Ir ao conteúdo

[Hands-on] Qbex I5 2410M, 2GB DDR3, HD500GB, USB 3.0 R$1079

Soufly3xtr3m3

Posts recomendados

Postado

Bom galera, depois de muita peleja e quase 1 mês de indecisão, finalmente comprei o meu notebook.

Trata-se do modelo Qbex I5 2410M, encontrado por R$1079 na Ricardo Eletro (ou nas suas subsidiárias).

Esse primeiro post trata-se de um hands-on só para espelhamento geral de um posterior review que farei aqui mesmo.

A compra

Comprei e efetuei o pagamento dia 17/08, Confirmação no dia 18/08, Dia 19/08 estava com a transportadora, ontem 24/08 entregaram. 2 Caixas grandes de desktop a envolviam, até chega numa caixa menor que é a do notebook, bem simples por sinal, mas objetiva.

Para comprar por esse preço só clicar no cupom de desconto de 10%

http://www.ricardoeletro.com.br/Hotsite/Especial/1013?cdp=2C75-DC32-2328-7CE5&utm_source=hardmob&hardmob&hardmob&ItauCard&utm_medium=Lista_Hosite&utm_campaign=Parceria-ItauCard

Depois no notebook e estará lá o preço

http://www.ricardoeletro.com.br/Produto/Informatica/Notebook/Qbex/Notebook-Intel-Core-i5SandyBridge-Tela-14-2GB-HD-500GB-DVD-RW-HDMI-Webcam-Qbex/49-82-94011

Esse inicialmente era o primeiro disponível, depois surgiu outras opções com 4GB e até processador I7, mas no momento era o mais simples que eu queria.

A Marca

Bom, já era conhecida minha, comprei uma vez um PC para meu pai, um Q6600 com 4GB de ram e 1TB de HD com monitor de 22 por R$1100 na época, similares custavam R$1800. Gostei da composição das peças e da montagem em modo geral, quando fui a Porto Seguro, acabei conhecendo a fábrica que fica no sul do estado da Bahia, bem arrumada e bonita, inspira confiança.

Sumário e Indice de Experiência

experiencev.jpg

Processador Intel Core I5 2410M

Placa-mãe Reconhece apenas como Huronriver no Aida64

2GB DDR3 1333Mhz Patriot

Intel HD3000 Grapics

HD 500GB Samsung HN-M500MBB

Rede JMicron PCIE 10/100/1000

Rede Realtek RTL8188CE

Som IDT92HD87B1

Tela 14' AU Optronics B140XW01 V8

1x HDMI, 1x VGA, 1x LAN, 1x microfone e fone de ouvido, 2x USB 2.0 e 1x USB 3.0

O Notebook

p2408112034.jpg

dsc03759mr.jpg

dsc03761hi.jpg

dsc03763qd.jpg

dsc03764v.jpg

De início, gostei de várias partes, desde o layout simples, mas eficaz, até a disposição das peças, bem distribuídas. É simples, mas trás boas surpresas, uma delas, é que não veio na resolução anunciada de 1024x768... rsrs Mas na de 1366x768 é a maior suportada. Possui 1 entrada USB 3.0, HDMI, Webcam, saída VGA, Wiriless e Lan.

Teclado muito confortável, bom espaço entre as peças e bem macio.

Primeiro porém, a Touchpad, não gostei muito, é parecido com alguns modelos da HP que parece que tem um pouco de areia por cima, uma sensação incomoda, como vou usar Mouse comum, não chega a ser um problema, mas não deixa de ser um, ponto negativo.

Tela - Boa claridade, bom angulo de visão, tem alguns ajustes para refinar a qualidade, mas ficou boa de um modo geral.

Layout e Desing - Simples, porém eficiente, não mancha ao toque, é um preto básico, mas bonito que da um bom despojamento e disposição das peças de forma boa.

Bateria - Como estou há menos de 1 dia com ele, não sei a duração geral, mas é uma parte que me preocupa, possui 4 células, aparentemente da conta de cerca de 2 horas e pouco carregado, mas só testando.

Testes, comecei com o Intec Battery Mark 1.1

Uso em Full Load 100% da CPU, 2 horas com a bateria a 100% chegando a 5%. Ótimo resultado para uma bateria de 4 células.

O que vem com ele - A ultima versão do Ubuntu com algumas modificações feitas pela Qbex, bem comum, mas como não estava com paciência para desbravar, acabei formatando e colocando o Windows 7. Ponto positivo para o CD de instalação dos drivers, vem com todos eles, e é muito eficiente, diferente por exemplo do modelo da Gigabyte, instala somente o que você quer, sem firulas.

Temperatura - Em uso normal você pode colocar aonde quiser, ele é bem frio e silencioso. O cooler trabalha bem, ele tem frestas na parte de baixo que deve dar uma melhorada também na ventilação. Vou verificar em uso extremo.

Desempenho - Virá com os testes de jogos e programas, mas inicialmente gostei bastante, com o Windows 7 e mesmo com 2GB de memória, responde bem aos comandos e é rápido.

Games e Programas

Os testes estavam estagnados por causa do Throttling, porém com duas soluções (a da energia e pelo Throttle Stop), agora é perfeitamente jogável

Grid - Perfeitamente jogável na resolução máxima

Far Cry - Settings em medium

farcry2s.jpg

GTA 4 Episodes From Liberty City

gta4m.jpg

Street Fighter 4

streetxm.jpg

Problemas

Bom, fui iniciar o teste em jogos, quando percebo quedas de desempenho repentinas, logo pensei que era Throttling, mas em Stress, em qualquer programa, a frequência não abaixa, somente em jogos. E medindo pelo AIDA, a barra de Throttling não sai do 0%. Esse problema é solucionado usando as diretrizes de energia de processamento lá no painel de controle em 99%, ou pelo programa Throttle stop, que no caso evite que o processador entre nesse processo para baixar a frequência.

Pontos positivos:

-Simples, porém totalmente eficaz (programas e layout)

-Teclado macio e confortável

-Boa disposição das peças e features

-Excelente preço com custo/benefício quase imbatível

Negativos:

-Touchpad não muito agradável

-Bateria de 4 células preocupa

-Chipset Revisão B3

É isso galera, vou atualizando assim que começar os testes.

Postado

Segue abaixo o histórico do nosso Atendimento Online.

13:44 William: Olá, em que posso ajudar?

13:45 Marlon: Olá Willian, gostaria de saber como proceder para instalar mais um pente de memória que comprei para meu notebook

13:46 William: Senhor atualmente não estamos realizando esse tipo de procedimento em notebook.

13:47 Marlon: Como faço para colocar o pente a mais sem perder a garantia ?

13:47 Marlon: tem como entrar em contato com alguma assistência técnica autorizada e realizar o procedimento lá ?

13:48 William: Não senhor.

13:48 William: Assistencia de notebook é na propria fabrica.

13:48 William: e atualmente não estamos realizando esse serviço.

13:49 Marlon: alguma previsão ?

13:49 William: Não.

13:49 Marlon: ok

Ou seja, sem possibilidade de expansão.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...