Ir ao conteúdo

Duvida com codigo batch

Sempiedade

Posts recomendados

Postado

seguinte, eu quero fazer uma pagina de login so de senha, para servir de proteção para uma pasta e para aprender mais sobre batch mesmo, tem um jeito de criar uma janela com um espaço onde por senha? qual o codigo para fazer isso? algo do tipo:

@ECHO OFF

SET password=12345

-codigo para aparecer area de login-

IF "%password%"=="12345" (

start "teste.txt"

) ELSE (

shutdown -s -c "senha invalida" -t5

)

so q eu não sei fazer a bendita janela, so sei fazer janelas em .vbs, mas pode ser login pelo prompt de comando mesmo, um espaço onde por senha no prompt

teste.txt seria so um exemplo, é um sistema bem simples de segurança, so pra aprender batch mesmo

ainda sou iniciante com programação

Postado

Quando você quer setar uma variável durante a execução do batch é usada a função:

SET /P NOMEDAVARIAVEL=

Se você quer utilizar batch para pedir a senha e verificá-la, o código seria mais ou menos assim:

@ECHO OFF
SET PASSWORD=12345
:INICIO
CLS
ECHO Digite a senha para acessar o arquivo...
SET /P SENHADIGITADA=
IF [%SENHADIGITADA%]==[%PASSWORD%] (
START "C:\ARQUIVO.TXT"
EXIT
) ELSE (
MSG * Senha incorreta!
GOTO INICIO
)

Já que estamos lhe dando com senhas, seria interessante converter esse .bat pra .exe porque assim fica mais díficil ler o conteudo do batch, principalmente a parte em que está escrita a senha correta (SET PASSWORD=12345). Para converter, use o "Bat To Exe".

Essa é uma das formas de fazer, também pode ser usado um arquivo .ini para armazenar a senha e com um pouco de criatividade você pode criptografar o .ini que contém a senha e também o .txt que contém seu segredo, no batch mesmo ;).

Até ^_^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!