livra-la de interferência de RF (sinal de rádio) e outras, do tipo aqueles estalos que rolam nos autofalantes quando alguém liga uma lâmpada fluorescente na casa, saca?

Pode-se fazer esse filtro no circuito em que passa o sinal de áudio e no circuito que que vai fornecer corrente para o chip. Ou em ambos, talvez...

No chip que estou estudando agora, o LM3886, um desses filtros se faz adicionando um capacitor de 220pF entre a entrada não-invertida e a entrada invertida, mas não sei se pode fazer isso com o LM1875.

Na fonte, acho que a adição de uns capacitores entre o + e o terra, e outros, entre o - e o terra fazendo esse filtro, impedem a passagem de frequências de 50Hz/60Hz que vem normalmente da tomada.

Olha uma apostila bacana, num português bem informal, sobre retificação, filtro e regulagem de fontes:

http://www.centelhas.com.br/biblioteca/retificando_filtrando_e_regulando.pdf

Ah! O que me chamou a atenção na sua lista, na verdade, foi que a corrente necessária ao chip é maior do que 1A, não é não? Se for menor, ok. Mas se for maior, esses reguladores, 7815 e 7915, não guentam. Experiência própria, eles ficam muito quentes e param de regular, quando a potência é maior que 1A por um tempo... sei lá, uns minutos de mais de 1A e eles já falham. Mas nessa apostila que tá aí no link tem alternativas, tanto usando esses 7x15 quanto outros reguladores, que trabalham com potências maiores.

E também faltou colocar as quantidades de cada componente. Eu dei uma sapiada nesse LM1875 e, caramba, parece que você vai ter um somzaço mesmo! :)

Entendi, bom ainda não decidi se colocarei o cooler!o que vocês acham? o que mudaria?

Outra dúvida o que seria melhor: fonte regulada ou não regulada? Colocar uma fonte fixa ou separada?

Quanto ao filtro gostei da ideia estou querendo colocar um em ambos (no circuito em que passa o sinal de áudio e no circuito que que vai fornecer corrente para o chip), qual filtro vocês me sugerem? Mudaria alguma coisa no circuito?

Ok, ja ja colocarei as quantidas, obrigado pelas informações

Flws ate +

Abç

Aqui estão os componentes e quantidades.

Capacitores

100n (Capacitor de filmes de poliéster) 8uni.

4700µF/35v (Capacitor Eletrolítico) 2uni.

10µF/25v (Capacitor Eletrolítico) 4 uni.

100µF/35v (Capacitor Eletrolítico) 6 uni.

22µF/25v (Capacitor Eletrolítico) 2 uni.

220n (Capacitor de filmes de poliéster) 2 uni.

220pF (Capacitor de filmes de poliéster) 2 uni.

47µF/35v (Capacitor Eletrolítico) 2 uni.

Semicondutores

7915 - Circuito integrado regulador de tensão negativo -15 Volts 1 uni.

7815 - Circuito integrado regulador de tensão positivo +15 Volts 1 uni.

LM1875T – Circuito integrado amplificador de áudio 2 uni.

NE5532N – Circuito integrado amplificador operacional duplo 1 uni

Ponte retificadora 100 volts 4 A ex: GBU606 1 uni

Led 5mm qualquer cor 1 uni.

Resistores 1/4 watts 5%

12k (Marrom, Vermelho, Laranja, Ouro) 1 uni.

1k (Marrom, Vermelho, Vermelho, Ouro) 2 uni.

22k (Vermelho, Vermelho, Laranja, Ouro) 6 uni.

10k (Marrom, Preto, Laranja, Ouro) 2 uni.

2.2 (Vermelho, Vermelho, Ouro, Ouro) 2 uni.

120k (Marrom, Vermelho, Amarelo, Ouro) 2 uni

Conectores

Conector de entrada de áudio 1 uni.

Conector para as caixas acústicas 2 uni.

Conector para o Transformador 1 uni.

Diversos

Transformador primário de acordo com a rede e secundário de 18-0-18 60Va 1 uni

Caixa, solda, Placa de circuito impresso, Fios.

Confiram para mim por favor e me digam se está certo, obrigado.

Amigos eu gostaria de saber em relaçao a placa de circuito impresso, como eu farei ela, se vou usar a dupla face ou a normal.

aqui está alguns layouts que encontrei na net

lm1875-amplificador-estereo-pre.png

lm1875-amplificador-estereo-comp.png

lm1875-amplificador-estereo-pcb.png

placa-lado-comp-lm1875-amplificador-estereo.png

amplificador_potencia_audio_op_amp.png

lm1875-amplificador-diagrama-ligacao.png

Flws ate +

Abç

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Ewpreis, bote fé no que digo. Você não precisa de preamp pra esse amplificador, até porque sinais que vem de celular/saída do computador são suficientes pra usar o amp.

Fonte regulavel não precisa; MESMO. A menos que você tenha uma FONTE DE BANCADA REGULAVEL, QUE VOCÊ USE PARA OUTRAS COISAS. Se for a fonte Só para o amplificador é desnecessário, ou caso você use coolers, que, também, é desnecessário(uso de cooler).

Compre ou encontre um dissipador de calor grande pra os integrados(um grandão pros dois ou um grande pra cada)

Eu recomendaria uso de coolers no dissipador em circuitos de 300W+, não é comum circuitos de 30W usarem sistemas de arrefecimento.

Outra coisa que percebí. Vais usar fonte simétrica? se usar, precisas de +25 e -25 NO MINIMO, que Não é a tensão dos reguladores que você colocou acima, mas pode, talvez, ser conseguida pelo seu transformador.

Fiz a simulação de 2 circuitos pra você dar um saque

vzggmg.jpg

2q32bfs.jpg

Como você vê, em simulação(que provavelmente está errada) o +18 -18 não alcança o +-25V mínimos, e eu não sei te confirmar se consegue. Meu transformador 12+12 em simetria com caps de 2200uF conseguí +-16,5V.

Já o outro, comum, é certo de conseguir. Já que 36V é uma tensão boa pra trabalhar, você vai consumir menos corrente e vai dar 30W rms na boa com ambos eles.

Eu utilizei ele em modo single supply e não tenho do que reclamar. Realmente um ótimo integrado.

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Ewpreis, bote fé no que digo. Você não precisa de preamp pra esse amplificador, até porque sinais que vem de celular/saída do computador são suficientes pra usar o amp.

Fonte regulavel não precisa; MESMO. A menos que você tenha uma FONTE DE BANCADA REGULAVEL, QUE VOCÊ USE PARA OUTRAS COISAS. Se for a fonte Só para o amplificador é desnecessário, ou caso você use coolers, que, também, é desnecessário(uso de cooler).

Compre ou encontre um dissipador de calor grande pra os integrados(um grandão pros dois ou um grande pra cada)

Eu recomendaria uso de coolers no dissipador em circuitos de 300W+, não é comum circuitos de 30W usarem sistemas de arrefecimento.

Outra coisa que percebí. Vais usar fonte simétrica? se usar, precisas de +25 e -25 NO MINIMO, que Não é a tensão dos reguladores que você colocou acima, mas pode, talvez, ser conseguida pelo seu transformador.

Fiz a simulação de 2 circuitos pra você dar um saque

vzggmg.jpg

2q32bfs.jpg

Como você vê, em simulação(que provavelmente está errada) o +18 -18 não alcança o +-25V mínimos, e eu não sei te confirmar se consegue. Meu transformador 12+12 em simetria com caps de 2200uF conseguí +-16,5V.

Já o outro, comum, é certo de conseguir. Já que 36V é uma tensão boa pra trabalhar, você vai consumir menos corrente e vai dar 30W rms na boa com ambos eles.

Eu utilizei ele em modo single supply e não tenho do que reclamar. Realmente um ótimo integrado.

Muito Obrigado pela sua opinião Alexandre

Bom então ireir descartar a possibilidade colocar os coolers, o preamp, a fonte regulável.

Vou colocar so o disspador. o que você acha melhor usar a fonte simétrica ou uma fonte comum? Pela simulação que você fez achei melhor colocar o comum .

Eu gostaria que vocês revejam os componentes que citei a cima e me digam o que realmente eu preciso, por favor.

Flws ate+

Abç

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ewpreis, checar a lista é fácil. Para o amplificador, usando a dica do mestre Alexandre, o esquema no manual do LM1875, é o "Typical Single Supply Operation". Olha no esquema que você vai montar, e vai anotando o componente num papel ao lado. Por exemplo, o primeiro componente do esquema é um resistor, R1, de 22k. Anota num papel ao lado "resistor de 22k", dá um tique e, no esquema, faz uma marca indicando que esse componente já foi anotado. O segundo é outro resistor, também de 22k, chamado de R2. Como ele também é de 22k, no papel ao lado você faz mais uma marca na frente de "resistor de 22k", e assim por diante.

Ao todo, há nesse esquema, 3 resistores de 22k. Na sua lista vi que há 6. O resto dela deve estar correta, então. Mas confira você mesmo.

Estranhei um resistor em número ímpar, de 12k. De onde é esse resistor? E vi que você anotou 2 resistores de 1k, mas não vi nenhum resistor de 1k no esquema. Por outro lado, ficaram faltando os resistores de 1M... Confere de novo, ewpreis.

Prá fazer a PCB, tem um desenho bacana na página 8 do manual, só que (pelo menos no manual que eu tenho aqui) os componentes estão desenhados deslocados. Talvez a National tenha cometido esse erro de propósito, prá levar a gente a pensar, não copiar direto. Vai saber... Mas aquele desenho de PCB tá bem maneiro. E aqui vai o que vim te falar mesmo: você perguntou se a placa era dupla ou simples e eu mandei pro 4shared uns manuais que podem te ajudar com "como fazer a PCB".

http://www.4shared.com/folder/FD6hdYeG/_online.html

Minha sugestão é: faça download deles e estude-os. Compre a placa e faça umas experiências. Faça, por exemplo, um pedaço da placa ficar com o seu nome em cobre, corroendo todo o resto. Lembre-se de que a PCB deve, sim, ficar bonita e fácil de entender, com trilhas, furos e ilhas bem definidos, mas que antes de tudo, deve conectar os componentes.

Uma dica: para cortar um pedaço da placa virgem, esqueça aquele negócio de marcar com a baliza de alumínio e cortar com aquela ponta que vai-e-vem. Desenha na placa com a mesma caneta para retroprojetor que você vai usar para desenhar as trilhas, protegendo a camada de cobre da corrosão, e corta com uma pequena serra de arco, que custa baratinha e é fácil de achar. Corta maior prá poder lixar as bordas, que a serra deixa a camada de cobre perto do corte meio estragada.

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ewpreis, checar a lista é fácil. Para o amplificador, usando a dica do mestre Alexandre, o esquema no manual do LM1875, é o "Typical Single Supply Operation". Olha no esquema que você vai montar, e vai anotando o componente num papel ao lado. Por exemplo, o primeiro componente do esquema é um resistor, R1, de 22k. Anota num papel ao lado "resistor de 22k", dá um tique e, no esquema, faz uma marca indicando que esse componente já foi anotado. O segundo é outro resistor, também de 22k, chamado de R2. Como ele também é de 22k, no papel ao lado você faz mais uma marca na frente de "resistor de 22k", e assim por diante.

Ao todo, há nesse esquema, 3 resistores de 22k. Na sua lista vi que há 6. O resto dela deve estar correta, então. Mas confira você mesmo.

Estranhei um resistor em número ímpar, de 12k. De onde é esse resistor? E vi que você anotou 2 resistores de 1k, mas não vi nenhum resistor de 1k no esquema. Por outro lado, ficaram faltando os resistores de 1M... Confere de novo, ewpreis.

Prá fazer a PCB, tem um desenho bacana na página 8 do manual, só que (pelo menos no manual que eu tenho aqui) os componentes estão desenhados deslocados. Talvez a National tenha cometido esse erro de propósito, prá levar a gente a pensar, não copiar direto. Vai saber... Mas aquele desenho de PCB tá bem maneiro. E aqui vai o que vim te falar mesmo: você perguntou se a placa era dupla ou simples e eu mandei pro 4shared uns manuais que podem te ajudar com "como fazer a PCB".

http://www.4shared.com/folder/FD6hdYeG/_online.html

Minha sugestão é: faça download deles e estude-os. Compre a placa e faça umas experiências. Faça, por exemplo, um pedaço da placa ficar com o seu nome em cobre, corroendo todo o resto. Lembre-se de que a PCB deve, sim, ficar bonita e fácil de entender, com trilhas, furos e ilhas bem definidos, mas que antes de tudo, deve conectar os componentes.

Uma dica: para cortar um pedaço da placa virgem, esqueça aquele negócio de marcar com a baliza de alumínio e cortar com aquela ponta que vai-e-vem. Desenha na placa com a mesma caneta para retroprojetor que você vai usar para desenhar as trilhas, protegendo a camada de cobre da corrosão, e corta com uma pequena serra de arco, que custa baratinha e é fácil de achar. Corta maior prá poder lixar as bordas, que a serra deixa a camada de cobre perto do corte meio estragada.

Mas uma vez muito orbigado pela ajuda.

Referente ao resistor de 1k deve ser porque eu irei montar o lm1875 estereo e isto acredito eu que mude e acrescenta alguns componentes, soq eu nao vi ckt dele no manual do lm1875 so vi o "Typical Single Supply Operation".

Irei da uma revisada nos compontes e queira que vocês vejam se precisa acrescentar ou retirar componentes, irei no centro segundo e pretendo compra os componentes lá.

rmlazzari ja baixei e estou lendo os manuais, muito obrigado mesmo, estou achando ótimos esses manuais.

Flws ate +

Abç

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Bom eu estou indo amanha na loja de eletrônica para comprar os componentes para montar o amplificador, mas me surgiu algumas dúvidas em qual componentes devo comprar.

Esses listados abaixo são os que eu tenho certeza:

Capacitores

100n (Capacitor de filmes de poliéster) 8uni.

4700µF/35v (Capacitor Eletrolítico) 2uni.

10µF/25v (Capacitor Eletrolítico) 4 uni.

100µF/35v (Capacitor Eletrolítico) 6 uni.

22µF/25v (Capacitor Eletrolítico) 2 uni.

220n (Capacitor de filmes de poliéster) 2 uni.

220pF (Capacitor de filmes de poliéster) 2 uni.

47µF/35v (Capacitor Eletrolítico) 2 uni.

Resistores 1/4 watts 5%

12k (Marrom, Vermelho, Laranja, Ouro) 1 uni.

1k (Marrom, Vermelho, Vermelho, Ouro) 2 uni.

22k (Vermelho, Vermelho, Laranja, Ouro) 6 uni.

10k (Marrom, Preto, Laranja, Ouro) 2 uni.

2.2 (Vermelho, Vermelho, Ouro, Ouro) 2 uni.

120k (Marrom, Vermelho, Amarelo, Ouro) 2 uni

Semicondutores

LM1875T – Circuito integrado amplificador de áudio 2 uni.

NE5532N – Circuito integrado amplificador operacional duplo 1 uni

Led 5mm qualquer cor 1 uni.

Agora os que eu to em dúvida:

Qual conector eu tenho que comprar para:

Transformador

caixas acústicas

entrada de áudio

Se possivel vocês podem me mandar por favor uma img.

Vou precisar do regulador de tensão?Se sim, qual?

Vou precisar da ponte retificadora? Se sim, qual?

Qual transformador eu compro?

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Olá ewpreis, apesar de ter 14 anos e não muita experiência já montei uma 'caixa de som'. Começei com 12 e terminei com 13. Eu usei um radio automotivo, te indico montar um micro system que nem eu fiz, sabe por que ? É simples e não é trabalhoso e, além do mais, você disse que quer algo simples e barato e que para frente aumente a potência, é só por um módulo. Eu gastei aproximadamente 350 reais, só não saiu mais barato por que eu não sabia de quase nada e gastei muito estragando tweeters.. e tal. Mas eu te ajudo se quiser montar um micro system. Qualquer coisa é só dizer.

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Estou fazendo o orçamento neste site e irei fazer tbem numa loja física, olhando nesse site acima agora pouco me surgiu algumas dúvidas:

Quanto ao capacitor 220pF (Capacitor de filmes de poliéster), qual desses eu posso comprar http://www.soldafria.com.br/advanced...=220pF&x=0&y=0

Quanto ao capacitor 220n (Capacitor de filmes de poliéster), qual desses eu posso comprar http://www.soldafria.com.br/advanced...s=220n&x=0&y=0

Quanto ao capacitor 100n (Capacitor de filmes de poliéster), qual desses eu posso comprar http://www.soldafria.com.br/advanced...s=100n&x=0&y=0

Neste site eu não encontrei:

1k (Marrom, Vermelho, Vermelho, Ouro) 2 uni.

10k (Marrom, Preto, Laranja, Ouro) 2 uni.

2.2 (Vermelho, Vermelho, Ouro, Ouro) 2 uni.

LM1875T – Circuito integrado amplificador de áudio 2 uni.

NE5532N – Circuito integrado amplificador operacional duplo 1 uni

18V-0-18V com saída de 4A 110v

Fiz o orçamento em outro site chamado MultComercial ltda praticamente todos os componentes eu encontrei nesse site exceto o transformador 18V-0-18V com saída de 4A 110v, NE5532N, resistor 2.2 (Vermelho, Vermelho, Ouro, Ouro) e os capacitores de poliester o resto saiu por R$53,00 + 11,90 o frete (achei caro

0)

Ps: ainda não encontrei os capacitores de poliester, o ci NE5532N, resistor 2.2 ohms (Vermelho, Vermelho, Ouro, Ouro) e o transformador

Flws até +

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Olá amigos

Ja comecei a procurar os componentes e pesquisar preços. Até agora eu não encontrei o transformador, o ci NE5532N e os capacitores de poliéster.

Queria saber se posso colocar outro transformado, um que tenha uma corrente maior e uma tensão também? Se sim, tem algum que vocês me sugerem?

Aonde encontro o ci NE5532N?

Quanto aos capacitores de poliester eu queria uma ajuda faço a mínima ideia de quais são eles!

Obrigado

Flws até +

Abç

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pasquati, se tiver muito ruim de achar o NE5532, compra outro opamp tipo TL072, que também é duplo(dois opamps em 1 encapsulamento)

Não se preocupe com os capacitores serem de poliester ou não, procure por valor.

O transformador, se você usar ele em single supply, pode usar um 12+12 que dá pra tirar uns 25V+ na boa, no mínimo 3A.

Postado
pasquati, se tiver muito ruim de achar o NE5532, compra outro opamp tipo TL072, que também é duplo(dois opamps em 1 encapsulamento)

Não se preocupe com os capacitores serem de poliester ou não, procure por valor.

O transformador, se você usar ele em single supply, pode usar um 12+12 que dá pra tirar uns 25V+ na boa, no mínimo 3A.

Quanto ao CI que você me sugeriu eu encontrei esses 2:

TL072CN

TL072CDT SMD

Qual desses 2 é o melhor?

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